Buscar

LIDERANÇA FEMININA [Salvo automaticamente]

Prévia do material em texto

LIDERANÇA FEMININA
CIRLENE CABRAL
coord. geral Sintepp Estadual 
 Profª mestra em ciências da educação- UPAP
São Félix, 10 de maio de 2019 
Liderança
substantivo feminino
1. função, posição, caráter de líder.
2. espírito de chefia; autoridade, ascendência.
LIDERANÇA
A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.
arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.
QUAL É O PAPEL DO LIDER?
Dirigir ou aglutinar um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das características do grupo (unidade de combate, equipe de trabalho, grupo de adolescentes).
O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos do grupo. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.
TIPOS DE LIDERANÇAS
Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.
Liderança Democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.
Liderança Liberal: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada.
Liderança feminina: mulheres no comando
Elas têm demonstrado com muita competência que são tão eficazes quanto seus colegas do sexo masculino.
Pesquisas mostram que o número de mulheres ocupando cargos de liderança tem crescido bastante nas últimas décadas. Elas têm demonstrado com muita competência que são tão eficazes quanto seus colegas do sexo masculino para assumir posições importantes e estratégicas dentro das empresas.
De acordo com a Grant Thornton, empresa de consultoria empresarial, o Brasil está à frente da média global de mulheres em cargos de CEOs e diretoras executivas. No último ano (2017) a pesquisa constatou um aumento de 5%, comparado ao ano anterior, e atingiu os 16%, superando a média global de 12%.
CEO
CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em Português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. É o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa. Não são todas as empresas que possuem uma pessoa no cargo de CEO.
PONTOS POSITIVOS NAS LIDERANÇAS FEMININAS
A mulher tem, por natureza, uma intuição aguçada. Essa percepção, muitas vezes, ajuda na hora de tomar decisões mais rápidas e assertivas no trabalho;
Elas possuem, muitas vezes, uma comunicação mais fluída e desenvolvida que os homens, de um modo geral, tendo mais habilidade para dosar as palavras.
A maioria das mulheres é mais persistente diante das dificuldades e tendem a lutar por seus objetivos até que todas as alternativas de solução se esgotem;
Elas são, geralmente, muito resistentes física e psicologicamente. Por isso, são capazes de suportar melhor a pressão.
São contrárias à estagnação e buscam sempre o desenvolvimento e a evolução. Não é à toa que elas contemplam mais de 60% do público das universidades.
São mais hábeis para lidar com conflitos e atritos no ambiente de trabalho;
A participação das mulheres na política no Brasil: o direito de votar, de sermos representadas, e de participar da tomada de decisão
código eleitoral de 1932
o voto era obrigatório para os homens alfabetizados (excetuado os mendigos, analfabetos e praças), o código previa que:
Art. 121. Os homens maiores de sessenta anos e as mulheres em qualquer idade podem isentar-se de qualquer obrigação ou serviço de natureza eleitoral.
A exceção prevista no artigo, na prática, definia que as mulheres votariam se assim o quisesse seus pais, no caso das mulheres solteiras, ou seus maridos, no caso das casadas. 
 A CONSTITUIÇÃO DE 1946
definiu que o voto era obrigatório, exceto para as mulheres “que não exerciam atividades remuneradas”, ou seja, a maioria das mulheres casadas continuavam submissa à vontade de seus maridos
Hoje nos cabe fazer valer esse direito, ir votar e fazer nossas escolhas conscientes e livres de qualquer amarra patriarcal.
CÓDIGO ELEITORAL DE 1965 
Foi apenas no código eleitoral de 1965 que os direitos e obrigações eleitorais foram igualados entre homens e mulheres.
ESTÁ PREVISTO EM LEI NÃO SIGNIFICA DIREITO GARANTIDO
A mulher brasileira na política na nossa história
A luta das mulheres brasileiras pelo espaço na política data de 1880, com a demanda da dentista Isabel de Mattos Dillon na evocação da Lei Saraiva, requerendo seu direito ao voto. 1824 viu Santos promulgar o direito das mulheres ao voto e derrubá-lo em menos de um ano. Em 1905, três mulheres votaram em Minas Gerais. O voto só se torna direito nacional em 1932. Mas, como explicou a Lara, só em 1965 que os direitos e obrigações eleitorais foram igualados entre homens e mulheres.
As primeiras lideranças femininas na politica brasileira 
A primeira prefeita brasileira foi eleita em 1928 em Lages (RN). 1934 vê a primeira deputada federal mulher, Carlota de Queirós, e o Senado só veria suas primeiras parlamentares mulheres em 1990.
 Em 1994, Roseana Sarney é a primeira mulher escolhida pelo voto popular para chefiar um estado, o Maranhão.
 Em 2011, a primeira mulher presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, tomou posse.
 E, no Parlamento, foram eleitas as primeiras vice-presidentas da Câmara dos Deputado e do Senado.
 SÃO FELIX DO XINGU
 Minervina Silva (PDT).... 
 PREFEITA ELEITA EM 2016
Secretariado de São Felix do Xingu- 2017
 E Na Educação quem são as maiores lideranças?
 Ampla maioria de educadores são mulheres.
Segundo a diretora da Ure da Regional Tocantina, a grande maioria dos diretores das escolas da rede estadual, são homens, porém naquela Ure somente 2 homens ocupam este cargo.
MAS E NO SINTEPP?
Ampla maioria de filiados são mulheres e estas são a Minoria em quase todas as direções.
Cargos de maior “relevância” ocupados por homens
AS MUDANÇAS JÁ COMEÇARAM
Último congresso aprovado a discussão do aumento de cota de no mínimo 30% para mulheres ocuparem cargos de direções
Aprovado no último congresso (2016) a Realização do I Encontro de Mulheres do Sintepp.
(Realizado em 21/03/18, em Belém)
 Sintepp - Estadual
 Compromisso com as pautas femininas e feministas
No C.E.R do Sintepp de março de 2018 foi aprovado a Paridade para as direções do Sintepp (Subsede, Regionais e Estaduais
Aprovado que o Sintepp tem que incluir na sua pauta de debates e formações encontros e seminários específicos para a discussão das pautas feministas
 SINTEPP NA REGIONAL SUDESTE
08 de junho de 2018 foi realizado o
I encontro de Mulheres do Sintepp de Jacundá (Ampliado para as mulheres da Regional)
TODAS AS REGIONAIS TÊM FEITO O DEBATE DAS PAUTAS FEMININAS, SEJA PELAS SUBSEDES, SEJA PELAS REGIONAIS
 E EM SÃO FÉLIX DO XINGU 
Composta por maioria Mulheres 
ALYNE JUNE- COOR. GERAL DA SUBSEDE DE SÃO FELIX DO XINGU
 Coordenadores da subsede de São Félix do Xingu

Continue navegando