Buscar

2 AV_Anatomorfofisiologia do Sistema Cardiorespiratório e Nervoso

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Anatomorfofisiologia do Sistema Cardiorrespiratório e Nervoso (17498)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( ) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	
Parte superior do formulário
	1.
	O cerebelo é um órgão do sistema nervoso, sendo encontrado entre o cérebro e o tronco encefálico, conectado ao tálamo e à medula espinhal através de muitas fibras nervosas. O nome cerebelo deriva do latim e significa pequeno cérebro. Anatomicamente, pode-se distinguir no cerebelo o vérmis e dois hemisférios cerebelares (direito e esquerdo). O cerebelo é composto por uma parte central de substância branca, coberta por uma fina camada de substância cinzenta, que representa o córtex cerebelar. São exemplos de doenças clínicas que surgem em decorrência de lesões na respectiva estrutura: síndrome do vérmis e ataxia de Friedreich, uma doença degenerativa hereditária. Sobre a função do cerebelo enquanto estrutura funcional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Participa na regulação do tônus muscular e postura, planejamento de movimentos voluntários e aprendizagem motora.
(    ) Participa ativamente no comando da fala.
(    ) Participa diretamente no processo de deglutição.
(    ) Participa apenas no auxílio da manutenção do equilíbrio corpóreo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - F.
	
	b) F - V - F - F.
	
	c) F - F - F - V.
	
	d) F - F - V - F.
	2.
	Meninges são membranas que envolvem o Sistema Nervoso Central (SNC), ou seja, o encéfalo e a medula espinhal. Essas membranas são constituídas por tecido conjuntivo e são formadas basicamente por três camadas. Essas membranas são extremamente importantes, uma vez que conferem proteção, estabilidade e absorção de impactos aos órgãos do SNC. Sobre as membranas que revestem o SNC, analise as opções a seguir:
I- Pia-máter.
II- Aracnoide e dura-máter.
III- Aracnoide e prote-máter.
IV- Revestimáter.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As opções II e III estão corretas.
	
	b) As opções I e II estão corretas.
	
	c) As opções I, II e III estão corretas.
	
	d) As opções III e IV estão corretas.
	3.
	A medula espinhal ou espinal, é um cordão cilíndrico, uma porção alongada do sistema nervoso central, continuação do bulbo, composto de células nervosas, localizada ao longo do seu eixo craniocaudal. Ao longo de seu comprimento, consiste nos segmentos cervical, torácico, lombar, sacral (sagrado) e coccígeo. Sua função é estabelecer a comunicação entre o corpo e o sistema nervoso e agir também nos reflexos, protegendo o corpo em situações de emergência em que é preciso uma resposta rápida frente a uma exposição e/ou risco. Acerca da medula espinhal, a referida estrutura faz parte de um sistema e está localizada no interior de um compartimento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sistema Nervoso Central e Coluna vertebral.
(    ) Sistema Nervoso Periférico e Caixa craniana (Calota craniana).
(    ) Sistema Nervoso Periférico e Coluna vertebral.
(    ) Sistema Nervoso Central e Caixa craniana (Calota craniana).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) F - V - F - F.
	
	c) V - F - F - F.
	
	d) F - F - F - V.
	4.
	A medula espinal, espinal medula ou medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, bem como é a continuação do bulbo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo craniocaudal. A medula espinhal possui como atribuição principal levar e trazer informações do encéfalo, advindo de todas as partes do corpo, com exceção da cabeça que é suprida pelos nervos cranianos. Os sinais que percorrem a medula espinhal são conhecidos como impulsos nervosos. Da mesma forma que o crânio protege o cérebro, as vértebras (cervicais, torácicas e lombares) também protegem a medula espinhal. Quando observada internamente em corte transversal, as substâncias cinzenta e branca da medula espinal estão subdivididas em regiões: os cornos medulares e os funículos. Sobre a denominação dos cornos medulares e sua posição anatômica nessas estruturas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Corno anterior.
(    ) Corno lateral.
(    ) Corno posterior.
(    ) Corno descendente e ascendente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - V - V - F.
	5.
	Os neurônios podem ser classificados de acordo com suas funções na condução dos impulsos e de acordo com a sua morfologia. Sobre como funcionalmente os neurônios podem ser, analise as sentenças a seguir:
I- Neurônios sensitivos (aferentes): recebem estímulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao sistema nervoso central.
II- Neurônios motores (eferentes): transmitem os impulsos ao órgão efetuador - músculo ou glândula (respostas ao estímulo).
III- Neurônios de associação ou interneurônios: estabelecem conexões entre os neurônios sensitivos e os neurônios motores.
IV- Neurônios bipolares: possuem apenas dois prolongamentos, partindo do corpo celular, um axônio e um dendrito. Estão presentes na retina, na orelha e na área olfatória.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	O bulbo, enquanto estrutura pertencente ao tronco encefálico, controla funções autônomas e retransmite sinais entre o cérebro e a medula espinhal. Essa estrutura também é responsável por controlar diversas funções autonômicas para o corpo. Sobre a função específica do bulbo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O bulbo contém núcleos responsáveis por controlar a frequência cardíaca, o ritmo respiratório e os reflexos, como o vômito.
(    ) O bulbo contém núcleos responsáveis por controlar a frequência cardíaca, o ritmo respiratório e a motilidade gastrointestinal.
(    ) O bulbo contém núcleos responsáveis por controlar a frequência cardíaca, o ritmo respiratório e os reflexos, como o vômito e o controle da dor.
(    ) O bulbo contém núcleos responsáveis por controlar estímulos excessivos da dor, por possuir receptores nociceptores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) F - V - F - F.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - F - F - F.
	7.
	Sistema nervoso é um conjunto de estruturas formado por ligações de nervos e órgãos do corpo, com a função de enviar e captar informações, mensagens e demais estímulos externos, assim como também respondê-los, além de ser o responsável por comandar a execução de todos os movimentos do corpo, sejam eles voluntários ou involuntários. Uma das principais importâncias do sistema nervoso consiste no monitoramento e na coordenação da atividade dos músculos, na movimentação dos órgãos e realiza a construção e finalização dos estímulos dos sentidos. O sistema nervoso divide-se em: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. Com relação ao Sistema Nervoso Central (SNC), e as estruturas que o compõem, analise as opções a seguir:
I- Medula espinhal e encéfalo.
II- Medula óssea e encéfalo.
III- Encéfalo e nervos.
IV- Nervos e medula espinhal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a opção III está correta.
	
	b) Somente a opção II está correta.
	
	c) Somente a opção IV está correta.
	
	d) Somente a opção I está correta.
	8.
	O sistema nervoso é a parte integrante do organismo que transmite sinais entre as suas diferentes partes e coordena as suas ações voluntárias e involuntárias. Na maioria das espécies, esse sistema se constitui em duas partes principais. Sobre essas partes, analise as opções a seguir:
I- Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
II- Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Espinhal.
III- Sistema Nervoso Espinhal e Sistema NervosoPeriférico
IV- Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Simpático.
V- Sistema Nervoso Parassimpático e Sistema Nervoso Simpático.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a opção II está correta.
	
	b) Somente a opção III está correta.
	
	c) As opções IV e V estão corretas.
	
	d) Somente a opção I está correta.
	9.
	Para garantir a proteção do sistema nervoso central, há três membranas fibrosas que o envolvem. Nesse sentido, podemos destacar algumas estruturas que as compõem. Sobre a denominação dessas estruturas, analise as opções a seguir:
I- Meninges.
II- Pleuras.
III- Fáscias.
IV- Aponeurose.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a opção III está correta.
	
	b) Somente a opção II está correta.
	
	c) Somente a opção I está correta.
	
	d) Somente a opção IV está correta.
	10.
	O líquido cerebrospinal é um exsudato do plasma sanguíneo, produzido nos ventrículos cerebrais (ventrículos laterais, terceiro ventrículo e quarto ventrículo), em regiões especializadas denominadas plexos corioides. Essas estruturas são formadas por capilares sanguíneos fenestrados, revestidos por células ependimárias. A composição do líquido cerebrospinal é diferente do plasma sanguíneo em relação à concentração de proteínas, sais, íons, aminoácidos, lipídios e resíduos do metabolismo. Sua produção é constante. É um fluido corporal estéril e de aparência clara e/ou translúcida, que ocupa o espaço subaracnóideo no cérebro, entre as membranas aracnoide e pia-máter das meninges e no espaço subaracnóideo na medula espinhal. Sua função primordial é a de proteger o tecido cerebral e a medula espinhal. Assim, ele serve de amortecedor diante de impactos do sistema nervoso central e do crânio, ou dos ossos circundantes. Sobre os locais que o líquido cerebrospinal circula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ventrículos cerebrais.
(    ) Canal central da medula espinal.
(    ) Espaço subaracnoideo.
(    ) Canal vertebral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - F - F - V.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina