Buscar

EXERCÍCIOS AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FINANCEIRO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FINANCEIRO I
1) Com base nos princípios da avaliação do desempenho financeiro, analise as afirmações a seguir:
I – O retorno sobre o patrimônio líquido de uma empresa lucrativa será sempre maior ou igual ao seu retorno sobre o ativo.
II – O índice "ativo/patrimônio líquido" de uma empresa será sempre igual a 1 mais o "índice passivo/patrimônio líquido".
III – O prazo médio de recebimento de uma empresa é sempre menor do que seu prazo médio de pagamento.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
a) I. O patrimônio líquido de qualquer empresa é, obrigatoriamente, menor do que o ativo, logo, como o retorno sobre o patrimônio é calculado dividindo-se as vendas pelo patrimônio e o retorno sobre o ativo é calculado dividindo-se as vendas pelo ativo, independente do valor das vendas, como o patrimônio é menor que o ativo, seu retorno é certamente maior, mas esta não é a única alternativa verdadeira.
b) I e II. RESPOSTA CORRETA: O patrimônio líquido de qualquer empresa é, obrigatoriamente, menor do que o ativo, logo, como o retorno sobre o patrimônio é calculado dividindo-se as vendas pelo patrimônio, e o retorno sobre o ativo é calculado dividindo-se as vendas pelo ativo, independente do valor das vendas, como o patrimônio é menor que o ativo, seu retorno é certamente maior. A segunda afirmativa também é correta, pois ela baseia-se na equação: Patrimônio Líquido = Ativo – Passivo.
c) II e III. A II afirmativa baseia-se na equação: Patrimônio Líquido = Ativo – Passivo. Já a terceira afirmativa está incorreta, porque ter um prazo médio de pagamento maior do que um prazo médio de recebimento seria bom para a empresa, mas não se pode afirmar que este será sempre menor. O erro está na palavra “sempre”.
d) III. Ter um prazo médio de pagamento maior do que um prazo médio de recebimento seria bom para a empresa, mas não se pode afirmar que será sempre menor. O erro está na palavra “sempre”.
e)I, II e III. O patrimônio líquido de qualquer empresa é, obrigatoriamente, menor do que o ativo, logo, como o retorno sobre o patrimônio é calculado dividindo-se as vendas pelo patrimônio e o retorno sobre o ativo é calculado dividindo-se as vendas pelo ativo, independente do valor das vendas, como o patrimônio é menor que o ativo, seu retorno é certamente maior. A segunda afirmativa também é correta, pois ela baseia-se na equação: Patrimônio Líquido = Ativo – Passivo. Já a terceira afirmativa está incorreta, porque ter um prazo médio de pagamento maior do que um prazo médio de recebimento seria bom para a empresa, mas não se pode afirmar que este será sempre menor.
2) É uma medida básica da eficiência com que uma empresa aloca e gerencia seus recursos, medindo o lucro como porcentagem do dinheiro fornecido pelos proprietários e pelos credores, em vez de apenas aquele que foi fornecido pelos proprietários.
O trecho apresentado representa a definição de:
a) ROE. ROE é o retorno sobre o patrimônio líquido (return on equity), que representa a medida da eficiência com que a empresa emprega os recursos investidos. É o lucro por dólar investido.
b) Margem de lucro. A margem de lucro mede a fração de cada dólar de vendas que, passando pela demonstração de resultados, chega ao lucro.
c) Margem bruta. Embora a margem bruta seja uma medida de lucratividade, ela por si só não é uma medida da eficiência com que a empresa aloca e gerencia seus recursos.
d) ROA. RESPOSTA CORRETA : O retorno sobre o ativo (return on assets) é uma medida básica da eficiência com que a empresa aloca seus recursos.
e) Giro do ativo. O giro do ativo mede vendas originadas por dólar de ativo.
3) Na busca de um aumento na rentabilidade, uma empresa decide tomar ações para obter um índice de giro do ativo mais elevado. Você foi escolhido para definir quais ações serão tomadas ou não. Para cumprir essa meta, você estabeleceu uma exigência comum para todas as ações. Logo, a ação será adotada APENAS se:
a) Todos os demais indicadores manterem-se nos mesmos valores. RESPOSTA CORRETA: Decompor o Retorno sobre Patrimônio Líquido, Return on Equity (ROE), mostra que um maior índice do giro do ativo aumenta o ROE. Assim, a empresa deve maximizar o giro do ativo (mantidas as demais condições).
b) O giro do ativo se elevar, independentemente do que aconteça com o resto dos índices. Não adianta elevar o giro do ativo, se os demais índices se reduzirem mais do que proporcionalmente.
c) A margem bruta se elevar, mas garantir a manutenção da margem de lucro. Isso possui efeito nulo, afinal, elevar a margem bruta, mas manter a margem de lucro, não melhora em nada a rentabilidade da empresa.
d) O endividamento oneroso se elevar, mas não reduzir a alavancagem financeira. Elevar o endividamento oneroso, normalmente, piora a rentabilidade da empresa, em função do aumento das despesas financeiras.
e) A receita financeira se elevar, mas não aumentar a alavancagem financeira. Embora seja bom aumentar a receita financeira, o aumento da alavancagem também é bom, pois eleva a rentabilidade, logo, não faz sentido ser uma exigência o não aumento da alavancagem financeira.
4) Sua empresa tem a oportunidade de aumentar, em 10%, qualquer um dos índices que compõem o ROE. Testes anteriores já comprovaram que esse aumento, em um deles, não provoca a redução dos outros. Sabe-se que atualmente estes índices são: margem de lucro (1,85), giro do ativo (1,10) e alavancagem financeira (0,7). Mediante as informações apresentadas, marque a alternativa que aponta a tomada de decisão CORRETA:
a) Aumentar qualquer um deles, pois todos eles são fatores de uma multiplicação. RESPOSTA CORRETA: O aumento na ROE será o mesmo, independente de qual deles receber o aumento.
b) Aumentar a alavancagem financeira, pois ela é o menor dos índices. Este não é um bom motivo para aumentar o ROE.
c) Não aumentar nenhum deles. O ideal é aumentar diretamente o ROE. Não há como aumentar diretamente a ROE. O caminho para isso é pelo aumento de um, ou mais, de seus fatores.
d) Aumentar a margem de lucro, pois ela é o maior dos índices. Embora aumentar a margem de lucro seja uma solução, a justificativa "pois é o maior dos índices" está incorreta.
e) Aumentar o giro do ativo, pois ele causará maior impacto que os demais. Embora aumentar o giro do ativo seja uma solução, ele não causará maior impacto que os demais.
5) Você está precisando saber qual foi o giro do ativo de uma empresa no ano passado, mas não está conseguindo encontrar essa informação. Tudo o que você sabe é que o ROE foi de 2,775, a margem de lucro foi de 1,85 e a alavancagem financeira encontra-se em 0,75. Com base nesses valores, marque a resposta CORRETA:
a) O giro do ativo foi de 1,40.
b) O giro do ativo foi de 1,00.
c) O giro do ativo foi de 2,00. RESPOSTA CORRETA: O cálculo é: (2,775/1,85)/0,75 = 2,00
d) O giro do ativo foi de 1,50.
e) O giro do ativo foi de 1,75.

Continue navegando