Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final Discursiva - Individual FLEX - Técnicas e Gêneros de Pintura

User badge image
Fellipe Ramos

em

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
		Disciplina:
	Técnicas e Gêneros de Pintura (ART103)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX () ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os artistas escolhem uma tinta para se apropriar, porém, em algum momento profissional acabam explorando outras tintas. Assim, a diversidade faz com que o artista se sinta à vontade para melhor realizar sua arte e enriquecê-la com novas nuances. Disserte sobre como o termo têmpera tem sido utilizado ao longo da história.
	Resposta Esperada:
Outrora, o termo foi utilizado referindo-se a qualquer médium líquido aglutinado a um pigmento. Anos mais tarde, passou a designar as emulsões feitas com gema de ovo. Atualmente, é possível encontrar tintas para cartazes com essa denominação, entretanto, são apenas uma variação do guache de maior qualidade.
	2.
	Na história da pintura, o retrato se afirma como gênero autônomo desde o século XIV, após ter sido utilizado no Egito, no mundo grego e na sociedade romana, com finalidades diversas: comemorativa, religiosa, funerária etc. Descreva as principais funções ou ideias gerais do retrato.
	Resposta Esperada:
O termo retrato vem do verbo latino retrahere, que significa copiar. Possui a mesma natureza da mimese. Na pintura, o retrato se dá quando algum indivíduo (ou mais de um) é representado na tela. Esse processo pode se dar a partir de alguma imagem impressa, de uma lembrança, ou com base em um modelo vivo. Essa prática, inclusive, é muito utilizada até hoje nas academias para o estudo minucioso do corpo humano (formas, proporções, luz e sombra).
Pode-se observar esse gênero na arte egípcia, grega e romana, até seu auge no século XIV, quando ganha autonomia. Em cada época ele adquiriu uma funcionalidade, seja de cunho funerário, religioso ou mesmo comemorativo.
O retrato ganha destaque e se desenvolve tecnicamente na Renascença. Desse modo, podemos afirmar que é o precursor da fotografia.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina