Buscar

Atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - O que Ponting quer dizer com o pensamento que "(...) a história humana não pode ser compreendida em vácuo?"
A. 	Para esse autor a vida na terra não depende de como os seres humanos se relacionam com o seu ambiente, pois a existência desses depende de um complexo sistema de inter-relações entre processos físicos, químicos e biológicos.
B. 	Para esse autor a vida na terra depende de como os seres humanos se relacionam com o seu ambiente, pois a existência desses depende de um complexo sistema de inter-relações entre processos físicos, químicos e biológicos.
C. 	Ponting não nos indica em suas reflexões uma mudança no modo de pensar a relação Homem e Natureza.
D. 	Que a mudança de atitude histórica não virá da percepção do desdobramento da degradação ambiental causada pelo uso abusivo e descontrolado dos recursos naturais.
2 - Quando se processou a consolidação da separação do homem com a natureza na modernidade?
A. 	A consolidação se deu nos séculos XV e XVI, quando o Homem deixa definitivamente o universo do mundo natural.
B. 	A consolidação se deu nos séculos XVI e XVII, quando o Homem deixa definitivamente o universo do mundo natural.
C. 	A consolidação se deu nos séculos XIX e XX, quando o Homem deixa definitivamente o universo do mundo natural com o processo de industrialização.
D. 	A consolidação se deu no século XX, quando o Homem deixa definitivamente o universo do mundo natural mediante a industrialização e a consolidação do capitalismo (em sua conjuntura de consumo).
3 - Como a natureza é entendida na modernidade?
A. 	A Natureza é entendida como um recurso, um meio para se atingir um fim.
B. 	A Natureza é entendida como um fim.
C. 	A natureza é entidada como auxiliar a parceira do homem na realização do bem-estar planetário.
D. 	NDA.
4 - Como se deu a proximidade entre as ciências humanas com as ciências da natureza na década de 30 e qual o fruto dessa proximidade?
A. 	Se deu de modo tímido e, o fruto desta timidez foi o atraso nas reflexões ecológicas gerando o descaso na consciência Humana.
B. 	As ciências humanas iniciam várias frentes de aproximação com as ciências naturais. Como por exemplo, o aparecimento a partir da década 30, da Ecologia Cultural e da Ecologia Humana da Escola de Chicago.
C. 	As ciências humanas se posicionam contra a aproximação com as ciências naturais na década de 30. Somente na década de 40 é que acontece uma proximidade eclodindo o desenvolvimento da Ecologia Cultural e da Ecologia Humana da Escola de Chicago.
D. 	As ciências humanas foram negligentes no que tange a sua aproximação com as ciências naturais. O descaso foi assombroso tendo em vista as repercussões negativas do atraso desta lacuna na década de 60 que avalia o posicionamento das humanidades junto a questão ambiental.
5 - Sobre Braudel: como este pensador influenciou o pensamento sobre a questão ambiental e em que medida se deu esta influência?
A. 	Foi Braudel e a sua concepção de que o ambiente molda a vida humana, quem mais contribuiu e continua influenciando os historiadores dessa nova modalidade. Na sua obra sobre o "mundo Mediterrânico" ele estuda a história "do homem em relação ao seu meio", ou como o próprio Braudel chamava, uma "geo-história". Em sua visão, a geo-história é a história que o meio impõe aos homens por suas constantes ou leves variações. Essas variações não são percebidas ou acabam sendo negligenciadas na "curta medida do homem".
B. 	Foi Braudel e a sua concepção de que o homem é que molda o meio ambiente que contribuiu para que os historiadores se opusessem ao seu pensamento. A medida desta oposição fez com que novas teorias sobre o meio ambiente viessem à tona.
C. 	Foi Braudel e a sua concepção de que é possível pensar o meio ambiente sem considerar o homem que despertou a inspiração de muitos grupos verdes fundamentalistas. A medida da influência foi a fundação de movimentos verdes fundamentalistas.
D. 	A afirmativa acima é falsa: Braduel não influenciou as reflexões sobre o meio ambiente. Pelo contrário, ele é um teórico à moda antiga do controle da natureza sobre o corpo.
6 - Qual a relação do Romantismo com a natureza? E qual a fonte de inspiração para esta relação?
A. 	Uma relação de rivalidade. Inspirado pela vontade passional de controle.
B. 	Uma relação de pessimismo em relação ao futuro inspirada pela perda doa áureos tempos medievais que eles sabiam que não mais voltaria.
C. 	Uma relação de cuidado especial inspirada pela conjuntura global daquele tempo marcada pelos horrores da guerra.
D. 	Uma relação de otimismo - inspiração provinda da contemplação dos povos antigos.
7 - Existem três pilares da chamada nova revolução que se descortina diante de nós, a saber: - a criação de uma NOVA HISTÓRIA composta não só de datas e fatos, mas que integre todas as esferas da experiência humana, a ser contada não só pelos livros, mas "ao redor de fogueiras, ao som de tambores, nas histórias infantis, nas músicas, poesia e artes plásticas." Ou seja, que recuperemos a visão integrada de que a vida de um indivíduo está interconectada à do mundo em que vive e todas as suas ações - ou omissões - refletem no todo; - o "BIO-REGIONALISMO" , princípio pelo qual conceitos como estados- nações, fronteiras e globalização são abandonados em favor de uma nova visão que integre os diferentes ecossistemas às populações neles presentes, respeitando suas culturas, suas características e sua história; - e, por fim, o desenvolvimento de uma ESPIRITUALIDADE ECOLÓGICA, voltada para a propagação desses novos conceitos nos níveis mais profundos da psique humana - os domínios da espiritualidade. Quem foi o autor destes pilares?
A. 	Gerald Gardner.
B. 	Margaret Murray
C. 	Thomas Berry
D. 	João Maria André

Continue navegando