Buscar

Avaliação FINAL DISCURSIVA - Individual FLEX-Sociedades Ágrafas e História Antiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
Josiely dos Santos Fonseca (1266238)	
Disciplina:
Sociedades Ágrafas e História Antiga (HID17)
Avaliação:
Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:444109) ( peso.:4,00)
Prova:
11378876
Nota da Prova:
8,00
1.	Até algum tempo, havia uma única e conclusiva teoria sobre como ocorreu a migração do ser humano para o Continente Americano durante a Pré-história. Entretanto, esta certeza desapareceu com novas descobertas arqueológicas, em especial, com o trabalho da arqueóloga brasileira Niède Guidon no Sítio de São Raimundo Nonato (Piauí). Neste contexto, disserte sobre as duas teorias (hipóteses) que mencionam a migração do homem americano na Pré-história.
Resposta Esperada:
Uma das teorias ou hipóteses explica que a migração do ser humano para a América, na Pré-história, ocorreu através do Estreito de Bering, na junção entre o Alasca e a América do Norte. E isso ocorreu por volta de 13 mil anos.
Entretanto, a segunda hipótese complementar apresenta uma segunda rota indicada por descobertas nos sítios arqueológicos da América do Sul. Segundo tal teoria, a migração ocorreu através da Oceania e Polinésia há mais de 30 mil anos.
2.	A intensa entrada dos povos bárbaros e germânicos no Império Romano iniciou um amplo processo de alteração da história de Roma que ocasionou a queda do Império Romano do Ocidente. Desta frase, o conceito de ?povo bárbaro? e ?fim do Império? são questões muito discutidas e questionadas pela historiografia atual. Nesse contexto, descreva as circunstâncias que contribuíram para a entrada dos povos bárbaros no Império Romano do Ocidente.
Resposta Esperada:
- As primeiras ocupações dos bárbaros nas fronteiras do Império Romano foram pacíficas, pois o exército romano necessitava de novos integrantes para mão de obra no campo e nas atividades militares.
- A fundação do Império Bizantino (Oriente) fragilizou o equilíbrio e a segurança de Roma contra as invasões bárbaras. Com isso, o Ocidente ficou mais aberto às invasões por volta do século III a.C.
- O Império Romano passava por um desgaste de ordem social, político e administrativo e tentou restabelecer o domínio através da instituição da autoridade máxima do imperador.
- Os povos germânicos invadiram o Império Romano em busca de novas terras. Em algumas situações, indivíduos dos povos bárbaros foram aceitos no exército e no sistema público de cidadania.
- Com a expansão do Império Romano para o norte da África, sul da Europa e parte do Oriente, o território romano se tornou grande o suficiente para gerar uma crise de domínio administrativo frente ao avanço de outros povos.