Buscar

Resumo 45

Prévia do material em texto

Olá boa tarde Glaucia, esta atividade era para ter sido enviada dia 20 de março , porem me perdi na data e acabei confundindo com outra matéria e não fiz o envio, estou te enviando agora e queria muito que você considerasse minha atividade como realizada, reconheço que foi erro meu mesmo na confusão de datas , mas se puder levar em consideração que sempre estou presente nas suas aulas e prestando atenção , não gostaria de ficar sem a pontuação desta atividade . peço que pense com carinho no meu pedido.
 
 Resumo capítulo 45 
Funções básicas das sinapses e substâncias neurotransmissoras
 O sistema nervoso central recebe a cada minuto milhões de informações vindas de diferentes órgãos, com o intuito de determinar as respostas a serem executadas pelo corpo.
O sistema nervoso central contém mais de 100 bilhões de neurônios. Sinais aferentes chegam nestes neurônios através de sinapses localizadas principalmente nos dendritos neuronais, além das que chegam também no corpo celular.
Para diferentes tipos de neurônios pode haver desde poucas centenas ate cerca de 200.000 conexões sinápticas aferentes. Por outro lado, o sinal eferente deste mesmo neurônio trafega por um único axônio. Esse axônio, possui muitas ramificações distintas que se dirigem para outras regiões do SN ou da periferia do corpo.
Muitas atividades do SN se iniciam pelas experiencias sensoriais que excitam os receptores sensoriais. Essa experiencia sensorial pode provocar uma reação cerebral imediata ou esta informação pode ser armazenada no cérebro sob a forma de memória por minutos, semanas ou anos, e determinam reações do organismo em uma data futura.
O papel final mais importante do SN e o de controlar diversas atividades do corpo.
A função mais relevante do SN é a de processar as informações aferentes de maneira que sejam efetuadas respostas mentais motoras apropriadas.
 O papel das sinapses no processamento de informações.
A sinapse é onde é o ponto de confluência entre um neurônio e o neurônio seguinte.
 As sinapses determinam as direções em que os sinais nervosos vão se distribuir através do SN. Algumas sinapses transmitem sinais de um neurônio para outro neurônio com facilidade, enquanto outros transmitem sinais mais com dificuldades.
Sinais facilitadores ou inibitórios vindo de diferentes áreas do SN pode controlar a transmissão sináptica, as vezes abrindo ou fechando a para a transmissão. portanto as sinapses executam uma ação seletiva, algumas vezes bloqueando sinais fracos e deixando passar somente sinais mais fortes e em outros momentos selecionando e amplificando determinados sinais fracos e frequentemente transmitindo tais sinais em muitas direções em vez de restringi-los a uma única direção.
O armazenamento de informações é chamado de memória, é uma função executada pelas sinapses.
Três níveis principais do SNC possuem características funcionais especificas:
1 – O nível da medula espinhal 
2- O nível cerebral inferior ou nível sub cortical
3- O nível cerebral superior ou nível cortical 
Sinapse do Sistema nervoso central
A informação é transmitida no SNC principalmente na forma de potenciais de ação, chamados impulsos nervosos, mas além disso cada impulso pode ser bloqueado na sua transmissão de um neurônio para outro, pode ser transformado de um impulso único em impulsos repetitivos , ou pode ainda ser integrado a impulsos vindos de outros neurônios para gerar padrões de impulsos altamente complexos em neurônios sucessivos.
Todas estas funções podem ser classificadas como funções sinápticas.
Tipos de sinapses:
Químicas: o primeiro neurônio secreta no seu terminal uma substância química chamada de neurotransmissores, que atuam em proteínas receptoras presente na membrana do neurônio subsequente para gerar a excitação, inibição ou modificar a sensibilidade desta célula.
Sinapse elétrica: são caracterizadas por canais que conduzem eletricidade de uma célula para a próxima. A maioria destas sinapses consistem em pequenas estruturas tubulares proteicas, chamadas de junções comunicantes que permitem o movimento livre de íons do interior de uma célula para o interior de outra célula;
Nas sinapses químicas possuem uma característica, est estrutura sempre transmitem os sinais em uma direção do neurônio pré- sináptico para o neurônio pós-sináptico . já na elétrica os sinais são transmitidos em ambas as direções.
Principais neurotransmissores:
Dopamina: Sua função principal é ativar os circuitos de recompensa do cérebro, neurotransmissor do prazer.
Endorfina: esta associada a sentimentos de euforia e redução da dor.
Gaba: quando esta elevada melhora o foco e quando esta baixa causa ansiedade contribui também para o controle motor e a visão.
Glutamato: atua regulando o desenvolvimento e a criação de novos caminhos nervosos está relacionado com a memória e o aprendizado.
Histamina: regula as funções térmicas do corpo relacionadas ao despertar, atua também, regulando a fisiologia do intestino, o fluxo sanguíneo e respondendo a quadros de inflamação.
Serotonina: contribui para a sensação de bem estar, ajuda na regulação do sistema digestivo, no sono.
Noradrenalina: atua contraindo os vasos sanguíneos e aumentando o fluxo de sangue.
Acetilcolina: ativa a contração muscular no corpo, está relacionada também a atenção e ao despertar.

Continue navegando