Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Avaliação I Sociedade da Informação e do Conhecimento

Pré-visualização | Página 1 de 1

Avaliação I Sociedade da Informação e do Conhecimento
	1.
	Conceitualmente, entendemos Modernidade como a passagem de uma visão de mundo teocêntrica para uma antropocêntrica. Também como fator gerador da modernidade estão as grandes navegações e a expansão geográfica das potências colonizadoras europeias. Por este motivo, em sua fase inicial, a modernidade possuía algumas características muito específicas. Analise as afirmativas a seguir:
I- Substituição dos valores coletivos por valores individuais.
II- Ampliação do desenvolvimento de tecnologias.
III- Abertura de novas rotas de comercialização e exploração.
IV- Substituição dos valores racionalistas pela religiosidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	2.
	Como bem sabemos, uma das características da globalização é a diminuição das distâncias. Distância essa que é ?quebrada? através de transportes que diminuem o tempo de uma localidade a outra, da mesma forma que algumas alternativas virtuais possibilitam essa proximidade e contato com os distantes. Assinale a alternativa CORRETA que apresente uma forma de encurtamento da distância, através de meios virtuais:
	 a)
	Aviões.
	 b)
	Redes sociais.
	 c)
	Automóveis.
	 d)
	Trens.
	3.
	Num mundo cada vez mais organizado a partir de tecnologias sustentadas pelas chamadas TICs (tecnologia da informação e comunicação), estamos sujeitos a uma avalanche de informações simultaneamente. Isso, apesar de democratizar a informação, nos obriga a tomar o cuidado de buscar qual das informações é a correta. Precisamos cada vez mais nos adaptar ao problema da sobrecarga de informações. A partir do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Evitar usar o tempo para investigar as informações, uma vez geralmente são confiáveis.
	 b)
	Tentar ignorar o excesso de informações, atentando apenas para aquelas que nos chamem a atenção.
	 c)
	Evitar checar todas as informações, uma vez que isso é inviável.
	 d)
	Buscar e usar técnicas que ajam como um filtro, selecionando as informações confiáveis e relevantes e maximizando o tratamento das informações recebidas.
	4.
	Sabemos que a informação ganhou diferentes contornos ao longo da história. Em cada período ela foi caraterizada de uma forma distinta e também complementar. Acerca da ideia de informação na Idade Contemporânea, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foi em decorrência de Galileu e de Kepler que se proporcionou uma quebra de paradigma científico, que possibilitou uma nova leitura da realidade. 
(    ) Neste período, surgiram as novas tecnologias, que nos possibilitam encurtar as distâncias através da informação e comunicação.
(    ) Apesar do conhecimento e da sua comunicação serem fenômenos básicos de toda sociedade humana, é neste período que, com o surgimento da tecnologia e suas consequências, a sociedade torna-se sociedade da informação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	  d)
	V - F - F.
	5.
	Nossa sociedade está cada vez mais integrada. A veloz circulação da informação tem como pano de fundo uma maior organização de processos produtivos e de consumo. Os estudiosos chamam este processo de globalização. Nele, as distâncias são significativamente encurtadas, uma vez que com a comunicação quase que instantânea economiza tempo e em muitos casos recursos naturais e humanos. Esse processo gerou uma situação que não tem como retroceder. Pode-se definir que esse processo está centrado em qual aspecto?
	 a)
	Maior integração global.
	 b)
	Integração apenas continental.
	 c)
	Menor integração global.
	 d)
	Integração parcial.
	6.
	Nossa sociedade é pautada na informação e no conhecimento. A todo momento novos fatos e novas notícias são veiculados e divulgados em tempo real. Dessa forma, sobre as características da nossa sociedade atual, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Dinâmica e vagarosa.
	 b)
	Instantânea e constante.
	 c)
	Homogênea e ágil.
	 d)
	Dinâmica e ágil.
	7.
	O termo sociedade da informação e do conhecimento sai das academias (universidades) e países industrializados. Tanto sociedade quanto informação transformam-se em termos correntes (jargão), alcançando o vocabulário dos cidadãos. Quando e onde surge o termo "sociedade da informação"?
	 a)
	Nasce no Japão, no início da década de 1960.
	 b)
	Nasce no Brasil, nos anos 1950.
	 c)
	Nasce na Inglaterra, no início na Revolução Industrial.
	 d)
	Nasce no final da Revolução Francesa, na França.
	8.
	O desenvolvimento e a disseminação do uso de computadores desde a Segunda Guerra Mundial e a emergência da ciência da informação como uma disciplina nos anos 1950 são evidências de um tipo de sociedade. Embora o conhecimento e a comunicação sejam fenômenos básicos de toda a sociedade humana, é o surgimento da tecnologia que caracterizam a nossa sociedade dessa maneira. Sobre o termo que o exposto se refere, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sociedade da informação.
	 b)
	Sociedade socialista.
	 c)
	Sociedade onde as pessoas têm mais valor que o capital.
	 d)
	Sociedade industrial.
	9.
	Apesar do conjunto de ferramentas tecnológicas disponíveis ser, pelo menos em tese, universalizados, quando observamos a maneira que alguns blocos econômicos ou alguns países expressivos propõe um modelo de organização para a chamada sociedade da informação, percebemos que as prioridades são bastante diferentes. Os motivos podem ser políticos, culturais, religiosos, econômicos, entre outros. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a informação coerente referente a dois países e dois continentes:
	 a)
	África privilegia o Estado. Coreia privilegia a dinâmica antissocial. Argentina privilegia o Estado. Brasil reforça o papel do Estado e iniciativa privada.
	 b)
	Asiáticos dão preferência à iniciativa privada. Brasil reforça as iniciativas da população. África privilegia o Estado. União Europeia não possui proposta institucional.
	 c)
	União Europeia possui uma proposta mais institucional. Estados Unidos privilegia as empresas privadas. Ásia reforça o papel do Estado. Brasil reforça o papel do Estado e iniciativa privada.
	 d)
	Países da União Europeia privilegiam a iniciativa privada. Estados Unidos reforçam o papel do Estado e privilegia as empresas públicas. África privilegia a dinâmica social. Coreia privilegia a dinâmica social.
	10.
	É fato que vivemos num mundo globalizado, cheio que novos desafios, possibilidades, incertezas, pluralidades e volume de informação jamais vistos. Este mesmo mundo está tomado por diversos termos, como conexão, rede, processos, internet, desconectados, plugados, curtida, global, economia financeirizada e informacional. Esses termos integram a linguagem de parcela significativa da sociedade. Esse mundo, portanto, "criou" uma seleta sociedade que tem, de algum modo, acesso às novas tecnologias. De que sociedade estamos falando?
	 a)
	Sociedade pré-capitalista.
	 b)
	Sociedade da Informação e Conhecimento.
	 c)
	Sociedade industrial.
	 d)
	Sociedade pré-industrial.