Buscar

Arte contemporanea de Beatriz Milhazes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciep 384 Gonçalves Dias
Profª. Adriana Godinho Arte Data: ___/___/​​​___ 2º Ano Turma: ____________
Aluno(a):________________________________________________________________________
 A Arte Contemporânea de Beatriz Milhazes
Beatriz Ferreira Milhazes nasceu no Rio de Janeiro em 1960. Beatriz faz parte do grupo de artistas conhecidos como a Geração 80. Artistas plásticos que despontaram após a exposição no Parque Lage na década de 1980, intitulada Como Vai você, Geração 80, por terem resgatado a técnica tradicional do uso do óleo sobre tela. Beatriz trouxe novos elementos e inventou novas formas de trabalhar a pintura. Desenvolveu técnica que consiste na aplicação de pintura sobre pedaços de plásticos, sobrepondo uma camada sobre a outra, e desta forma passando a imagem gradualmente para tela. Em seus ateliês – espaço de criação e experimentos.
A obra “O Mágico” foi comprada por mais de 1 milhão de dólares
Em 1995, Beatriz resolve fazer um curso com os artistas Solange Oliveira e Valério Rodrigues, espaço de efervescência cultural, procurado pelos talentos que despontavam e se firmavam nessa década. E assim a artista fluminense ganha destaque em mostras internacionais nos Estados Unidos, passando a integrar acervos de museus como MOMA, Guggenheim e Metropolitan, em Nova York, entre outros
O nome de Beatriz Milhazes começou a circular fora do país em 1993, na publicação inglesa da Phaidon Press, saiu em setembro com uma seleção super-rigorosa de pouco mais de 100 nomes de pintores contemporâneos de todo o mundo. Apenas dois artistas brasileiros foram citados por críticos e curadores: Beatriz Milhazes e Adriana Varejão.
Entre 1998 e 2004 participou da Bienal de São Paulo, em 2003, da Bienal de Veneza(Itália) e, em 2006, da Bienal de Xangai (China). Museus na Europa e Estados Unidos expõe suas obras: O Reina Sofia, em Madri e o Metropolitan Museum of Art e MOMA, em Nova Iorque.
Entre outubro de 2002 a janeiro 2003 Beatriz realizou no Rio de Janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil a exposição Mares do Sul, porém sua grandiosa exposição no Brasil aconteceu na Pinacoteca de São Paulo no final de 2008. Ocupou a maior sala da Estação. Também realizou intervenções nas janelas do espaço, utilizando materiais translúcidos, manipulando as diversas formas de incidência de claridade sobre as janelas.
Exposição Mares do Sul
Janelas da Pinacoteca – intervenção da artista
 Intervenção no metro de Londres
Beatriz continua buscando desafios, recentemente passou a criar vitrais e intervenções mais incisivas no espaço público. Beatriz Milhazes é considerada na atualidade um dos maiores expoentes da pintura contemporânea nacional e internacional.
 Atividade
1- Fazer uma composição( desenho) de uma intervenção num espaço público de sua comunidade, baseada na arte contemporânea de Beatriz Milhazes: ( escolher um espaço em seu bairro ou cidade para projetar seus desenhos contemporâneos)
OBS: Trazer pronto na próxima aula para a professora dar o visto. Valerá ponto de participação.

Continue navegando