Buscar

Sociedade e Meio Ambiente - Av Final objetiva

Prévia do material em texto

1.
	O desenvolvimento sustentável leva em consideração três pilares fundamentais, que são o social, o econômico e a proteção dos recursos naturais. Engana-se quem pensa que sustentabilidade está relacionada à ausência de exploração da natureza. Todavia, a utilização desses recursos deve ser feita de maneira harmoniosa, dentro dos aspectos supracitados. Analisando esta contextualização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O modelo de exploração atual não se enquadra nos princípios de sustentabilidade.
(    ) A exploração de um determinado recurso natural beneficia as populações locais, por provocar evasão de divisas.
(    ) A participação comunitária em órgãos de classe, ONGs e conselhos de meio ambiente ajuda na tomada de decisão, visando à sustentabilidade.
(    ) O desenvolvimento de políticas públicas que consideram os aspectos sociais e ambientais não são práticas comuns em nossos estados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	O Pacto Global foi criado em 1999 e tem por objetivo conciliar a força do mercado aos ideais dos direitos humanos. Para tanto, o Pacto Global adotou 10 princípios universais. Com relação a esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Estimular práticas de trabalho compulsórias.
II- Erradicar as formas de trabalho infantil.
III- Assumir uma abordagem responsável para os desafios ambientais.
IV- Desenvolver iniciativas de tecnologias não limpas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Os ciclos econômicos brasileiros afetaram de maneiras diversas o meio ambiente e, consequentemente, a sociedade envolvida na época e região. A compreensão da relação entre índios, negros e europeus e sua relação com a degradação ambiental é o ponto de partida para o entendimento da situação atual da relação sociedade e meio ambiente. Com relação aos ciclos econômicos brasileiros, analise as sentenças a seguir:
I- Ciclo do Pau-Brasil desencadeou a devastação da Mata Atlântica brasileira.
II- Ciclo do Café ocasionou desmatamento de grandes áreas, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
III- Ciclo da Mineração é responsável pela perda de mananciais, contaminação da água por metais pesados.
IV- Ciclo da Borracha ocasionou a destruição de habitats e nichos de espécies nativas da Região Sul do país. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	Em diferentes períodos da história brasileira, foram contextualizados diversos conceitos de cidadania. Como exemplo, após a abolição, os escravos deveriam ter tido o acesso à terra, à educação e aos mesmos direitos de cidadania que gozava a população branca. Várias foram as formas em que esta cidadania foi concebida. Diante desta perspectiva histórica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi marco da consagração dos direitos humanos e da cidadania no Brasil.
	 b)
	A cooperação internacional para a preservação da paz foi reconhecida nas constituições de 1937 e 1967.
	 c)
	A Constituição da Era Vargas, de 1936, adotou meios pacíficos para solução de conflitos.
	 d)
	A Constituição da Era Vargas (1930-1935) trazia em seu arcabouço legal a garantia dos direitos políticos enquanto prerrogativa do exercício da cidadania.
	5.
	As primeiras cidades surgiram no Oriente Médio. Eram comunidades urbanas que cresceram e se transformaram em cidades-estado independentes. Com a evolução das cidades, muitos ofícios foram surgindo, entre eles a profissão de metalúrgico e ourives. Como é denominada a profissão que intermediava as trocas de mercadorias utilizando o gado como moeda?
	 a)
	Mercador.
	 b)
	Vendedor.
	 c)
	Comprador.
	 d)
	Artesãos.
	6.
	Entre as causas dos problemas ambientais, temos o uso insustentável e pouco eficiente de recursos, assim como a pobreza e a falta de inclusão dos custos ambientais no uso desses, aos preços de mercado de bens e serviços. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Recurso é qualquer coisa que podemos obter do meio ambiente para satisfazer nossas necessidades e demandas, podendo ser classificados em renováveis e não renováveis.
(    ) São considerados recursos renováveis aqueles que somente se tornam úteis depois de passar por processos de engenharia tecnológica, como o petróleo, que se converte em gasolina.
(    ) São considerados recursos renováveis a água, o solo, a floresta, desde que não o utilizemos mais rapidamente do que a natureza pode renová-lo.
(    ) São considerados recursos não renováveis o cobre, o petróleo, o carvão, desde que não o utilizemos mais rapidamente do que a natureza pode renová-lo.
(    ) São considerados Recursos Não Renováveis aqueles que somente se tornam úteis depois de passar por processos de engenharia tecnológica, como o óleo para aquecimento e outros produtos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V - F.
	7.
	A responsabilidade socioambiental envolve não apenas o compromisso de empresas com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas com o meio ambiente. A responsabilidade socioambiental das organizações levou à criação de documentos para direcionar as empresas. Com relação a estes documentos internacionais para a prática da responsabilidade socioambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.
(    ) Declaração Nacional do Meio Ambiente.
(    ) Declaração do Rio-92 e Agenda 21.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	8.
	A dignidade humana é uma palavra oriunda do latim dignitas, que significa honra, virtude. Fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais. Presente na própria Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), consiste num valor previsto na Constituição Federal de 1988, que em seu art. 1º, III, reconhece o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana como princípio fundamental da República Federativa do Brasil. Com base na Constituição Federal de 1988, e sobre a dignidade, analise as sentenças a seguir:
I- A dignidade humana está fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais.
II- A condição de dignidade permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual.
III- Como um valor em si mesma, a dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para que todos os cidadãos tenham uma vida digna.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	A expressão Direitos Humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque sem eles a pessoa humana não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Todos os seres humanos devem ter asseguradas, desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade.
II-Todos os seres humanos devem ter o direito de ser e existir dentro da coletividade, participando com seus talentos e potencialidade e recebendo os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. 
III- Os direitos fundamentais são direitos que condicionam a vida em sociedade, sem os quais a pessoa é capaz de participar plenamente da vida e receber os benefícios que a vida em sociedade deve proporcionar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	Após a Revolução Neolítica e a consequente adoção do sedentarismo, surgem as primeiras cidades a partir das primeiras aldeias, territórios onde foram construídas as primeiras habitações sólidas. A evolução da cultura urbana teve seu impacto para o meio ambiente. A falta de cuidados sanitários nos povoados teve consequências graves, principalmente na Idade Média. Mais uma vez se vê que o caos ambiental culmina com o caos social. Com relação a esses aglomerados humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As primeiras aldeias ou vilas humanas surgiram da necessidade da existência de centros de troca de produtos e da diversificação dos bens de consumo.  
(    ) Escavações realizadas demonstram que as primeiras cidades eram construídas em torno de um templo, onde o deus Sol era reverenciado.
(    ) Um fator primordial para a fundação das primeiras cidades foi o desenvolvimento de uma tecnologia eficiente de irrigação.
(    ) A partir do desenvolvimento das cidades surgem as profissões de metalúrgico e ourives.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	11.
	(ENADE, 2005) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção CORRETA:
	 a)
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
	 b)
	Segundo as ciências sociais, a sociedade ocidental não possui elementos de cultura autoritária.
	 c)
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
	 d)
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.

Continue navegando