Buscar

PROVA FINAL DICURSIVA NOÇÕES DE DIREITO

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Christian Ricardo Savaris (1617719)
	
	Disciplina:
	Noções de Direito (CTB09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512511) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19162606
	Nota da Prova:
	9,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Direito e moral são esferas distintas e complementares da vida social constituídas por regras que disciplinam as relações entre indivíduos. Entre as distinções apresentadas entre direito e moral, aquela considerada básica diz respeito à coercibilidade, ou seja, a possibilidade de se fazer cumprir as normas por meio da força. Disserte sobre as semelhanças e diferenças entre Direito e Moral.
	Resposta Esperada:
A moral atua essencialmente na esfera pessoal e íntima dos indivíduos, enquanto o direito regula suas ações, suas relações uns com os outros.  * Enquanto no direito a obrigatoriedade das normas decorre da possibilidade de punição por parte do Estado, na Moral tal obrigatoriedade inexiste, e o descumprimento resulta em punições de foro íntimo, como o remorso e o arrependimento. * Em suas interações sociais os indivíduos estão sujeitos tanto ao Direito quanto à Moral, sendo que esta possui um campo de ação mais amplo e capaz de influenciar no Direito.
	2.
	Ao tratar as pessoas em sua parte geral, o Código Civil classifica as pessoas como físicas (naturais) ou jurídicas. As pessoas físicas são os seres humanos e as pessoas jurídicas são entidades que nascem para o Direito a partir de um ato jurídico. Disserte sobre a pessoa física e a pessoa jurídica apresentando de que forma cada uma delas adquire sua personalidade jurídica, por meio da qual se inicia sua existência para o Direito.
	Resposta Esperada:
A pessoa física ou natural é o ser humano, que passa a existir para o Direito por meio do nascimento, que é um fato natural. * Com o nascimento, portanto, os seres humanos passam a ser titulares de direito e obrigações, adquirindo personalidade jurídica ? embora exista a proteção jurídica do nascituro desde a concepção. * Direitos previstos na constituição como o nome, a vida, a igualdade e a dignidade decorrem da personalidade jurídica. * Já a pessoa jurídica é a entidade formada por pessoas ou bens, que, constituída na forma legalmente prevista, adquire personalidade jurídica própria. * Sua constituição acontece por meio de documento próprio e específico que, regularmente elaborado e registrado no órgão competente, surge como sujeito de direito, titular de direitos e obrigações.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais