Buscar

PROVA II Contabilidade Áreas Diversas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jucimere Bittencourt Martins (935537)
	
	Disciplina:
	Contabilidade Áreas Diversas (CTB42)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:447526) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9740210
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em 31/12/X1, a Cooperativa COOPERA efetuou o seguinte lançamento contábil:
Débito: saldo à Disposição da Assembleia.
Crédito: RATES (lucro).
Crédito: RATES (sobras).
Crédito: Reserva Legal.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a descrição dos fatos relativos ao lançamento efetuado:
	 a)
	Registro da Distribuição de Sobras e Lucro, para posterior destinação legal.
	 b)
	Registro das destinações legais.
	 c)
	Registro da baixa de Reserva Legal e realização da RATES.
	 d)
	Registro da Distribuição de Sobras e Lucro aos associados.
	2.
	Os resultados obtidos por atos cooperativos são sobras, e com atos não cooperativos são lucros. A separação destes atos é fundamental para o registro contábil evidenciar a realidade dos fatos. Quanto ao lançamento contábil de transferência das sobras e dos lucros, realizado no encerramento do exercício, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Lucros a Distribuir.
Crédito - Sobras a Distribuir.
	 b)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Saldo à disposição da AGO.
	 c)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Saldo a Distribuir.
	 d)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - Sobras do Exercício.
Crédito - Lucro do Exercício.
	3.
	Na cooperativa, a distribuição das sobras e dos lucros é proporcional à função de cada cooperado nos serviços prestados pela sociedade cooperativa. Assim, quando se tem sobras ou lucros nas cooperativas, pode-se afirmar que sua origem está associada a um elemento. Sobre esse elemento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nos atos cooperativos e atos não cooperativos.
	 b)
	Nas despesas e atos não cooperativos relacionados à administração.
	 c)
	Nos registros de dispêndios e ingressos financeiros.
	 d)
	Nos gastos incorridos e dispêndios relativos à administração.
	4.
	As sociedades cooperativas distinguem-se das demais sociedades por características próprias. No entanto, assemelham-se às demais sociedades, pois contabilmente suas atividades necessitam de registro, acompanhamento e análise constante para exposição aos cooperados e as informações dos processos de decisão que contribuem para sua continuidade. Com base nesta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Adesão voluntária, com número ilimitado de associados, impossibilidade técnica de prestação de serviços.
(    ) Complexidade do capital social representado por quotas-partes.
(    ) Não ter acesso às quotas-partes do capital de terceiros, estranhos à sociedade.
(    ) Retorno das sobras líquidas do exercício, proporcionalmente às operações realizadas pelo associado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	As cooperativas parecem ter por princípio um ditado antigo, muito conhecido e valorizado: a união faz a força. São constituídas com o desejo de criar voluntariamente uma sociedade e trabalhar juntas em torno de um objetivo comum, no caso das cooperativas habitacionais, formar uma poupança para adquirir um terreno e construir moradias. Sobre as características das cooperativas habitacionais, analise as sentenças a seguir:
I- O objetivo é a construção e aquisição de imóveis, e sua integração sociocomunitária permite que cooperados juntem seus recursos num processo de ajuda mútua e direitos iguais.
II- O papel da cooperativa é o de viabilizar obras de construção ou a aquisição, oferecendo ao cooperado todo tipo de serviços relacionados à obra ou à aquisição do imóvel.
III- Uma das vantagens com relação aos planos tradicionais para a aquisição de imóveis é a construção a preço de mercado.
IV- Uma das vantagens com relação aos planos tradicionais para a aquisição de imóveis é que o cooperado termina seus pagamentos quando a construção de todo o empreendimento chega ao final.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	As cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados e por sua vez, a Sociedade Anônima, também chamada de companhia ou sociedade por ações, é nome dado a uma empresa com fins lucrativos que tem seu capital dividido em ações e a responsabilidade de seus sócios (acionistas) limitada ao preço da emissão das ações subscritas (lançadas para aumento de capital) ou adquiridas. Os sócios são chamados de acionistas e têm responsabilidade limitada ao preço das ações adquiridas. Sobre a diferença das sociedades cooperativas e das sociedades anônimas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cooperativa realiza venda de produtos de seus cooperados ao mercado, cujo ato é próprio à qualidade do lucro, porém a venda tem como beneficiário direto o cooperado.
(    ) A sociedade cooperativa também estará subordinada ao Direito Comercial e aos demais ramos do direito, bastando para isso a existência do pressuposto da incidência. 
(    ) O papel da sociedade cooperativa é aquele que exatamente motivou a sua existência, a sua criação, ou seja, o de unir pessoas com interesse único de, através da união de forças, melhorar a capacidade de negociação e de penetração em mercados com o objetivo de ter melhores resultados para cada um deles.
(    ) Tudo o que for obtido de sobras na negociação (o lucro gerado em função do capital investido), será revertido em sua totalidade para a sociedade empresária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Em 21 de dezembro de 1844 no bairro de Rochdale, em Manchester (Inglaterra), 27 tecelões e uma tecelã fundaram a "Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale" com o resultado da economia mensal de uma libra de cada participante durante um ano. Diante desses aspectos, os estatutos sociais desses cooperados tinham por premissa a execução de alguns projetos. Sobre esses projetos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Abrir um armazém para a venda de gêneros alimentícios, vestuários etc.
(    ) Comprar ou construir empresas lucrativas para os membros que queriam ajudar-se mutuamente, a fim de melhorar as condições de sua vida financeira e alcançar o melhor "status" social.
(    ) Fabricar artigos que os associados julgassem convenientes, com o objetivo de proporcionar trabalho aos membros desempregados e subempregados.
(    ) Com o fim de propagar a abstinência, a sociedade abrirá, em um de seus locais, um estabelecimento de temperança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	As cooperativas de produtores são formadas essencialmente por pequenos produtores rurais, ou até mesmo da zona urbana. O objetivo principal é contribuir para agilizar o escoamento da produção agropecuária da melhor maneira possível e maximizar os resultados com o aumento do poder de negociação e da eliminação de intermediários. Um produtor de soja, por exemplo, pode vender toda a sua produção para uma cooperativa de produtores agrícolas, sem ter que se preocupar em correr atrás de compradores e de bons preços para seus produtos. Sobre as características das cooperativas de produtos, principalmente com relação às características das cooperativas de consumo, analiseas sentenças a seguir:
I- As cooperativas de consumo podem ser apenas as fechadas à adesão de novos membros.
II- As cooperativas fechadas são aquelas que nascem principalmente da iniciativa de instituições governamentais, com a finalidade de atender especificamente as necessidades destes.
III- A administração da cooperativa e a sua operacionalização são feitas por profissionais contratados por ela.
IV- A preocupação na cooperativa de consumo é a eliminação de intermediários e especuladores, que oneram os preços dos produtos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	As sociedades cooperativas não têm como finalidade a obtenção de lucros, suas atividades estão voltadas para sua manutenção e continuidade. Na prática, estas sociedades não registram receitas e despesas. Sobre as nomenclaturas de entrada no plano de contas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ingressos e dispêndios.
	 b)
	Resultados e desembolsos.
	 c)
	Sobras e gastos.
	 d)
	Lucros e perdas.
	10.
	As cooperativas são uma sociedade de pessoas e não de capital, regidas por um estatuto. A distribuição de acordo com o estatuto dos saldos de lucros e sobras é colocada à disposição da assembleia. Transferem-se das sobras 10% para RATES e 10% para reserva legal. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o lançamento contábil feito no encerramento do exercício:
	 a)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - Reserva Legal - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 b)
	Débito - Sobras e Lucros a Distribuir.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - Reserva Legal - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 c)
	Débito - Sobras e Lucros a Distribuir.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - RATES - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 d)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - RATES - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
Parte inferior do formulário

Continue navegando