Buscar

AV3 - DIREITO EMPRESARIAL II - ANA KETHLLEN MORAES - 201512763721

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - A Lei nº 11.101/05 prevê hipóteses de configuração de insolvabilidade capazes de ensejar um pedido de falência. Cite, fundamentando na lei, quais seriam elas.
A insolvabilidade jurídica é demonstrada pelas condutas explicitadas no art., 94, I, II e III da Lei 11.101/05. Existe a possibilidade da insolvência se dar por (a) impontualidade injustificada, nas hipóteses do art. 94, I e II, e/ou pelos (b) atos de falência, que são configurados quando certos atos são praticados pelo devedor, salvo se esses fizerem parte de plano de recuperação judicial, conforme elucida o art. 94, III da Lei de Recuperação Judicial.
2 - "Após a concessão do plano de recuperação judicial, durante o seu comprimento, qualquer descumprimento de obrigação contido no plano pelo recuperando ensejará a convocação da recuperação judicial em falência." Está correta essa afirmação? Fundamente.
Sim, de acordo com o art. 61 par. 1º da 11.101/05, o descumprimento de qualquer obrigação prevista no plano acarretará a convolação da recuperação em falência, nos termos do art. 73 do mesmo diploma.
3 - Deferido o processamento da recuperação judicial inicia-se o prazo para apresentação do plano de recuperação judicial, que deve atender aos requisitos do art. 53 da Lei nº 11.101/05 entre os quais se destacam os meios de recuperação, que estão elencados no art. 50 da mesma lei. Um plano que estabelecesse entre suas medidas recuperacionais, o licenciamento de duas marcas, seria lícito? Fundamente.
Sim, o licenciamento de marcas é uma prática comum nos contratos de concessão empresarial que tem como objetivo garantir ao concessionário meios para a recuperação do investimento. Desde que respeitados as regras gerais e princípios contratuais é lícito o licenciamento de duas marcas. 
4 - Qual o Recurso cabível em caso de Indeferimento do Processamento da Recuperação? E o prazo?
Tendo em vista que a Lei 11.101/05 não informa explicitamente qual seria o recurso para tal caso, existe divergência na doutrina sobre este assunto. Entretanto, a tese mais aceita atualmente na jurisprudência é a de que seria cabível o Agravo de Instrumento, tendo em vista a decisão de indeferimento do processamento da recuperação judicial ser interlocutória e no art. 183 da Lei 11.101/05 estar previsto a aplicação do CPC no que couber aos procedimentos previstos nesta Lei.
5 - Imagine a seguinte situação hipotética: A empresa Só Festas Ltda. obteve a concessão da recuperação Judicial, após aprovação do plano em Assembleia de Credores. Alguns meses depois, a empresa passou a descumprir totalmente o Plano de recuperação Judicial. Que consequência é prevista em lei pelo descumprimento narrado acima?
A convolação da recuperação judicial em falência, na forma dos arts. 61 par. 1º e 73 da Lei 11.101/05. Como consequência, a falência promove o afastamento do devedor de suas atividades, visando a preservar e otimizar a utilização produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos, inclusive os intangíveis, da empresa.

Outros materiais