Buscar

Movimento hippie trabalho

Prévia do material em texto

Escola de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rêgo Barros
Professor (a): Catarina
Alunas (os): Beatriz Oliveira nº: 08 
 Beatriz Melissa nº: 09
 Ellen Paes nº: 14
 Gabriele Pimentel nº:
 Sofia Brígida nº: 35
 Tamires Souza nº: 36
 
Serie: 9º turma: F9A2 Data: 13 / 06 / 2017
 Movimento
 Hippie 
Índice:
· História do Movimento Hippie:
 - Quando surgiu
 - O que foi o movimento Hippie
· Os objetivos principais
· Ideias que os hippies defendiam
· Estilo e comportamento dos Hippies
· Artistas que influenciaram 
· Datas marcantes
· Conclusão 
Origem do Movimento Hippie:
· O movimento Hippie surgiu e teve o seu maior desenvolvimento nos EUA, nas décadas de 1960 e 1970. O movimento Hippie foi um movimento composto em sua maioria por jovens de classe média que recusavam as injustiças e as desigualdades da sociedade americana, nomeadamente a segregação racial. Desconfiavam do poder econômico-militar e defendia os valores da natureza. Os hippies abandonavam suas famílias e o conforto de seus lares para se entregarem a uma vida completamente livre e sem regras, regadas por sons, drogas alucinógenas e rumavam para as cidades, principalmente São Francisco, para viver em comunidade com outros hippies. Um dos aspectos valorizado pelos hippies era o uso de drogas, que foi facilitado pelo surgimento de drogas químicas, como a LSD, que no início foi considerada perigosa. Os hippies alegavam que as drogas ajudavam a “abrir a mente”.
Dois valores defendidos eram a “paz” e o “amor”. Opunham-se a todas as guerras, incluindo a que o seu próprio país travava no Vietnam. Defendiam o “amor livre”, quer no sentido de “amar o próximo”, quer no de praticar uma atividade sexual bastante libertária. Podia-se partilhar tudo, desde a comida aos companheiros. A palavra de ordem que melhor resume este sentimento foi a famosa “Make Love Not War” que em português significa “ Faça amor, não Guerra.”
Símbolo que representa “paz e amor”, lema dos hippies.
Os principais Objetivos:
· Os hippies promoviam manifestações pacíficas nas ruas das cidades, distribuindo flores e pregando a paz e o amor. Essas manifestações tinham como principal objetivo criticar as guerras, especialmente a guerra do vietnã. E apesar de serem pacíficas, muitas dessas manifestações acabaram em conflitos com a polícia.
Essa fotografia, tirada em 1972, retrata hippies em Miami, na Flórida, protestando contra a guerra do Vietnã. Na faixa que carregam, está escrito “Drop seeds nots bombs” que em português significa “Lancem sementes, não bombas.”
As características:
De um modo geral, podemos citar como características principais deste movimento, nas décadas de 1960 e 1970:
· Valorização da natureza.
· Vida comunitária.
· Luta pela paz (contra as guerras, conflitos e qualquer tipo de repressão).
· Vegetarianismo: busca de uma alimentação natural.
· Respeito às minorias raciais e culturais.
· Experiência com drogas psicodélicas.
· Liberdade nos relacionamentos sexuais e amorosos.
· Anticonsumismo.
· Aproximação das práticas religiosas orientais.
· Crítica aos meios de comunicação de massa como, por exemplo, a Televisão.
· Discordância com os princípios do capitalismo e economia de mercado.
Estilo e comportamento dos Hippies:
· Os hippies tendem a viver em comunidades coletivistas ou de forma nômade, vivendo e produzindo independentemente dos mercados formais. Usam cabelos e barbas mais compridos do que era considerado "elegante" na época do seu surgimento. Muita gente não considerava os cabelos compridos uma ofensa, em parte por causa da atitude iconoclasta dos hippies, às vezes por acharem "anti-higiênicos" ou os considerarem "coisa de mulher”. E já que era para ser uma contradição ao sistema norte- americano até a forma de se vestir era totalmente à contrária do que a sociedade queria que eles se vestissem.
Os hippies usavam roupas de cores brilhantes e chamativas, túnicas, sandálias, roupas de inspiração indiana, estampagens florais, cabelos compridos em ambos os sexos.
Artistas que influenciaram:
· Internacionais:
· The Beatles:
Com a palavra "beat", John Lennon, transformado em um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, criou o nome da sua banda - The Beatles. O movimento hippie fez com que os Beatles fossem atrás da "paz e religião" e fizeram uma viagem a Disney a Índia onde fizeram uma música: Dead Prudence.
· Pink Floyd :
A banda Pink Floyd surgiu em 1965, ela apresenta grande destaque nessa fase do rock pisicodélico, principalmente em seu álbum The Wall.
· Nacionais:
· Raul seixas :
A música de Raul Seixas, cujo nome é "não sou hippie" fala que o artista já foi beatnik, hippie, católico e protestante e budista, porém que cansou de pagar as contas (impostos) calado.
· Mutantes:
 A banda Mutantes foi influenciada pelos The Beatles e também foram a maior banda nacional participar do movimento.
Datas marcantes:
· O país se reuniu no show conhecido mundialmente até hoje como Woodstock, em agosto de 1969 onde os cantores fizeram protesto em forma de músicas e discursos. O festival de Woodstock que durou três dias foi o auge das manifestações e marcou não só músicas, mas uma geração independente que aclamava por paz.
· A mobilização feita na Convenção Nacional Democrata, ocorrida entre os dias 26 e 29 de agosto de 1968, na cidade de Chicago. Sob a liderança de Abbie Hoffman e Jerry Rubin, a chamada “Festa da Vida” contou com vários episódios em que o cenário político norte-americano era criticado. Entre tantas outras ações de deboche, os hippies lançaram um porco (chamado de “Pigasus”) como candidato a presidente dos EUA.
· No dia 4 de maio de 1969, outra grande luta aconteceu na Universidade de Kent State, em Ohio. Dessa vez, os hippies e outros estudantes mobilizaram-se para protestar contra a manutenção dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e a recente invasão norte-americana ao Camboja. Nesse protesto, a fúria das autoridades governamentais foi ampliada com a convocação da Guarda Nacional para conter o evento. Ao fim da luta, ocorreu a morte de quatro pessoas e outras nove ficaram feridas.
Conclusão:

Continue navegando