Buscar

Exercicios parafrase TCC I_20200402-1857

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO(A): Julia Dutra Melo	
	
DATA: 09/04/20 UNIDADE: Guará
EXERCÍCIOS PARÁFRASE - TCC 1
Instruções:
VALOR: ATÉ 1,5 PONTOS PARA COMPOR A NOTA A1 
	
Para produzir uma paráfrase é necessário ler com muita atenção o trecho ou texto selecionado buscando a sua compreensão para, posteriormente, escrevê-lo com suas próprias palavras. Não é trocar vocábulos por seus sinônimos! É preciso interpretar e compreender o que está lendo. Não é resumo.
PARÁFRASE é a prática da reescrita que consiste em uma forma de intertextualização cuja finalidade é a criação de um texto fazendo referência a outro, sem que a ideia (a mensagem) seja alterada.
QUESTÃO 01
Assim, apresente uma paráfrase do que se pede:
a) Trecho da obra de IHERING, Rudolph von. A Luta pelo Direito. CAPÍTULO I Introdução – p. 21-22. Disponível em: 
https://onedrive.live.com/?authkey=%21AHv9NB5hN4JAHaE&cid=2DC0AEB76D0B726A&id=2DC0AEB76D0B726A%212793&parId=2DC0AEB76D0B726A%212776&o=OneUp. Acesso em: 20/03/2019
[...] Todo direito no mundo foi adquirido pela luta; esses princípios de direito que estão hoje em vigor foi indispensável impô-los pela luta àqueles que não os aceitavam; assim, todo o direito, tanto o de um povo, como o de um indivíduo, pressupõe que estão o indivíduo e o povo dispostos a defendê-lo.
O direito não é uma ideia lógica, porém ideia de força; é a razão porque a justiça, que sustenta em uma das mãos a balança em que pesa o direito, empunha na outra a espada que serve para fazê-lo valer.
A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é o direito impotente; completam-se mutuamente: e, na realidade, o direito só reina quando a força dispendida pela justiça para empunhar a espada corresponde à habilidade que emprega em manejar a balança.
O direito é o trabalho sem tréguas, e não somente o trabalho dos poderes públicos, mas sim o de todo o povo. Se passarmos um golpe de vista em toda a sua história, esta nos apresenta nada menos que o espetáculo de uma nação inteira despendendo ininterruptamente para defender o seu direito penosos esforços, como os que ela emprega para o desenvolvimento de sua atividade na esfera da produção econômica e intelectual. [...]
Resposta: 
Não há direitos sem uma prévia manifestação do povo, não há garantias adquiridas sem antes alguém pedir e lutar por elas. Se hoje temos direitos, é porque alguém, no passado, lutou para isso.
	No entanto, não basta a existência do direito para que este produza efeitos, é necessário que haja uma imposição do Estado para que o direito seja colocado em prática.
	A mera imposição sem antes uma lei positivada não é justa, assim como apenas a lei sem uma imposição que a faça valer não é efetiva. Logo, é necessário um equilíbrio para que o direito possa existir. 
	Além disso, o direito exige manutenção. Não basta apenas deixar nas mãos do Poder Público, a luta pelos direitos cabe ao povo e deve ser contínua, para que o desenvolvimento da sociedade continue evoluindo cada vez mais.
		
QUESTÃO 02
(UNIFOR CE/2010 adaptada)
Mais de 25 séculos após Heráclito de Éfeso dizer que
Não se toma banho duas vezes no mesmo rio,
Raul Seixas declarou
Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
(Metamorfose ambulante – Raul Seixas)
E Lulu Santos comparou a vida a uma onda:
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
(Como Uma Onda – Lulu Santos / Nelson Motta)
Utilizando a paráfrase demonstre a relação intertextual dos trechos acima citados.
Heráclito de Éfeso disse que não é possível tomar banho duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já estará diferente, são outras águas, assim como a própria pessoa que se banhou estará diferente. Assim é tudo na vida, pois estamos em constante mudança, tanto nós mesmos como tudo em nossa volta. Nós não somos mais os mesmos que fomos ontem, pois o tempo vai nos modificando, somos uma metarmofose ambulante, como apontou Raul Seixas. O presente é único e, como comparou Lulu Santos, é como uma onda, que jamais será como já foi um dia. Estamos em constante mudança.
DBM23 de março de 2020

Continue navegando