Buscar

P2 Educação Midiática e a BNCC


Continue navegando


Prévia do material em texto

Educação Midiática e a BNCC
1.  Painel
2. Meus cursos
3.  Educação Midiática e a BNCC
4.  Módulo 02 - Campo jornalístico-midiático
5.  Atividade 2
	Iniciado em
	sábado, 4 Jul 2020, 16:28
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 4 Jul 2020, 16:32
	Tempo empregado
	4 minutos 27 segundos
	Notas
	1,00/1,00
	Avaliar
	100,00 de um máximo de 100,00
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para concluir este módulo, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada uma das afirmações a seguir:
	Ainda que a velocidade com que as informações chegam até nós seja importante, o jornalismo não pode perder seu olhar crítico e investigativo, trazendo pautas e reflexões aprofundadas.
	Resposta 1
Verdadeiro
 
	O papel da mídia é informar, tendo em vista o interesse público.
	Resposta 2
Verdadeiro
 
	Não é papel da escola fornecer subsídios para os alunos contraporem pontos de vista e conteúdos disseminados na mídia. Basta indicar a eles as fontes de informação que são confiáveis.
	Resposta 3
Falso
 
	O combate à desinformação cabe a diferentes setores da sociedade: à mídia, que deve contribuir de diferentes maneiras para garantir a qualidade da informação (seja na publicação, seja na checagem/apuração); ao Estado, que deve punir condutas maliciosas, conforme previsto pela Constituição e pelo Código Civil; e ao cidadão, que deve analisar a confiabilidade da informação a partir de diferentes critérios e não compartilhar informação não checada.
	Resposta 4
Verdadeiro
 
	A Era da Pós-verdade é marcada pelo aumento da tendência de que nossas emoções e perspectivas pessoais em relação aos acontecimentos norteiem nossas escolhas e discursos mais do que os fatos e as evidências em si.
	Resposta 5
Verdadeiro
 
	O jornalismo alternativo não dialoga com a mídia tradicional e vice-versa, pois eles possuem interesses e modos de organização completamente distintos.
	Resposta 6
Falso
 
	Apesar da atual diversidade de mídias e canais de informação, o jornal impresso ainda é o único meio de garantir a credibilidade jornalística, pois não se pode confiar em conteúdo digital.
	Resposta 7
Falso
 
	A tendência a ignorar fatos que nos deixam desconfortáveis começou com o advento das redes sociais.
	Resposta 8
Falso
 
	Ações como o Projeto Comprova não são socialmente relevantes, pois a população é que deve aprender a checar os fatos e a priorizar informações de qualidade.
	Resposta 9
Falso
 
	A desinformação cria condições ruins para as democracias, pois nos priva do direito de fazer escolhas informadas e beneficia políticos que tiram vantagem da confusão generalizada e da distorção de fatos.
	Resposta 10
Verdadeiro
 
Feedback
Sua resposta está correta.
Alternativa: O papel da mídia é informar, tendo em vista o interesse público.
Feedback: A afirmação é verdadeira.
Alternativa: Apesar da atual diversidade de mídias e canais de informação, o jornal impresso ainda é o único meio de garantir a credibilidade jornalística, pois não se pode confiar em conteúdo digital.
Feedback: Alternativa falsa, pois o jornal impresso não pode ser considerado o único meio para garantir a credibilidade jornalística. O conteúdo digital também deve ser analisado como fonte de informação.
Alternativa: Ainda que a velocidade com que as informações chegam até nós seja importante, o jornalismo não pode perder seu olhar crítico e investigativo, trazendo pautas e reflexões aprofundadas.
Feedback: A afirmação é verdadeira.
Alternativa: O jornalismo alternativo não dialoga com a mídia tradicional e vice-versa, pois eles possuem interesses e modos de organização completamente distintos.
Feedback: Alternativa incorreta, pois o jornalismo alternativo pode ser completar à mídia tradicional e, mesmo tendo interesses e modos de organização distintos, um formato aprende com o outro.
Alternativa: A tendência a ignorar fatos que nos deixam desconfortáveis começou com o advento das redes sociais.
Feedback: Falso. Segundo a professora Alexis Wichowski, as pessoas, até certo ponto, ignoravam evidências que as deixavam desconfortáveis, mas mais recentemente isso se tornou algo aceitável. As redes sociais ajudaram a intensificar a aceitação dessa conduta.
Alternativa: A desinformação cria condições ruins para as democracias, pois nos priva do direito de fazer escolhas informadas e beneficia políticos que tiram vantagem da confusão generalizada e da distorção de fatos.
Feedback: A afirmação é verdadeira.
Alternativa: A Era da Pós-verdade é marcada pelo aumento da tendência de que nossas emoções e perspectivas pessoais em relação aos acontecimentos norteiem nossas escolhas e discursos mais do que os fatos e as evidências em si.
Feedback: A afirmação é verdadeira.
Alternativa: Não é papel da escola fornecer subsídios para os alunos contraporem pontos de vista e conteúdos disseminados na mídia. Basta indicar a eles as fontes de informação que são confiáveis.
Feedback: Falso. É papel da escola fornecer subsídios para os alunos contraporem pontos de vista e conteúdos disseminados na mídia. Inclusive, são habilidades que estão presentes no campo jornalístico-midiático da BNCC.
Alternativa: Ações como o Projeto Comprova não são socialmente relevantes, pois a população é que deve aprender a checar os fatos e a priorizar informações de qualidade.
Feedback: Falso. Ainda que a população deva adotar procedimentos de checagem de informação, não cabe somente a ela a garantia da informação qualificada.
Alternativa: O combate à desinformação cabe a diferentes setores da sociedade: à mídia, que deve contribuir de diferentes maneiras para garantir a qualidade da informação (seja na publicação, seja na checagem/apuração); ao Estado, que deve punir condutas maliciosas, conforme previsto pela Constituição e pelo Código Civil; e ao cidadão, que deve analisar a confiabilidade da informação a partir de diferentes critérios e não compartilhar informação não checada.
Feedback: A afirmação é verdadeira.
A resposta correta é: Ainda que a velocidade com que as informações chegam até nós seja importante, o jornalismo não pode perder seu olhar crítico e investigativo, trazendo pautas e reflexões aprofundadas. → Verdadeiro, O papel da mídia é informar, tendo em vista o interesse público. → Verdadeiro, Não é papel da escola fornecer subsídios para os alunos contraporem pontos de vista e conteúdos disseminados na mídia. Basta indicar a eles as fontes de informação que são confiáveis. → Falso, O combate à desinformação cabe a diferentes setores da sociedade: à mídia, que deve contribuir de diferentes maneiras para garantir a qualidade da informação (seja na publicação, seja na checagem/apuração); ao Estado, que deve punir condutas maliciosas, conforme previsto pela Constituição e pelo Código Civil; e ao cidadão, que deve analisar a confiabilidade da informação a partir de diferentes critérios e não compartilhar informação não checada. → Verdadeiro, A Era da Pós-verdade é marcada pelo aumento da tendência de que nossas emoções e perspectivas pessoais em relação aos acontecimentos norteiem nossas escolhas e discursos mais do que os fatos e as evidências em si. → Verdadeiro, O jornalismo alternativo não dialoga com a mídia tradicional e vice-versa, pois eles possuem interesses e modos de organização completamente distintos. → Falso, Apesar da atual diversidade de mídias e canais de informação, o jornal impresso ainda é o único meio de garantir a credibilidade jornalística, pois não se pode confiar em conteúdo digital. → Falso, A tendência a ignorar fatos que nos deixam desconfortáveis começou com o advento das redes sociais. → Falso, Ações como o Projeto Comprova não são socialmente relevantes, pois a população é que deve aprender a checar os fatos e a priorizar informações de qualidade. → Falso, A desinformação cria condições ruins para as democracias, pois nos priva do direito de fazer escolhas informadas e beneficia políticos que tiram vantagem da confusão generalizada e da distorção de fatos. → Verdadeiro.Informação
Marcar questão
Texto informativo
Chegamos ao final deste módulo, no qual discutimos as atuais formas de consumo e distribuição da informação, considerando os agentes, as perspectivas e os interesses em jogo, o papel do jornalismo, a pluralidade na imprensa e a relação do campo jornalístico-midiático com a BNCC.
No próximo módulo, discutiremos o fenômeno da poluição informacional e o papel das redes sociais. Vamos lá?
Parte inferior do formulário
_1655385741.unknown
_1655385743.unknown
_1655385744.unknown
_1655385742.unknown
_1655385737.unknown
_1655385739.unknown
_1655385740.unknown
_1655385738.unknown
_1655385735.unknown
_1655385736.unknown
_1655385734.unknown
_1655385733.unknown