Buscar

prova discursiva técnicas de gênero e pintura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	
	
	
	Disciplina:
	Técnicas e Gêneros de Pintura (ART103)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513392) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20839027
	Nota da Prova:
	3,20
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A tinta acrílica é uma técnica atual, que substitui a pintura a óleo e muitos artistas contemporâneos a utilizam. Esta técnica possui certas propriedades que diferem da tinta a óleo na composição, na durabilidade e no acabamento de uma obra. Descreva as vantagens da utilização dessa técnica.
	Resposta Esperada:
O que faz com que tenha alcançado tantos adeptos é sua rapidez impressionante na secagem, aliada à durabilidade do material. Outra vantagem das tintas acrílicas é que o solvente utilizado é a água. Existem os médiuns, brilhantes, foscos, espessantes e pastas de modelagem dos mais variados tipos, suscetíveis de serem coloridos na massa ou incorporados das mais diversas maneiras; os vernizes finais, viscosos ou em spray, os que podem ser aplicados à tintura para promover maior transparência, outros para reduzir a velocidade de secagem. Acrílicos secam em 30 minutos mais ou menos e, após a secagem, não são solúveis em água, permitem uma sobreposição em poucas horas, e não craquelam como as tintas a óleo.
	2.
	Na história da pintura, o retrato se afirma como gênero autônomo desde o século XIV, após ter sido utilizado no Egito, no mundo grego e na sociedade romana, com finalidades diversas: comemorativa, religiosa, funerária etc. Descreva as principais funções ou ideias gerais do retrato.
	Resposta Esperada:
O termo retrato vem do verbo latino retrahere, que significa copiar. Possui a mesma natureza da mimese. Na pintura, o retrato se dá quando algum indivíduo (ou mais de um) é representado na tela. Esse processo pode se dar a partir de alguma imagem impressa, de uma lembrança, ou com base em um modelo vivo. Essa prática, inclusive, é muito utilizada até hoje nas academias para o estudo minucioso do corpo humano (formas, proporções, luz e sombra).
Pode-se observar esse gênero na arte egípcia, grega e romana, até seu auge no século XIV, quando ganha autonomia. Em cada época ele adquiriu uma funcionalidade, seja de cunho funerário, religioso ou mesmo comemorativo.
O retrato ganha destaque e se desenvolve tecnicamente na Renascença. Desse modo, podemos afirmar que é o precursor da fotografia.
Parte inferior do formulário
Pressione o

Mais conteúdos dessa disciplina