Buscar

prova psicologia juridica


Continue navegando


Prévia do material em texto

1.	Silvia Tatiana Maurer Lane (1933-2006) é considerada a "dama da psicologia social brasileira". Sua obra é marcada por intenso compromisso com a sociedade. Ela procurou realizar uma transformação social, mas partia do princípio de que uma revolução não deve ser armada, mas, sim, realizada com ética. Desta forma, qual é o enfoque da Psicologia Social? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Psicologia Social estuda como o comportamento é influenciado socialmente.
( ) A Psicologia Social estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais.
( ) A Psicologia Social concebe que o indivíduo começa a receber influência histórico-social desde o momento que nasce, ou até mesmo antes do nascimento. Neste sentido, a aquisição da linguagem é fundamental neste processo.
( ) A relação entre o indivíduo e a sociedade é o objeto de estudo da Psicologia Social.
( ) O enfoque da Psicologia Social é o estudo dos problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - V - F - F - F.
	b) V - F - V - V - F.
	c) F - F - V - F - V.
	d) V - V - F - V - V.
 
 
2.	Ramos (2003) expõe que a Psicologia Social estuda três ordens gerais de fenômenos. As pesquisas de psicologia social têm contribuído para uma compreensão mais ampla do psiquismo, por meio do estudo da consciência humana e da proposta de práticas psicossociais. Acerca do objeto de estudo da Psicologia Social, analise as seguintes sentenças:
I- Estuda o comportamento social e suas respectivas bases psicológicas.
II- O enfoque dos seus estudos são os fatores maturacionais e hereditários, que resultam no amadurecimento biológico.
III- Estuda o ser humano enquanto sujeito independente, que nasce com dons, potencialidades e aptidões, que são desenvolvidos no decorrer do amadurecimento biológico.
IV- Analisa a vida social, bem como as interações psicológicas das pessoas.
V- A Psicologia Social examina como a personalidade é influenciada pelos grupos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. Introdução à psicologia social. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	b) As sentenças I, IV e V estão corretas.
	c) As sentenças III, IV e V estão corretas.
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
 
 
3.	Segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski (1999), embora existam inúmeras formas de conceituar atitude, as atitudes sociais contam com três componentes claramente discerníveis: o componente cognitivo, o componente afetivo e o componente comportamental. Sobre eles, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O componente cognitivo diz respeito à representação cognitiva que criamos a respeito das coisas.
( ) O componente afetivo pode ser definido como o sentimento pró ou contra um determinado objeto social.
( ) O componente comportamental nos leva ao componente afetivo.
( ) O componente comportamental é determinado pelas atitudes que possuem um componente ativo e coerente com as cognições e afetos envolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia social. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
	a) V - F - V - F.
	b) F - V - F - F.
	c) V - V - F - V.
	d) F - F - V - V.
 
 
4.	Para a psicologia social cognitiva, as atitudes podem ser modificadas, embora sejam relativamente estáveis. O trabalho proposto por esta corrente, para que as atitudes sejam modificadas, envolve estratégias que se destinam a cada um dos componentes que formam as atitudes. Desta forma, o trabalho segue uma determinada ordem sequencial, para cada componente. Observe os componentes a seguir:
I- Componente afetivo.
II- Componente cognitivo.
III- Componente comportamental.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) I - III - II.
	b) II - I - III.
	c) III - I - II.
	d) I - II - III.
 
 
5.	"A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias, a partir da análise dos problemas cotidianos da comunidade, marca a produção teórica e prática da psicologia social comunitária" (CAMPOS, 2003, p. 10). Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- A psicologia comunitária tem como intuito educar e politizar. Prima pelos direitos humanos e procura contribuir para a melhora da qualidade de vida.
II- A prática da psicologia comunitária se destina principalmente para os grupos com melhores condições econômicas e mais acesso à cultura.
III- Cabe ao psicólogo social comunitário realizar o diagnóstico, planejar as práticas e executá-las na população-alvo, embora esta não entenda os objetivos das técnicas psicológicas e não seja participativa no decorrer das práticas.
IV- A ação do psicólogo social comunitário abrange conhecimentos acerca da saúde pública, da administração, bem como gestão e supervisão dos serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
 
 
6.	A Psicologia Comunitária é uma abordagem articulada a uma visão totalizante do social e busca a explicitação de um compromisso social e político, baseado na prática concreta no campo social. Seguindo esta vertente, assinale a alternativa INCORRETA:
	a) A abordagem é interdisciplinar, mas o trabalho é feito individualmente.
	b) Busca-se a efetiva participação comunitária.
	c) A prioridade básica são as classes populares.
	d) A ênfase está na pessoas.
 
 
7.	Durante a Revolução Socialista, que ocorreu na Rússia em 1917, Lev Vygotsky desenvolveu o seu trabalho que se tornou a base da psicologia sócio-histórica. Ele escreveu sua teoria em meio à guerra civil, à escassez de alimentos, ao caos econômico e à apreensão da população. O próprio Vygotsky contraiu tuberculose em decorrência dessas circunstâncias. A psicologia sócio-histórica é uma abordagem que parte do pressuposto de que o homem é um ser histórico-social, ou seja:
	a) O contexto em que vivemos não interfere na nossa subjetividade, uma vez que o fator biológico é o predominante.
	b) Ele se constitui como homem através das relações que estabelece com os outros sujeitos, mediadas pela linguagem.
	c) Nascemos prontos, com uma essência impregnada em nosso DNA, que determina o nosso presente e futuro.
	d) Os aspectos orgânicos, cognitivos e espirituais determinarão a personalidade do sujeito. Portanto, a cultura não influi no destino humano individual.
 
 
8.	A Psicologia Social é uma área do conhecimento diretamente relacionada com outras áreas. Entre estas outras áreas temos como exemplo a Sociologia, a Antropologia, a Filosofia, as Ciências Sociais, a Ciência Política e outros segmentos da Psicologia. Sobre algumas destas áreas mencionadas, analise as sentenças a seguir:
I- Na Antropologia, temos que o seu objeto de estudo são os problemas fundamentais acerca da natureza da realidade, do valor e do conhecimento. Seu método é distinto ao da Psicologia Social.
II- A Filosofia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de forma totalizante, isto é, envolvendo todas as suas dimensões. 
III- A Sociologia é a área que estuda a sociedade, as instituições sociais e as relações sociais. Pode ser considerada uma "teoria da sociedade". Seu objeto de estudo é quase idêntico ao da Psicologia Social, o que as difere é a maneira como estudam este objeto, seus processos investigativos e a formulação das suas perguntas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) Somente a sentença III está correta.
	b) Somente a sentença I está correta.
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	d) As sentençasI e II estão corretas.
 
 
9.	Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2002), as três maiores tendências teóricas da Psicologia, neste século, são o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise. Sobre estas teorias, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
	a) Situações experimentais com seres humanos e animais são métodos de estudo da Gestalt.
	b) São representantes da Psicanálise: Freud, Lacan e Jung.
	c) O objeto de estudo do Behaviorismo é o comportamento humano observável.
	d) São representantes do Behaviorismo: Watson e Koffka.
 
 
10.	Durante a Segunda Guerra Mundial, os cientistas sociais desenvolveram diversificadas pesquisas, fizeram levantamentos sobre a adequação dos soldados à vida do exército, sobre as participações deles nas batalhas e sobre as decorrências destas participações. Acerca da história da Psicologia Social, analise as sentenças a seguir:
I- O objetivo das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas sociais, na Segunda Guerra, era o de avaliar a eficácia das diferentes formas de instruir as tropas, bem como para a solução de problemas técnicos relativos à mensuração das atitudes e à predição do comportamento.
II- A Psicologia Social é tipicamente considerada uma ciência americana.
III- No ápice da Segunda Guerra, o governo americano fez expressivos investimentos para as pesquisas em Psicologia Social, visando a auxiliar os soldados a superarem os traumas dos combates.
IV- As raízes da Psicologia Social estão no solo intelectual de toda a tradição ocidental; todavia, seu atual florescimento é condecorado como um fenômeno caracteristicamente americano.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
 
 
A