Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1.
	A escola é um grupo social onde as crianças estão ou ainda estarão inseridas. A inserção neste grupo leva a criança ao contato com variadas culturas. A escola, junto com a família, é um dos primeiros pontos de sociabilidade da criança. Assim, disserte sobre o histórico da escola no Brasil.
	Resposta Esperada:
No Brasil, o início da escolarização foi realizado com a chegada dos Padres Jesuítas, que dominaram o cenário educativo. Com a expulsão dos padres jesuítas, organizou-se uma educação voltada ao estado monárquico instituído na colônia. No entanto, estas escolas atendiam somente aos filhos da elite da época. A defesa por uma escola pública e de direitos para todos só surgiu com a Proclamação da República, em 1889. O governo republicano criou um novo modelo de escola, denominado de Grupos Escolares, que buscava através dos métodos tirar a educação e as crianças do atraso em que se encontrava. Podemos ainda visualizar fortemente, na atualidade, este modelo de grupos escolares.
	2.
	A valorização da história local está presente nos documentos nacionais da educação. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, diretamente na área de História, a história local e do cotidiano são eixos teóricos que foram tomados como referência para trabalhar a experiência do aluno, dentre outros pontos. Nesse sentido, disserte sobre os motivos pelos quais a história local tem sido indicada como necessária para o ensino.
	Resposta Esperada:
A história local tem sido indicada como necessária para o ensino, pois possibilita compreender o que ocorre próximo ao aluno, identificando o passado em vários espaços de convivência, como escola, casa, comunidade, trabalho e lazer. O papel do ensino de história é valorizar a identidade do aluno, seu espaço, o local onde mora, reconhecendo as personalidades do meio em que vive, as atuais e as do passado e fazer uma ponte entre as questões políticas e econômicas que envolvem a história local. É preciso que se observe, tome cuidado em não evidenciar somente uma classe dominante, mas as várias classes que compõem a história local, tendo como base a memória familiar, das festas, do trabalho

Mais conteúdos dessa disciplina