Buscar

Redação os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil
	
	A série norte-americana “Atypical” retrata o cotidiano de Sam, um adolescente autista que, em meio as limitações de sua condição, busca sua própria independência e tenta encaixar-se na sociedade. De maneira análoga, as dificuldades encontradas pelo personagem assemelham-se à realidade das pessoas com autismo atualmente, visto que inúmeros são os desafios da inclusão desses indivíduos no Brasil. Nessa perspectiva, convém analisar os fatores que influenciam a inercial problemática.
	A princípio, a falta de conhecimento acerca do autismo constitui um dos principais entraves para inclusão de tais indivíduos na sociedade. Segundo Schopenhauer, filósofo alemão, os limites do campo da visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo que a cerca. Nesse sentido, tendo em vista que o autismo só foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da OMS em 1993, a incompreensão da condição autista delimita a integração dos sujeitos, uma vez que tudo que é desconhecido causa medo e alienação e, consequentemente, leva ao preconceito e a discriminação. Portanto, é preciso criar mecanismos que objetivem a informação do corpo social, para, assim, possibilitar a inclusão desses cidadãos.
	Outrossim, a inadequação do sistema educacional e do corpo docente nas escolas também é um impasse para a exclusão dos autistas. De acordo com Aristóteles, o homem é um ser social e a vida em sociedade é essencial para a sua realização pessoal e busca pela felicidade. Uma vez que, para o filósofo, a felicidade só pode ser encontrada em uma sociedade justa e igualitária, é indubitável que para minimizar os efeitos da doença dos sujeitos compreendidos pelo Transtorno do Espectro Autista e torna-los adultos incluídos na sociedade, faz-se necessária a garantia da qualidade e equidade na educação, compreendendo e atendendo as necessidades singulares desse indivíduo e, assim, assegurar plenamente o bem-estar e desenvolvimento social. Logo, é imprescindível o ajustamento do sistema de educação, em conformação com as necessidades individuais de cada grupo. 
	A inclusão de pessoas com autismo no Brasil representa um desafio e, por conseguinte, medidas devem ser adotadas. Cabe à mídia, com campanhas, divulgar informações sobre o autismo, suas características e atentar para a importância de integrar esses indivíduos e respeitar suas diferenças, a fim de incentivar o respeito e sentimento de inserção de modo generalizado. Ademais, convém ao Ministério de Educação, por meio de treinamentos, palestras e orientações, com profissionais da área médica e psicológica, promover a qualificação dos profissionais da educação, para que, assim, haja conhecimento sobre como proceder com alunos portadores de autismo, visando seu desenvolvimento e convivência social. Com essas medidas, será possível, gradativamente, minorar os preconceitos e garantir que, o desejo de adaptação, como o do personagem Sam, seja garantido para todos os indivíduos.

Outros materiais