Buscar

Psicopedagogia Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade avaliativa
Nome: Camila Wiechers de Aguiar Loschi.
Curso: Psicopedagogia com ênfase em Educação Infantil.
Disciplina: Educação Infantil.
Tema: O Aluno da Educação Infantil e a Atuação do Profissional da Educação nos Dias de Hoje. 
A importância do professor na educação infantil se reflete em toda a sociedade. Os educadores participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças.
O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases escolares. A criança tem um jeito próprio de encarar as novas etapas que vão surgindo em sua vida. Muitas vezes pais e educadores encaram esses acontecimentos com maior dificuldade que a própria criança que está passando por determinada vivência. Nestes casos, o ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia-a-dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente.
Por esse motivo, o momento chamado de primeira infância deve contar com atividades e ferramentas que possibilitem o desenvolvimento sadio da sua identidade. Professores, escola e familiares devem atuar em parceria para auxiliar as crianças em seu processo educativo.
Buscando compreender melhor o mundo infantil e a aceitação da criança nessa nova experiência há algumas dicas de como proceder no mundo infantil: 1) organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança; 2) para crianças no Jardim de Infância, passar a sensação de um mundo mais lúdico no qual a criança, apesar de estar passando por um processo de educação e aprendizagem, não se sinta educada formalmente; 3) criar hábitos de correção com suavidade e fineza; 4) ao propor atividades para as crianças, conduza-as da melhor maneira possível, de forma que essas venham lembrar-se do momento com saudade e apreço; 5) preparar o momento da leitura com maior carinho possível, visto que se trata de um momento mágico para a criança, bem como estimula o crescimento do vocabulário preparando-a para a alfabetização; 6) observar bem os seus alunos, podendo detectar o que pode melhorar ou até mesmo o que deve ser eliminado; 7) ter consciência que punições devem ocorrer para corrigir maus hábitos, mas busque a melhor forma de realizar, fazendo com que a criança tenha consciência do erro.
A educação infantil é essencial para a formação de sujeitos respeitosos, críticos e reflexivos. Nesse cenário, o professor atua em prol do processo de aprendizagem dos alunos, além de trabalhar questões relacionadas aos valores sociais e éticos. Dessa forma, os educadores trabalham com a transmissão de conhecimentos científicos e sociais, que favorecem a convivência em sociedade. Por esse motivo, o momento chamado de primeira infância deve contar com atividades e ferramentas que possibilitem o desenvolvimento sadio da sua identidade. Professores, escola e familiares devem atuar em parceria para auxiliar as crianças em seu processo educativo.
Ao longo do processo de ensino x aprendizagem, o educador equilibra o brincar e ensinar, tendo a sensibilidade para explorar o ambiente, a cultura, equipamentos e ferramentas ao seu redor para estimular a criatividade, a linguagem, a cognição e imaginação.
A figura do professor na vida da criança ao longo do seu desenvolvimento é essencial para a o seu autoconhecimento, percepção crítica e construção dos relacionamentos interpessoais. Através das atividades realizadas em sala de aula, os educadores participam do aprendizado infantil nas interações pelos ambientes escolares e extra sala.
A brincadeira infantil representa o aprendizado. É uma ação privilegiada no desenvolvimento humano, principalmente na infância, pois é um meio para a elaboração e a reelaboração do conhecimento. Brincar é uma forma de ação cognitiva na qual a criança abstrai, interpreta e entende a realidade, pois simula essa realidade. Os jogos promovem contextos ricos e desafiadores para o aluno explorar diferentes tipos de situações-problema. Por meio de situações lúdicas, a criança tem a oportunidade de se apropriar de novos conhecimentos, pois pode pensar, levantar hipóteses, confrontar estratégias, discutir, interagir com os colegas, com as situações e os objetos de conhecimento, comparando pontos de vistas diferentes e vivenciando verdadeiras e genuínas situações de comunicação.
O seu papel, nesse processo, é fundamental. Conhecer o jogo, criar e propor, com base nele, situações-problema desafiadoras é uma de suas tarefas, bem como observar as tentativas do aluno durante o jogo, apoiando-o quando surgirem as dificuldades e estimulando-o a desenvolver suas potencialidades. É preciso assegurar a cada participante do jogo o direito de pensar, expressar o pensamento, negociar as ideias e criar outras com base nas discussões realizadas, ou seja, ele dever ter o direito de viver intensamente o jogo de forma prazerosa e enriquecedora.
O docente tem inúmeras funções no meio em que trabalha. Para a Educação Infantil, a transmissão de valores como ética, respeito, cooperação, dignidade, diversidade, solidariedade, fraternidade, amor, etc são os principais, pois estes são bastante relevantes no desenvolvimento do indivíduo dentro de sua sociedade. Em geral, são valores sólidos que evitam (ou minimizam) condutas inapropriadas em relação a outras pessoas, bem como estimulam o sujeito a agir em busca de uma sociedade melhor e mais justa. Além disso, quando o educador age de maneira solidária e tolerante, por exemplo, a criança entende aquilo como algo que ela também deve realizar, afinal, o professor é um dos modelos que ela possui nessa fase de sua vida.
O papel do professor na Educação Infantil é bastante amplo e exige qualificação e estudo constante, além de dedicação, amor e vontade de transformar o mundo.
Referências Bibliográficas
CAIADO, Elen Campos. A atuação do professor na educação infantil. Disponível em <https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/a-atuacao-professor-educacao-infantil.htm>. Acesso em 09 de julho de 2020.
PORTAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Orientações didáticas. Disponível em <http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/educacao_infantil/orientacoes_didaticas.aspx>. Acesso em 09 de julho de 2020.
SILVA, Grabiele. A importância dos professores na Educação Infantil. Disponível em <https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/a-importancia-dos-professores-na-educacao-infantil>. Acesso em 09 de julho de 2020.
SMART BABY. O papel do professor na Educação Infantil. Disponível em <https://sistemasmartcare.com.br/papel-professor-educacao-infantil/>. Acesso em 09 de julho de 2020.

Outros materiais