Buscar

Arcenio Munguambe Estatistica 1pdf

Prévia do material em texto

1. O estudante: 
	 
	Nome: Arcenio Artur Munguambe 
	
	Curso: 
	Código do Estudante: 
	 
	Ano de Frequência: 1º ano 
	 
	 
	2. O trabalho 
	 
	Trabalho de: Estatística 
	Código da Disciplina: 
	Tutor: 
	Nº de Páginas: 7 
	Registo de Recepção por: 
	Data da Entrega: 07/05/2020 
	 
	 
	3. A correcção: 
	 
	Corrigido por: 
	 
	Cotação (0 – 10): 
	 
	4. Feedback do Tutor: 
 
 
 
	 
 
 
 
 
Xai-Xai, Maio de 2020 
Titulo: Relevância de dados estatísticos para economia de Moçambique 
 
1. Introdução 
O presente trabalho tem como tema em foco, Relevância de dados estatísticos para economia de Moçambique, com objecrtivo de elucidar que a economia de Moçambique depende em grande parte de estatística. Os dados estatísticos melhor para tomar decisões, traçar metas, definir estratégias ou qualquer outra ação que envolva uma organização pública ou privada. 
A estatística é definida como um conjunto de métodos e técnicas que envolve todas as etapas de uma pesquisa, desde o planeamento, coordenação, levantamento de dados por meio de amostragem ou censo, aplicação de questionários, entrevistas e medições com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo, a consistência, o processamento, a organização, a análise e interpretação dos dados para explicar fenômenos socioeconômicos. 
Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos, engenharia agronómica, índice de preço e contas nacionais. Ajudam o Governo a entender melhor sua população para uma boa tomada de decisão. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2. Revisão da literatura 
2.1.Conceitos 
A palavra estatística tem origem na palavra em latim status, traduzida como o estudo do Estado e significava, originalmente, uma coleção de informação de interesse para o estado sobre população e economia. Essas informações eram coletadas objetivando o resumo de informações indispensáveis para os governantes conhecerem suas nações e para a construção de programas de governo. 
Para Carvalho (2006), os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia, e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planeamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade. 
Segundo Vieira (2013), a estatística é a ciência que fornece os princípios e a metodologia para coleta, organização, apresentação, resumo, análise e interpretação de dados. 
A palavra estatística pode ser utilizada para designar dados numéricos, como, por exemplo, estatísticas esportivas ou estatísticas financeiras. Entretanto, a palavra pode também se referir à estatística como uma disciplina própria da mesma forma que a matemática ou a economia. 
(Ara, et al. 2003). 
A estatística pode ser definida como um ramo da matemática interessado nos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises. 
 
2.2.Relevância da Aplicação de Dados na Economia de Moçambique 
A estatística tem sido utilizada na pesquisa científica nas mais variadas áreas do conhecimento, visando à otimização de recursos econômicos e de processos de produção, bem como ao aumento da qualidade e produtividade, nas questões judiciais, na medicina, em pesquisas envolvendo levantamentos por amostragem, em previsões de safras e em muitos outros contextos. Trata-se de uma ciência multidisciplinar, que vem sendo empregada nos diferentes ramos do conhecimento, dentre eles a agronomia, biologia, direito, economia, engenharia, farmácia, física, geologia, hidrologia, matemática, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, química e sociologia) (Ignácio, 2010). 
Praticamente todas as informações divulgadas pelos meios de comunicação provêm de alguma forma de pesquisas e estudos estatísticos. O crescimento populacional, os índices de inflação, emprego e desemprego, o custo da cesta básica, os índices de desenvolvimento humano são alguns exemplos de pesquisas divulgadas pelos meios de comunicação e que se utilizam dos métodos estatísticos. 
· Censos Demográficos e o dimensionamento de demandas para políticas públicas 
As estatísticas públicas, especialmente aquelas levantadas nos Censos Demográficos, têm sido fundamentais na formulação de políticas públicas nos três níveis de governo, ao permitirem a elaboração de diagnósticos socioeconômicos com abrangência temática, detalhe territorial e comparabilidade histórica. Indicadores de renda e pobreza, de acesso domiciliar a saneamento básico, energia elétrica e pavimentação, de ocupação, subocupação e desemprego de chefes de família, de evasão e atraso escolar de crianças, de analfabetismo de adultos, de mortalidade de jovens, de migração e deslocamentos para escola e local de trabalho são essenciais para o dimensionamento de demandas sociais, proposição de políticas e programas e para orientação do investimento público e privado em infraestrutura urbana e serviços. 
· Aplicação da estatística no desenvolvimento social 
De acordo com Paris (2007), a redução da pobreza e o desenvolvimento mundial estão diretamente ligados com a estatística. Sua utilização está associada desde a elaboração até a implementação de políticas sociais. A assim também serve para avaliar o desempenho destas políticas junto à sociedade. Números confiáveis demonstram de forma clara a realidade socioeconômica da população. 
· Estatísticos na engenharia agronómica 
Na engenharia agronômica a estatística tem sido utilizada de forma constante em diferentes aplicações. A Empresa Moçambicana do Sector Agrário utiliza métodos estatísticos visando ao aprimoramento de produtos agrícolas, para definir quais os modos mais eficientes de produzir alimentos. 
· Estatísticas na economia 
A Estatística é importante no desenvolvimento da economia nacional, Trazem informações sobre os principais sectores da economia: comercio, industria, construção civil e serviços. Onde a partir do levantamento, por amostra, em estabelecimentos de cada sector, onde essas tabelas estatísticas podem-se investigar as ocorrências de variações, de médias, de desvio padrão e daí se extrair diversas conclusões de suma importância para as decisões económicas. 
· Estatística no Índices de preços 
Produzidos continua e sistematicamente, os índices de preços ao consumidor permitem acompanhar, mensalmente, o comportamento dos preços dos principais produtos e serviços consumidos pela população 
· Estatísticos nas contas nacional 
Oferece uma visão de conjunto da economia e descreve os fenómenos essenciais que constituem a vida económica: produção, consumo, acumulação e riqueza, oferecendo também uma representação compreensível e simplificada, porem completa, deste conjunto de fenómenos e das suas inter-relações. 
 
 
 
 
 
 
 
3. Considerações finais 
A importância dos dados estatística na economia de Moçambique, pode ser vista através da sua utilização ao nível da área científica nas mais variadas áreas do conhecimento, visando à otimização de recursos econômicos e de processos de produção, bem como ao aumento da qualidade e produtividade, nas questões judiciais, na medicina, em pesquisas envolvendo levantamentos por amostragem, em previsões de safras e em muitos outros contextos. 
O crescente uso da estatística vem ao encontro da necessidade de realizar analises e avaliações objectivas, fundamentadas em conhecimentos científicos. Os gestores públicos estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter informações essenciais que auxiliem suas analises sobre a conjuntura económica e social. 
Enfim, pode se concluir que a importância de utilizar cálculos da estatística como solução de problemas do governo está em permitir a visão da real situação do país. Quando se sabe como o paíssitua-se, facilita-se a análise de cada setor, bem como a interligação de ferramentas para auxiliar na identificação e resolução de problemas. Cada ferramenta possui sua importância, porém a junção delas com um vasto conhecimento adquirido através de experiências e também do restante das áreas tornam a tomada de decisão mais correta. Assim sendo, as ferramentas estatísticas permitem ao governo a oportunidade do crescimento e desenvolvimento do país. 
 
 
 
 
 
 
 
Referencias bibliográficas 
Ara, A. B.; MUSETTI, A. V.; SHNEIDERMAN, B. Introdução à estatística. São Paulo: Egard Blucher: Instituto Mauá de Tecnologia, 2003.152p. 
Carvalho, S. Estatística básica. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2006. 464p. 
Ignácio, S.A. Importância da Estatística para o Processo de Conhecimento e Tomada de Decisão. Curitiba, Brasil. 2010. 
Peris21 (2010). Avaliar a redução da pobreza: importância da estatística no desenvolvimento mundial. Disponível em: <http://paris21.org/documents/2575.pdf. Acesso em: 5 de Maio de 2020. 
 
 
 
2 
 
1

Continue navegando