Buscar

Sociedades Ágrafas e História Antiga (HID17) Discursiva Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedades Ágrafas e História Antiga (HID17)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513942) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20015346
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Legião Romana foi a maior expressão militar do exército romano. Possuía mais de cinco mil soldados, o que fez do exército romano uma das maiores organizações militares de toda história. Contudo, dificuldades passadas pelo Império contribuíram para que fosse necessário contratar soldados de outros povos, a fim de manter a hegemonia de controle territorial do império. Descreva as dificuldades passadas pelo Império Romano que forçaram o exército a contratar mão de obra de soldados bárbaros (não romanos) para as legiões romanas.
	Resposta Esperada:
- As primeiras ocupações dos bárbaros nas fronteiras do Império Romano foram pacíficas, pois o exército romano necessitava de novos integrantes para mão de obra no campo e nas atividades militares.
- A fundação do Império Bizantino (Oriente) fragilizou o equilíbrio e a segurança de Roma contra as invasões bárbaras. Com isso, o Ocidente ficou mais aberto às invasões por volta do século III a.C.
- O Império Romano passava por um desgaste de ordem social, político e administrativo e tentou restabelecer o domínio através da instituição da autoridade máxima do imperador.
- Os povos germânicos invadiram o Império Romano em busca de novas terras. Em algumas situações, indivíduos dos povos bárbaros foram aceitos no exército e no sistema público de cidadania.
- Com a expansão do Império Romano para o norte da África, sul da Europa e parte do Oriente, o território romano se tornou grande o suficiente para gerar uma crise de domínio administrativo frente ao avanço de outros povos.
	2.
	Entre as sociedades indígenas, existe uma incrível variedade de culturas, modos de vida, costumes, línguas e rituais. Esta realidade é resultado de uma série de fatores, principalmente sobre as levas de povos advindos de diferentes lugares do mundo durante as grandes migrações, bem como o seu distanciamento no estabelecimento nas terras americanas. Disserte sobre a situação das populações indígenas no Brasil atual.
	Resposta Esperada:
Atualmente, existem no Brasil cerca de 315.000 índios e a maioria deles se situa na Floresta Amazônica. Na década de 1970, mediante os muitos problemas relacionados à posse de terras, a invasão de propriedades passou a ser discutida. 
No ano de 1988, formou-se a UNI - União das Nações Indígenas -, que promove uma série de programas em benefício das sociedades indígenas. A Constituição brasileira de 1988 garante aos nativos brasileiros o reconhecimento da posse das terras onde vivem. 
Os maiores problemas sofridos pelos povos indígenas atualmente é a luta pelo seu reconhecimento social e, além disso, a luta contra os latifundiários que tentam a todo custo tomar as terras para ampliar suas rendas.
Os índios sofreram violências de toda espécie: cultural, epidemias, perseguição, escravização e morte. Do contato com os europeus resultou uma população mestiça cuja expressão cultural e participação política é normalmente silenciada.
Parte inferior do formulário

Continue navegando