Buscar

Usina Maremotriz

Prévia do material em texto

Maremotriz
Existem diversas maneiras de se aproveitar a energia proveniente das marés. Uma delas é a geração de energia por meio dos movimentos das ondas. Conhecida como mare motriz, é gerada a partir de centrais elétricas que funcionam por ação da energia cinética das mares. É necessária uma diferença de 5 metros entre a maré alta e a maré baixa para que o aproveitamento desta energia seja rentável. 
A energia das marés têm a qualidade de ser renovável, como fonte de energia primária não está esgotada pela sua exploração e, é limpa, uma vez que, na transformação de energia não produz poluentes derivados na fase operacional. 
Nas usina mare motrizes existem dois tipos de conversores de energia cinética para energia elétrica. Que são:
-Coluna oscilante de Buoy: A instalação consiste em um cilindro de concreto, disposto verticalmente num nicho aberto com explosivos na rocha. A extremidade inferior, submersa, recebe o impacto das ondas, que comprimem o ar coluna acima no cilindro. 
O ar, sob pressão, movimenta a turbina, antes de escapar pela extremidade superior. O movimento rítmico das ondas assegura que a turbina gere eletricidade sem parar. 
-Pato de Salter: Criado pelo engenheiro Stephen Salter da Universidade de Edimburgo, Escócia. Consiste numa série de flutuadores, semelhantes ao flap dos aviões, ligados a um eixo paralelo à praia. 
A parte mais bojuda dos "patos" enfrenta as ondas, cujo movimento rítmico faz bater os flutuadores, girando o eixo que aciona a turbina como um pedal de bicicleta, que só transmite o movimento numa direção. O rendimento desse sistema promete ser excelente, pois parece capaz de aproveitar 80 por cento da energia das ondas. É esperar para ver. 
Essa usina tem como vantagens a constância e previsibilidade da ocorrência das marés, o fato de as marés serem uma fonte inesgotável de energia, a sua fiabilidade e o fato de serem uma fonte de energia não poluente. 
E como desvantagens os custos de instalação são bastante elevados, só é produzida energia enquanto existir um desnível entre os níveis de água que se encontram nas partes superior e inferior do muro da barragem, só podem ser instaladas centrais para a produção de eletricidade a partir desta energia em locais que respondam às necessidades geomorfológicas necessárias para a mesma e que possuam um desnível entre marés bastante elevado (cerca de 5,5m).

Continue navegando