Buscar

formação integral em saude prova 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Luciane Reque Nenevê (2235863)
	Disciplina:
	Formação Integral em Saúde (PSI112)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637601) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	20564705
Parte superior do formulário
	1.
	O conceito de rede se apresenta como elemento estratégico na administração dos negócios e no fazer público e se dá em nível municipal ou do microterritório que, de alguma forma, atua para garantir a proteção e o desenvolvimento social e pode ser dividida em tipologias. Ordene as características das cinco tipologias em ordem crescente:
I- São as redes sociais movimentalistas (redes nascidas na comunidade, na sociedade, considerando-se como movimentos sociais de defesa de direitos, de vigilância e lutas por melhores índices de qualidade de vida).
II- São as redes de serviços sociocomunitários (extensão das redes sociais espontâneas e atendem a demandas mais coletivas no espaço local e são identificadas por estabelecer relações cidadãs e solidárias na produção de um bem comum).
III- São as redes sociais espontâneas (nascem do núcleo familiar ampliado: grupos de vizinhanças, clubes, igrejas e são marcadas pela reciprocidade, cooperação, solidariedade, afetividade e interdependência).
IV- São as que reúnem as redes setoriais públicas (aquelas que prestam serviços de natureza específica e especializada, resultantes das obrigações e dos deveres do estado para com seus cidadãos).
V- São as redes privadas (oferecem serviços mais especializados e de cobertura ampla e costumam ser estendidas: convênios, possibilitando-lhes outras opções de atendimento, que não somente aquelas ofertadas pelo estado). 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - III - II - IV - V.
	
	b) III - II - I - V - IV.
	
	c) V - III - IV - I - II.
	
	d) II - I - III - IV - V.
	 
	 
	2.
	Com base nas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina, destacam-se a habilidade do aluno aprender a comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, pacientes e seus familiares, orientando-o, informando-o com técnicas específicas, pois essa prática desenvolverá melhor relação e facilitação no trato com o paciente. Por isso, a comunicação é considerada o alicerce das nossas relações interpessoais, do cuidado, tornando-se um instrumento de significância humanizadora, articulada em alguns níveis. Com relação aos níveis da comunicação, ordene os itens a seguir:
I- Comunidade (líderes, provedores). 
II- Ambiente favorável (governo, ONGs, setor privado).
III- Indivíduo.
IV- Interpessoal (parceiro, família e pares).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - II - I - IV.
	
	b) I - II - III - IV.
	
	c) II - I - III - IV.
	
	d) III - IV - I - II.
	 
	 
	3.
	A comunicação no âmbito da saúde está cada vez mais em discussão, na tentativa de obter um melhor entendido de como acontece na relação, entre o ponto de emissão (profissionais) e o receptor (indivíduo). Sobre a comunicação na relação interpessoal, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A comunicação existe somente em nível individual.
	
	b) A comunicação existe somente em nível coletivo.
	
	c) A comunicação existe em vários níveis, desde o individual até o coletivo.
	
	d) A comunicação existe em vários níveis, no individual e sua relação com os meios de comunicação.
	 
	 
	4.
	De acordo com a Organização Mundial de Saúde, saúde pública é a ciência de promover, proteger e recuperar a saúde, por meio de medidas de alcance coletivo e de motivação da população. Já saúde coletiva é um campo científico e um âmbito de práticas, que contribuiu com a Reforma Sanitária Brasileira mediante a produção de conhecimentos e sua socialização junto aos movimentos sociais. Sobre as características dessas duas políticas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Saúde pública. 
II- Saúde coletiva.
(    ) Determina o direito do cidadão em ter saúde, sendo dever do Estado assegurar os serviços e as políticas públicas para a promoção e o bem-estar da população. 
(    ) É marcada no campo científico/acadêmico e envolve várias disciplinas. 
(    ) Atua nas ciências de forma global, na epidemiologia social e no planejamento de gestões políticas. 
(    ) Apareceu para controlar doenças e foi uma alternativa para erradicar a miséria, o analfabetismo e a desnutrição. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - I - II.
	
	b) II - I - II - I.
	
	c) I - II - II - I.
	
	d) II - I - I - II.
	 
	 
	5.
	O Movimento Cidade Saudável é uma estratégia de promoção da saúde e tem como objetivo maior a melhoria da qualidade de vida da população. Este movimento surgiu no Canadá com uma perspectiva de formular um cenário para a saúde pública daquele país, sendo fundamentada em quatro principais elementos: o meio ambiente, a biologia humana, o estilo de vida e a organização dos serviços de saúde, podendo, assim, conferir uma avaliação integral da saúde. Sobre as características das cidades saudáveis, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Assegurar somente um ambiente físico sustentável.
	
	b) Assegurar somente um ambiente físico limpo.
	
	c) Assegurar um ambiente físico limpo, seguro e sustentável.
	
	d) Assegurar somente um ambiente físico seguro.
	 
	 
	6.
	A trajetória histórica da saúde coletiva brasileira nos remete para a segunda metade dos anos 50, numa conjuntura pós-Segunda Guerra Mundial, em que a situação econômica do país se esforçava para agregar potência no trabalho, melhorar a economia e no setor da saúde, programas de saneamento e seguridade social se solidificavam (NUNES, 1994). A respeito do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Movimento Preventivista.
II- Medicina Social.
III- Saúde Coletiva.
(    ) Estimulava o entendimento de que a problematização da saúde é um tanto enigmática, de grande alcance e que necessitava transcender as práticas biológicas para viabilizar uma ampliação, interação e reestruturação do campo da saúde para poder atender às exigências populacionais, éticas e políticas que a hegemonia dos saberes biológico já não abrangia em sua totalidade.
(    ) Embasava num trabalho profilático da instalação de futuras doenças no âmbito social com uma visão sobre a coletividade, tinha pretensão de instaurar a compreensão sobre os cuidados com a higiene e reavaliar as práticas e educação médicas.
(    ) O seu surgimento fomentou futuramente a própria saúde pública, e seus princípios geraram grande alvoroço na área da saúde, pois trouxe em sua bagagem todas as lutas sociais de outrora.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NUNES, E. D. Saúde coletiva: história de uma ideia e de um conceito. Saúde e Sociedade, v. 3, n. 2, p. 5-21, 1994.
	
	a) I - II - III.
	
	b) I - III - II.
	
	c) III - II - I.
	
	d) III - I - II.
	 
	 
	7.
	Em 1986, durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), firmou-se um novo conceito que trouxe mudanças consideráveis à saúde e ficou estabelecido que a saúde é direito dos cidadãos e dever do Estado, refletindo em melhores condições nos mais variados setores da vida, como alimentação, trabalho, educação, transporte, habitação, lazer e liberdade. A partir disso, a finalidade maior dessa Reforma Sanitária, serviu como base para futuras transformações na saúde (BRASIL, 1987, p. 4-5). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três principais temas abordados nesta 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS):
FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. 8ª Conferência Nacional de Saúde: relatório final. Brasília: Ministério da Saúde, 1987.
	
	a) Aleitamento materno, escola para todos financiamento do setor.
	
	b) Saúde individual, formulação do sistema nacional de saúde e financiamento do setor.
	
	c) Vacinação, pré-natal e saúde bucal.
	
	d) Saúde como direito, reformulação do Sistema Nacional de Saúde e Financiamento do setor, formulação do sistema nacional de saúde e financiamento do setor.
	 
	 
	8.
	Originou-se na décadade 1960, porém só no decorrer dos anos 1980, esse movimento conseguiu amadurecer seus ideiais e ganhar força, reivindicando melhorias na saúde. Seus objetivos eram: direito à saúde para todos sem distinção; acesso à saúde preventiva e curativa; descentralização da gestão e controle social das ações sociais. Sobre o movimento descrito, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Reforma Sanitária.
	
	b) Saúde Coletiva.
	
	c) Movimento Preventivista.
	
	d) Medicina Social.
	 
	 
	9.
	A intersetorialidade tem como organização do trabalho as equipes intersetoriais, que objetivam identificar necessidades e demandas da população, planejar, orientar e avaliar ações integradas, com a definição de objetivos, metas e indicadores de qualidade de vida. Sobre a intersetorialidade, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A intersetorialidade é organizada a partir de processos estruturados na saúde individual, com a interação de apenas um segmento, um setor.
	
	b) A ação intersetorial se efetiva nas ações coletivas e, para que esse processo funcione, é preciso a articulação de diversos setores sociais, instituições e pessoas para articular saberes e experiências, estabelecendo um conjunto de relações, construindo uma rede.
	
	c) Os espaços da intersetorialidade são lugares de compartilhamento de resultados de tratamento positivos no processo de saúde-doença.
	
	d) É uma nova estratégia de trabalho e construção de políticas públicas, em que cada indivíduo tem a possibilidade de atenção à saúde exclusivamente individual, com um profissional que o acompanhará por toda sua vida.
	 
	 
	10.
	A integralidade é um dos pilares da atenção básica à saúde, bem como um dos princípios que fundamenta o Sistema Único de Saúde, preconizando as ações de promoção, prevenção de agravos e recuperação da saúde, buscando uma percepção abrangente do indivíduo, considerando todo o contexto de sua inserção, estando garantido na Lei nº 8.080/90. Este modelo hegemônico é um dos mais difundidos nas diretrizes do SUS, sendo uma ferramenta muito útil que possibilita o entendimento do processo saúde-doença. Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os princípios integralidade e transdisciplinaridade possuem expressão de sentidos iguais, o que confere alguma diferença, uma vez que a integralidade é um princípio que condiz mais com a atualidade.
	
	b) O exercício da integralidade se faz por meio de um olhar exclusivo e único para o individual, para que assim possa estar acessível às necessidades de saúde em cada momento.
	
	c) Para tornar realidade o atendimento integral, trabalhar individualmente constitui um exercício imprescindível, que deve partir da formação acadêmica do profissional em saúde, com estratégias voltadas, principalmente, para o diálogo, o cuidado, o acolhimento, o vínculo e as preventivas.
	
	d) Para que esse princípio de integralidade seja eficaz, é necessário uma equipe multiprofissional capacitada, coesa, com atendimento integral hierarquizado e regionalizado, com abrangência total do individual e coletivo.