Buscar

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro

Prévia do material em texto

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro
A estrutura geológica refere-se aos tipos de rochas que compõem uma determinada área, sua distribuição, idade e o processo geológico que as formou, enquanto o relevo refere-se à forma da superfície da terrestre. Neste sentido, a estrutura indica a origem, a composição e a formação do terreno ao longo do tempo geológico, estrutura esta que assume uma determinada forma do relevo; por exemplo, as bacias sedimentares (estrutura) podem ser uma planície (forma do relevo), como é o caso da Planície do Pantanal.
O estudo geológico sobre as origens do relevo representa algo de extrema importância, pois, além de identificar os fatores e elementos que originaram e moldaram o relevo, possibilitam a identificação da existência ou não, por exemplo, de recursos minerais.
Conheças os três tipos de estrutura geológica existentes
De acordo com os tipos rochas e suas origens, são identificadas três estruturas geológicas: bacias sedimentares, escudos cristalinos e dobramentos modernos.
As bacias sedimentares são formações mais recentes e que representam 70% do relevo terrestre. Nelas são encontradas reservas carboníferas, que datam da era Paleozoica, e reservas de petróleo, que datam da era mesozoica, períodos em que ocorreram atividades vulcânicas e surgimento de répteis grandes, como os dinossauros. Esta estrutura origina planícies, planaltos sedimentares e depressões. Destaque para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo na exploração de petróleo, e de Santa Catarina na exploração de carvão mineral.

Mais conteúdos dessa disciplina