Buscar

sociedade e meio ambiente segunda avaliação (2) uniasselvi

Prévia do material em texto

1.
	O Sistema Penitenciário Brasileiro, por descaso dos poderes competentes, não consegue promover de forma precisa sua função de reintegrar o apenado à sociedade. Este, apesar de viver em regime fechado, necessita ter seus direitos fundamentais garantidos, para que assim possa voltar ao convívio social de forma estável. Diante deste contexto, assinale a alternativa CORRETA que contempla a área do Direito que estuda esse tema:
	 a)
	Direito legal.
	 b)
	Direito trabalhista.
	 c)
	Direito penal.
	 d)
	Direitos humanos.
	2.
	A elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos tinha como premissa a liberdade, a igualdade e a fraternidade, afirmando, dessa forma, a dignidade da pessoa humana. Por sua vez, vários foram os documentos que contribuíram ao longo do tempo para conceber o que temos hoje sobre esse importante documento. Com relação à primeira Declaração dos Direitos do Homem, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Criada em 1628 encabeçou na Inglaterra a mudança do regime de monarquia absolutista para uma monarquia constitucionalista, o que contribuiu para um avanço no reconhecimento dos direitos do homem.
	 b)
	Aprovada em 1789 pela Assembleia Constituinte que foi formada depois da revolução que derrubou a monarquia francesa, garantia aos cidadãos a liberdade e o direito de serem tratados igualmente perante a lei.
	 c)
	Assinada em 1864, em Genebra, na Suíça, tinha como premissa criar um tratado em favor dos direitos das pessoas em tempos de guerra.
	 d)
	Criada no intento de limitar o poder despótico do rei, em 1215, implantou a monarquia constitucional inglesa e apresentava em seus artigos o teor humanista.
	3.
	A Constituição de 1988 foi a oitava constituição no Brasil, e foi possível após várias tentativas de redemocratização e depois de muitos anos de ditadura militar. Teve papel fundamental na consolidação da cidadania no território brasileiro, estabelecendo novas diretrizes e pressupostos. Analise as sentenças a seguir:
I- A abertura do sistema jurídico brasileiro ao sistema internacional de proteção aos direitos humanos foi viabilizada pela Constituição de 1988.
II- A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 reconheceu os direitos advindos dos tratados internacionais.
III- Segundo o direito internacional dos direitos humanos, os seres humanos têm direitos de acordo com seu país de residência.
IV- A Constituição de 1988 representou a reinserção do país no plano da arena nacional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	A Constituição de 1824 trouxe alguns benefícios com relação à vida econômica e social, melhores condições de trabalho, entre outros aspectos. Ela permaneceu até a Proclamação da República, sendo que dois anos depois da proclamação é que se instalou a Constituição Republicana no Brasil. A Constituição Republicana se instaurou no Brasil em 1891 e há ações que podem ser consideradas avanços para o Brasil. Sobre essas ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A separação definitiva da Igreja do Estado.
(    ) Voto a descoberto.
(    ) Abolição das penas de galés.
(    ) Liberdade de associação e reunião sem armas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	Obedecendo a uma ordem cronológica de acontecimentos históricos, a classificação dos Direitos Humanos deu-se em gerações, sendo uma convenção que se tem adotado para ressignificar as lutas e as revoluções que precederam a Declaração de 1948, bem como documentos póstumos sobre o cenário atual. Com relação às gerações dos Direitos Humanos, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:
(    ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração -  liberdade, tem como característica ser individualista, limitando o poder do Estado e defendendo o indivíduo diante do poder do soberano.
(    ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração - fraternidade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
(    ) Os Direitos Humanos de Segunda Geração - igualdade, tem como características ser individual/estatal, em que o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
(    ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração - fraternidade, tem como características ser coletivo, com direitos de solidariedade, tais como paz, desenvolvimento, patrimônio, autodeterminação dos povos, comunicação e meio ambiente.
(    ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração - liberdade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - F - V.
	6.
	A oitava Constituição brasileira, promulgada em 1988, representa a redemocratização do Estado, depois de 21 anos de ditadura militar. Com seus 245 artigos e 70 disposições transitórias, é um documento detalhado, tendo como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Ela também comporta algumas normas destinadas a proteger minorias e grupos vulneráveis, como idosos, crianças, negros, mulheres, deficientes físicos, entre outros. Com base no teor específico das leis criadas para protegerem esses grupos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O racismo como crime inafiançável e imprescritível.
(    ) A criação do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
(    ) A proibição da exigência de comprovação de teste de gravidez nos exames admissionais.
(    ) A criação do Estatuto do Idoso, que abrange pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.
(    ) A prevenção e a coibição da violência contra a mulher (Lei Maria da Penha). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V - F.
	7.
	A classificação dos Direitos Humanos em gerações obedeceu à ordem cronológica dos acontecimentos históricos, sendo uma convenção que se tem adotado para ressignificar as lutas e as revoluções que precederam a Declaração de 1948, bem como documentos póstumos sobre o escopo atual. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São apresentados como Direitos Humanos Terceira Geração aqueles relativos à Igualdade, em conformidade com a Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos e a Carta de Paris para uma Nova Europa.
	 b)
	São apresentados como Direitos Humanos de Segunda Geração aqueles que têm por base a Fraternidade, representada pelas aspirações humanas durante a Revolução Industrial, a Revolução Mexicana, a Revolução Russa, a Constituição da República de Weimar e a Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948.
	 c)
	São apresentados como Direitos Humanos de Segunda Geração aqueles que têm por base a Liberdade, representada pelas aspirações humanas durante a Revolução Industrial, a Revolução Mexicana, a Revolução Russa, a Constituição da República de Weimar e a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948.
	 d)
	São apresentados como Direitos Humanos de Primeira Geração aqueles relativos à Liberdade, em consonância com o que propunham documentos como a Carta Magna, a Revolução norte-americana, a Revolução Francesa e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
	8.
	Antes da criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1917, foi promulgada a constituição Mexicana, considerada até hoje a Carta Magna mais liberal e moderna da America Latina. Além disso, foi pioneira no que tange à reforma agrária, garantindo direitos aos trabalhadores.Sobre este importante acontecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em caráter anticlerical e liberal, a Constituição do México anuncia os deveres dos trabalhadores.
(    ) Dentre os avanços, destacam-se o ensino laico e a expropriação de terras não cultivadas em favor dos ranchos e ejidos.
(    ) Equiparava as relações entre capital e trabalho, criando, por exemplo, a jornada diária de 12 horas.
(    ) O casamento civil passou a ser obrigatório, e o único válido para os trabalhadores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Até a Constituição de 1967, vários direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos foram ignorados. A própria Constituição de 1967 vedava vários direitos que constavam da Declaração. Esta Constituição terminou quando entra o Ato Institucional nº 5, que concede ao governo o direito de confiscar bens. No entanto, este ato fere um dos artigos citados da Declaração dos Direitos Humanos. Que artigo é esse?
	 a)
	O artigo que diz que os homens nascem livres e assim permanecem, iguais de direitos.
	 b)
	O artigo que diz que nenhum homem pode ser acusado, preso ou detido, senão em caso determinado pela lei.
	 c)
	O artigo que diz que ninguém pode ser inquietado pelas suas opiniões, mesmo religiosas.
	 d)
	O artigo que diz que a propriedade é um direito inviolável e sagrado e que ninguém pode dela ser privado.
	10.
	A Declaração Universal dos Direitos do Homem surgiu da necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária; portanto, vários acontecimentos e documentos foram propostos em decorrência dessa necessidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o documento que surgiu posteriormente à realização da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948:
	 a)
	Carta Magna.
	 b)
	Revolução Russa.
	 c)
	Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.
	 d)
	Revolução Mexicana.

Mais conteúdos dessa disciplina