Buscar

Qual a influência do direito romano para o direito brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a influência do direito romano para o direito brasileiro?
É importante destacar que os princípios e normas do Direito Romano constituem a base do Direito de diversos países, sendo um deles o Brasil. Diversos institutos na legislação brasileira como os direito obrigacionais, a concepção de capacidade da pessoa civil, os bens, obrigação e as finalidades da pena originam-se das construções legislativas romanas.
Podemos enumerar algumas das influencias do Direito Romano em alguns ramos da nossa atual codificação. No campo do direito civil ele tem forte influência em todas as ramificações, mas seu grande enfoque em quanto as pessoas, bens e obrigações. No processo civil, percebe-se que princípios vigentes na atualidade, como o princípio do dispositivo, da oralidade surgiu no direito romano. E ainda, no direito penal as práticas romanas influenciaram na percepção sobre a finalidade da pena.
Podemos ainda destacar que o avanço do direito atual ocorre em decorrência das mudanças sociais que sempre subsidiaram a percepção sobre os institutos jurídicos que possuem como base o Direito Romano.

Continue navegando