Buscar

Nutrição Vegetal

Prévia do material em texto

Nutrição Vegetal
FIXAÇÃO DA AULA 01
 SOBRE NUTRIÇÃO DAS PLANTAS
Como as plantas se nutrem???
A nutrição da plantas é autotrófica, nisso diferindo da nutrição animal, que é heterotrófica.
Enquanto os animais obtêm alimento comendo outros seres vivos, as plantas fabricam elas mesmas a matéria orgânica que lhes servem de alimento. Para isso utilizam gás carbônico proveniente do ar e água e sais minerais (nutrição inorgânica) Enquanto os animais obtêm alimento comendo outros seres vivos, as plantas fabricam elas mesmas a matéria orgânica que lhes servem de alimento. Para isso utilizam gás carbônico proveniente do ar e água e sais minerais (nutrição inorgânica) retirados do solo.
Nutrição Inorgânica
nutrição Inorgânica, na verdade estamos nos referindo à absorção dos nutrientes minerais essenciais para um bom desenvolvimento vegetal. Esses nutrientes existem no substrato em que planta vive (solo, água e, eventualmente, meio aéreo) e a sua absorção é realizada principalmente pelas raízes. Muitas vezes, as folhas também executam esse papel. A absorção radicular é efetuada a partir da zona pilífera, região na qual a superfície de absorção é aumentada pela existência dos pelos absorventes.
Macronutriente
Quando um nutriente é utilizado em grande quantidade por um vegetal, ele é considerado um macronutriente. Se for utilizado em pequena quantidade, é considerado um micronutriente. Esses termos não se relacionam com o tamanho do nutriente, e sim com a quantidade em que são utilizados.
Entre os micronutrientes, podem ser citados o manganês, o cobre, o zinco e o ferro.
A tabela abaixo resume o papel de alguns macronutrientes no organismo vegetal.
	Nutriente	Papel Fisiológico
	Nitrogênio (N)	Essencial para a síntese protéica e de ácidos nucléicos.
	Fósforo (P)	Essencial para a síntese de ATP e de ácidos nucléicos.
	Potássio (K)	Relacionados as trocas iônicas entre a célula e o meio; envolvido nos movimentos de abertura dos estômatos.
	Enxofre (S)	Utilizado para a síntese de aminoácidos essenciais.
	Magnésio (Mg)	Componente da molécula de clorofila.
O Húmus
A decomposição de restos vegetais no solo, realizada por fungos, bactérias, minhocas, insetos etc., resulta na mineralização dos nutrientes (carbono, nitrogênio, fósforo, enxofre, etc.), que são diretamente assimilados pelas plantas ou formam outros compostos.
Função do Húmus
O húmus estabiliza a estrutura dos solo, aumentando a sua aptidão para absorver os íons minerais (potássio, amônio, magnésio e cálcio)e regulariza a umidade, constituindo assim agente insubstituível de fertilidade e conservação do solo.
Nutrição orgânica – fotossíntese
A fotossíntese ocorre principalmente nas folhas de uma traqueófita. É conveniente, agora, dar uma noção da morfologia interna desse órgão relacionado com a nutrição orgânica.
No que diz respeito à nutrição orgânica das plantas, podemos resumir em uma simples palavra. A fotossíntese. É neste processo que a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da luz solar, gás carbônico e água. Esta energia é necessária para a sobrevivência das plantas
Como as plantas conseguem produzir seu próprio alimento?
Elas precisam de alguns ingredientes para isso, são eles:
Água e sais minerais
Luz do sol
Gás carbônico.
Como as plantas conseguem produzir seu próprio alimento?
 A água é absorvida do solo através das raízes da planta, juntamente com os sais minerais que vão deixar o alimento mais rico em nutrientes.
Essa mistura de água e sais minerais é chamada de seiva bruta e é transportada da raiz até as folhas da planta, por vasos condutores chamados xilemas.
Quando a seiva bruta chega à folha ela é misturada com o gás carbônico. Esse gás está presente no ar que nós respiramos, e as plantas o obtêm da mesma forma que nós: através da respiração.
Como as plantas respiram???
Através de uma estrutura presente nas folhas chamada estômato.
Também é na folha que essa seiva se mistura com a luz do sol. A luz é absorvida pela planta através da folha, que possui um pigmento chamado clorofila.
É esse pigmento que dá a cor verde das folhas, mas também é ele o responsável por captar a luz do sol.
Que alimento é esse que as plantas comem?
Quando a planta já possui água, luz solar e gás carbônico, ela junta tudo e produz a glicose. Glicose é um tipo de açúcar que vai nutrir a planta e dar a ela bastante energia para realizar suas atividades, como crescer, gerar flores e frutos.
Essa glicose é transportada das folhas para as outras partes da planta, através de vasos condutores chamados floemas, para que todas as células possam se alimentar.
E assim como todo ser vivo, depois de comer, a planta precisa eliminar os nutrientes que não são necessários para ela. Então ela libera no ar o gás oxigênio, que é o mais importante para a nossa respiração e sem ele nós não conseguiríamos viver.
Qual a importância dos seres fotossintetizantes?
Os seres fotossintetizantes são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois, além de serem a base da maior parte das cadeias alimentares, produzem oxigênio.
O gás oxigênio é mantido na atmosfera em quantidades adequadas, graças aos organismos fotossintetizantes.
Sem a fotossíntese não haveria alimento para os seres vivos, nem oxigênio disponível na atmosfera.
Os seres humanos e os demais animais necessitam diretamente do gás oxigênio para sua sobrevivência. 
A fotossíntese é tão importante que ela inicia a maioria das cadeias alimentares do planeta.
Os carboidratos e a Alimentação
 Fundamental incluir carboidratos na nossa dieta. Muitos deles são produzidos pelas plantas, como a glicose, o amido e a celulose. De modo geral, os carboidratos são importantes como fonte de energia.
Glicose
 É um carboidrato simples, que ocorre nas plantas, principalmente nos seus frutos. Tem função de fonte de energia. É representada pela fórmula C6H12O6.