Buscar

PPP5 Fund Administração

Prévia do material em texto

PPP5 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 
Questionário 1
Pergunta 1 (0.2 pontos)
 
Leia atentamente o fragmento a seguir:
"Em um cenário de economia globalizada, desenvolvimento tecnológico acelerado, clientes com novas necessidades e expectativas, privatizações e aquisições, o mercado se transforma e exige dos gestores mudanças e rompimentos com antigos modelos para assegurar sua sobrevivência. O que torna uma empresa competitiva é a sua capacidade de desenvolver e criar novos produtos, somada à inovação de processos e tecnologias de produção e fundamentalmente sua capacidade em desenvolver novas competências. Em função dessa conjuntura, torna-se primordial para qualquer organização determinar quais são suas competências essenciais e criar um portfólio de competências."
FEITOR, C. D. et al.  Competências essenciais: uma análise da importância das capacidades organizacionais na busca de vantagens competitivas. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (SIMPED), 12., 2005, Bauru, São Paulo. Anais... [s.p.] Disponível em: <www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_12/copiar.php?arquivo=Feitor_CD_Competencias.pdf>. Acesso em: 23/03/2017. 
As empresas identificam e desenvolvem competências de pessoas envolvidas no seu negócio para prepará-las para as mudanças e atuarem no novo cenário econômico. Sobre esse processo de identificação e desenvolvimento de competências, as organizações tomam essa postura para se defenderem de qual situação?
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	a perda financeira é causada pela influência da adoção de práticas externas.
	
		b) 
	a desmotivação organizacional é causada pelo impacto das forças externas.
	
		c) 
	o impacto tecnológico influencia os agentes internos da empresa.
	
		d) 
	a dependência ambiental influencia a empresa por meio dos agentes externos.
	
		e) 
	a degradação social influencia a empresa internamente.
Pergunta 2 (0.2 pontos)
 
Leia atentamente o excerto a seguir:
"O ambiente externo das organizações possui um impacto crucial para o crescimento e sobrevivência das organizações e precisa ser decifrado e interpretado pelos dirigentes. Para dar cabo dessa tarefa, dentre outras ações, as empresas precisam identificar e selecionar as variáveis externas relevantes a serem monitoradas e as respectivas fontes que possam informar sobre elas. Essa atividade de leitura e compreensão do ambiente é chamada de monitoramento ou monitoração ambiental."
CANCELLIER, E. L.; ALBERTON, A. O monitoramento do ambiente externo em empresas hoteleiras catarinenses. In: XXXII ENCONTRO DA ANPAD, 6 a 10 de setembro de 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <www.anpad.org.br/admin/pdf/ADI-B3126.pdf>. Acesso em: 03/03/2017. 
 
O ambiente externo é aquele que envolve as variáveis externas da organização, que são: tecnologia, legislação, política, economia, demografia, ecologia e cultura. Sobre os componentes do ambiente externo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso. 
 
I. (  ) O componente legislação refere-se à influência das leis que limitam a atuação das empresas.   
II. (  ) O componente política refere-se à influência da diretoria em relação aos fornecedores e concorrentes obtendo vantagens.
III. (  ) O componente cultura refere-se à influência dos costumes, o modo de viver, que definem os gostos do público-alvo da empresa. 
IV. (  ) O componente tecnologia refere-se ao impacto da atuação da organização no meio ambiente. 
V. (  ) O componente demografia refere-se à influência do número de população para a localização da empresa. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	F, F, V, F, F.
	
		b) 
	V, F, V, V, V.
	
		c) 
	V, V, F, V, F.
	
		d) 
	V, F, V, F, V.
	
		e) 
	F, V, F, V, V.
Pergunta 3 (0.2 pontos)
 
Leia com atenção o excerto a seguir:
"O conjunto de recursos alocados dentro da organização, ou seja, os recursos internos sobre os quais a organização tem controle e que deverão ser utilizados pela mesma para alcance de seus objetivos, onde se incluem: recursos físicos, humanos, logísticos, operacionais, financeiros e mercadológicos, entre outros, definem-se como ambiente interno ou microambiente."
OSTHREICHER, E.; SANTO, L. JUNIOR, E. Análise estratégica: um estudo na lanchonete e pizzaria "Bom te ver". In: VII CONVIBRA ADMINISTRAÇÃO, 2010, Roraima. Anais eletrônicos... Roraima, 2010. Disponível em: <www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_1691.pdf>. Acesso em: 03/03/2017.
 
O ambiente interno é aquele localizado dentro da organização.  Ele é formado por quatro componentes: fornecedores, clientes, concorrentes e órgãos normatizadores. De acordo com o conteúdo do livro-texto da disciplina, sobre esses quatro componentes do ambiente interno, analise cada um deles e os correlacione com suas descrições corretas:
 
1. Fornecedores.
2. Clientes.
3. Concorrentes.
4. Órgãos normatizadores.
 
(  ) São considerados usuários dos produtos e serviços de uma organização. 
(  ) São aqueles que competem ao comercializar produtos e serviços semelhantes aos de outras empresas. 
(  ) São aqueles que regulam o mercado e as empresas que atuam nele.
(  ) São os que contribuem para a provisão de produtos e serviços para as empresas. 
 
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	1, 4, 2, 3.
	
		b) 
	4, 1, 3, 2.
	
		c) 
	1, 2, 3, 4.
	
		d) 
	3, 2, 1, 4.
	
		e) 
	2, 3, 4, 1.
Pergunta 4 (0.2 pontos)
 
Leia atentamente o excerto a seguir.
 
"Fazer um diagnóstico é examinar a situação de uma empresa e determinar seus pontos fortes e fracos em relação a sua organização; sua capacidade gerencial; seu know-how técnico e tecnológico; sua capacidade de produção e de distribuição; suas perspectivas mercadológicas e resultados e perspectivas econômico-financeiro; emitindo um parecer com conclusões sobre cada um desses aspectos e sugestões do que se deve fazer."
LACOMBE, F.; HEILBORGN, G. Administração, princípios e tendências. São Paulo: Atlas, 2010, p. 168. 
 
O diagnóstico é um fator preponderante para que possam ser traçados planos e objetivos estratégicos na empresa. Ele permite que sejam analisadas as forças e as fraquezas do ambiente que influenciam o negócio. Assim, assinale a alternativa que apresenta o tipo de ambiente que pode ser avaliado pelo diagnóstico.
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	Macroambiente.
	
		b) 
	Ambiente externo.
	
		c) 
	Ambiente de variáveis incontroláveis.
	
		d) 
	Ambiente de mercado.
	
		e) 
	Ambiente interno.
Pergunta 5 (0.2 pontos)
 
Leia atentamente o excerto a seguir:
"A análise ambiental é uma importante ferramenta de uso contínuo para administradores e gestores de empresa, a partir dessa análise é possível observar o ambiente no qual a empresa está inserida, vislumbrando oportunidades e ameaças, pontos fortes e pontos a melhorar. Através dos dados coletados na análise ambiental, o gestor rearranja o planejamento estratégico da empresa, podendo rever suas metas organizacionais a fim de atingir a visão e cumprir a missão."
DALLANORA, E.; et al. Análise ambiental de uma empresa de organização de eventos. In: VIII MOSTRA CIENTÍFICA DA FAMES, 2015, Farroupilha. Anais eletrônicos... Farroupilha, 2015. Disponível em: <fames.edu.br/mostra-academica/anais/viii-mostra-academica-da-fames/artigos/evandro-dallanora-evandro-l-freitas-luciana-p-cristofaria-camila-coletto.pdf>. Acesso em: 06/03/2016.
 
A análise ambiental é uma ferramenta estratégica que visa a observar o ambiente em que a organização está inserida. Com base nas informações apresentadas acima e no livro-texto da disciplina, sobre a análise que envolve o ambiente externo, é correto afirmar que ele:
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	é influenciado por forças macroambientais controláveis pelos agentes envolvidos na empresa.
	
		b) 
	é considerado o ambiente de tarefas da organização, onde engloba o setor em que a empresa atua.
	
		c) 
	é influenciado por forças microambientaisque são aquelas que não podem ser controladas pela organização.
	
		d) 
	é influenciado por forças macroambientais difíceis de serem controladas como as sociais, político-legais, econômicas e tecnológicas.
	
		e) 
	é aquele que está inserido dentro da organização, sendo controlável por seus agentes.
Questionário 2
Pergunta 1 (0.2 pontos)
 
Leia o excerto a seguir:
"O processo de transmissão da liderança em uma firma familiar, de uma geração para a seguinte, é complicado e entremeado com as mudanças no padrão da empresa. Para compreender este ponto, pense na configuração cultura paternalística/patriarcal, que é muito comum no início da empresa familiar. As mudanças das condições podem tornar ineficaz a configuração cultural da empresa. Na medida em que a empresa é pressionada a crescer, essa situação exige uma média maior de perícia profissional. Assim, a empresa talvez se veja obrigada a romper com o modo paternalístico que coloca sua prioridade principal na autoridade familiar e menos atenção às capacidades profissionais."
LONGENECKER, J. G.; et al. Administração de pequenas empresas. 13. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007, p.88. 
 
A administração de uma empresa fica sob o gerenciamento de um chefe pelo tempo que ele estiver disposto a executar tal função. Mas chega um momento em que, na sua vida profissional ou por algum motivo pessoal, ele precisa preparar alguém para substituí-lo nesse papel. Nesse sentido, o processo de transmissão de liderança é chamado de:
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	sucessão.
	
		b) 
	desenvolvimento.
	
		c) 
	organização.
	
		d) 
	gerenciamento.
	
		e) 
	articulação.
Pergunta 2 (0.2 pontos)
 
Leia o excerto a seguir:
"O cenário apresentado pela dinâmica econômica global atrelada às políticas públicas dominantes nos dias atuais demonstra uma tendência irremediável de inserção das cidades numa rede global sob uma dinâmica de relações voltada a uma busca sistemática pelos investimentos de capital e tecnologia. Esses investimentos têm como meta a competição na atração de indústrias e negócios, atração de força de trabalho qualificada e principalmente a conquista de oferta de serviços de qualidade."
CORTEZ, A. T.; ORTIGOZA, S. A. Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano [online]. Cultura Acadêmica, São Paulo 2009. p.15. Disponível em:  <books.scielo.org/id/n9brm/pdf/ortigoza-9788579830075-02.pdf>. Acesso em: 11/03/2017. 
 
O mercado globalizado é impulsionado pelas mudanças tecnológicas que surgiram ao longo do tempo para promover a inserção das cidades nesse novo cenário global. Assim, considerando a globalização e as suas características, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
 
I. (  )  Incentivou o mercado a adotar novas tecnologias. 
II. (  ) Desencadeou a formação de blocos econômicos. 
III. (  ) Incluiu as empresas não-competitivas no mercado. 
IV. (  ) Contribuiu para a criação dos oligopólios. 
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	F, V, F, V.
	
		b) 
	F, V, V, F.
	
		c) 
	V, F, F, F.
	
		d) 
	V, V, F, V.
	
		e) 
	V, F, V, F.
Pergunta 3 (0.2 pontos)
 
Leia o excerto a seguir:
"A sucessão é um procedimento no qual o sucessor é selecionado antecipadamente e preparado aos poucos, lentamente. Quando se analisa este processo particularmente nas empresas familiares, devem ser levadas em conta as características relacionadas aos valores de seus criadores, visto que o executivo brasileiro desenvolve atitudes de naturalidade, improviso e exaltação na hora de eleger seu sucessor."
SPILERE, M. E.; et al. Sucessão familiar: um enfoque na terceira geração de uma indústria metalúrgica do Sul de Santa Catarina. In: IV SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, maio, 2014, Santa Catarina, 2014. Anais Eletrônicos... Santa Catarina: Unesc, 2014. Disponível em: <periodicos.unesc.net/seminariocsa/article/viewFile/1535/1460>. Acesso em: 08/03/2017. 
 
Um sucessor deve ter algumas características necessárias para assumir o novo cargo. Considerando o excerto acima e o conteúdo abordado no livro-texto, analise as afirmativas a seguir. 
 
I. Vontade de assumir o cargo sucessório.
II. Espírito empreendedor. 
III. Personalidade igual a do chefe anterior.
IV. Experiência na área do cargo a ser assumido. 
                                         
São características de um bom sucessor apenas o que se afirma em:
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	III e IV.
	
		b) 
	II, III e IV.
	
		c) 
	II e IV.
	
		d) 
	I e II.
	
		e) 
	I, II e IV.
Pergunta 4 (0.2 pontos)
 
Leia o excerto a seguir: 
"As empresas familiares constituem uma parcela significativa dos grandes grupos empresariais brasileiros, o que lhes garante um lugar de destaque na economia nacional e torna relevante a realização de estudos que procurem aprofundar o conhecimento de sua dinâmica. Tais empresas, embora apresentem as mais variadas formas, possuem uma característica central, qual seja o fato de terem sua origem e história vinculadas a uma família cujos membros se encontram à frente da administração dos negócios e mantêm expectativas acerca de sua continuidade na organização."
 
ESTOL, K. M. F.; FERREIRA, M. C. O processo sucessório e a cultura organizacional em uma empresa familiar brasileira. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 10, n. 4, p. 94, 2006. Disponível em: <www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552006000400005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  03 /05/ 2017. 
O processo de desenvolvimento sucessório é uma forma de manter a continuidade da história familiar numa empresa. Nesse sentido, são necessários alguns requisitos básicos para desenvolver um plano de desenvolvimento sucessório.  Sobre esses requisitos, analise as afirmativas a seguir sobre o que é necessário ao candidato a sucessor e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
 
I. (  )  Iniciar a sua carreira na empresa por um cargo inferior  ao que pretende ser assumido. 
II. (  ) Boa formação cultural para que contribua para as suas decisões organizacionais. 
III. (  ) Somente a experiência na empresa familiar em que trabalha para não ter vícios e costumes diferentes. 
IV. (  ) Prática como parte do seu plano de desenvolvimento, além da teoria. 
 
Assinale a afirmativa que com a sequência correta:
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	V, F, V, V.
	
		b) 
	V, V, F, V.
	
		c) 
	F, V, F, V.
	
		d) 
	F, F, F, V.
	
		e) 
	V, V, F, F.
Pergunta 5 (0.2 pontos)
 
Leia o excerto a seguir:
"Apesar da confidencialidade do mapa sucessório, o processo de desenvolvimento individual deve ser transparente para construir cumplicidade entre pessoa e organização – a pessoa deve saber que está sendo preparada para uma posição de maior complexidade, que será definida em função das necessidades da organização, a serem confirmadas no futuro. O processo sucessório envolve, assim, as expectativas das pessoas em relação à sua carreira, gerando a necessidade de gerir sucessão e carreira em conjunto, já que enquanto a primeira privilegia os interesses da empresa, a segunda é um espaço para conciliar as expectativas das pessoas e da organização."
 
BRANT, P. A gestão do processo sucessório no Brasil: o copo está meio cheio ou meio vazio? In: XVIII SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 2015, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: 2015. Disponível em: <sistema.semead.com.br/18semead/resultado/trabalhosPDF/984.pdf>. Acesso em: 11/03/2017.
 
O mapa sucessório de uma empresa é formado por três etapas: preparação, realização dos comitês e ações gerenciais. Considerando o excerto acima e seus estudos do livro-texto, analise as etapas relacionadas abaixo e as correlacione com suas descrições corretas.
 
1. Preparação.
2. Realização dos comitês.
3. Ações gerenciais.
 
(  ) Indicação as pessoas para serem analisadas pela organização. 
(  ) Tomada de decisões relacionadas à escolha do sucessor. 
(  ) Reuniões para analisar as escolhas das pessoas para sucessão. 
() Desenvolvimento das pessoas indicadas para serem sucessores. 
 
A seguir, assinale a alternativa com a sequência correta:
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	1, 3, 2, 3.
	
		b) 
	2, 1, 3, 3.
	
		c) 
	2, 3, 1, 2.
	
		d) 
	1, 3, 2, 1.
	
		e) 
	3, 2, 1, 1.

Continue navegando