Buscar

Corossão

Prévia do material em texto

Rebeca Menegaldo
1.     Explique como funcionam e procure um exemplo das pilhas:
 
A) Pilha de Concentração Diferencial.
Pilha de concentração iônica diferencial: esta pilha surge sempre que um material metálico é exposto a concentrações diferentes de seus próprios íons. Ela ocorre porque o eletrodo torna-se mais ativo quando decresce a concentração de seus íons no eletrólito.
B) Aeração Diferencial. 
A pilha (ou célula) de aeração diferencial (ou de "oxigenação diferencial") é uma pilha que é constituída por eletrodos de um só material metálico em contato com um mesmo eletrólito (substância que é dissolvida em uma solução para dar condução elétrica à mesma), mas apresentando áreas com diferentes teores de gases dissolvidos.
C) Ação Local. 
Quando ânodos e cátodos se encontram em contacto direto, em presença de um eletrólito, forma-se a designada pilha de ação local, sendo também característica deste tipo de pilha a existência de um elevado número de pilhas locais.
D) Ativa passiva. 
Pilha ativo-passiva: Ocorre em materiais que formam películas apassivadoras, aquelas que são formadas por um processo corrosivo mas que tem ação protetora, recobrindo a superfície de um material metálico e impedindo que o processo corrosivo tenha continuidade.
E) Pilhas de Eletrodos Diferentes.
As pilhas são sempre formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrodo positivo é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é o ânodo e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito é também chamado de ponte salina e é a solução condutora de íons.
 
2.     Faça um portifólio de uma peça que sofreu corrosão: foto, histórico da peça, qual pilha de corrosão apresenta, qual meio de corrosão, reações envolvidas e forma de corrosão.

Continue navegando