Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Noções de Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FINAL (DISCURSIVA)
NOÇÕES DE DIREITO
NOTA: 9,50 
1 - A ocorrência de um ato ou fato previsto em norma jurídica resulta em um vínculo entre indivíduos, ou seja, em uma relação jurídica. Dentre as diferentes possibilidades de classificação, estão aquelas que as dividem em relações jurídicas de direito ou de direito privado; solenes ou não solenes; reais ou pessoais. Descreva as relações jurídicas solenes e não solenes e também as reais e pessoais.
Resposta esperada:
Relações jurídicas solenes são aquelas que, para serem válidas, precisam observar determinadas formalidades (casamento e venda de bens imóveis, por exemplo), enquanto as relações jurídicas não solenes são aquelas que, por outro lado, independem de formalidades para terem validade (venda de bens móveis, por exemplo). As relações jurídicas reais são aquelas que envolvem a relação de pessoas com coisas, como no caso do direito de propriedade sobre bem imóvel. Já as relações jurídicas pessoais são aquelas que envolvem as relações de pessoas entre si, como no caso dos contratos.
2 - Ao tratar as pessoas em sua parte geral, o Código Civil classifica as pessoas como físicas (naturais) ou jurídicas. As pessoas físicas são os seres humanos e as pessoas jurídicas são entidades que nascem para o Direito a partir de um ato jurídico. Disserte sobre a pessoa física e a pessoa jurídica apresentando de que forma cada uma delas adquire sua personalidade jurídica, por meio da qual se inicia sua existência para o Direito.
Resposta esperada:
A pessoa física ou natural é o ser humano, que passa a existir para o Direito por meio do nascimento, que é um fato natural. * Com o nascimento, portanto, os seres humanos passam a ser titulares de direito e obrigações, adquirindo personalidade jurídica – embora exista a proteção jurídica do nascituro desde a concepção. * Direitos previstos na constituição como o nome, a vida, a igualdade e a dignidade decorrem da personalidade jurídica. * Já a pessoa jurídica é a entidade formada por pessoas ou bens, que, constituída na forma legalmente prevista, adquire personalidade jurídica própria. * Sua constituição acontece por meio de documento próprio e específico que, regularmente elaborado e registrado no órgão competente, surge como sujeito de direito, titular de direitos e obrigações.

Outros materiais