Buscar

Atividade 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Assinale a alternativa que não corresponde à discussão acerca da busca do Islamismo disposto no texto A HERMENÊUTICA TEOLÓGICA E O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: CRISTIANISMO E ISLAMISMO (de Thiago Luiz Bernardo e Walter Ferreira Salles):
A. 	O povo árabe, tendo contato com os judeus e cristãos, acreditava que estes possuíam uma forma mais aperfeiçoada de se comunicar com o Sagrado do que sua tradição. Diante disso, começam a observar suas práticas e a questionar se havia alguma divindade presente ou não na cultura árabe.
B. 	Entre zombarias de cristãos e judeus, considerados os que adoravam o Deus verdadeiro, único, a ponto de afirmarem que os árabes tinham sido esquecidos dos desígnios de Deus, surgia o questionamento do "porquê" Deus não falava árabe. Isso causava grandes diferenças entre os considerados "lembrados" por Deus, que lhes falou por meio de profetas e pela Escritura, e árabes, os "esquecidos", até o dia 17 do mês do Ramadã, do ano de 610 d.C., quando na cidade de Meca , "Maomé, ao acordar, se percebeu subjugado por uma presença devastadora, que o estreitava firmemente até ele ouvir as primeiras palavras de um novo livro sagrado árabe que saíam de seus próprios lábios. . .
C. 	Os árabes acabaram por experimentar Deus que se revela em sua cultura a partir de Muhammad Ibn Abdallah. Tal revelação feita ao povo árabe por meio do profeta foi transcrita em um livro, o chamado Alcorão, ou Corão (quran = recitação [10]). Esta nascente Religião recebe o nome de Islã, que significa completa e total submissão a Deus, Alá, Deus Uno; e muçulmano é aquele que completamente se rende a Alá.
D. 	Diferente dos judeus e cristãos os islâmicos acreditam em um Deus supremo que ramifica a sua presença por meio de outros Deuses menores.
2 - A título de conhecimento geral, assinale a alternativa aos tópicos que correspondem aos cinco pilares da moral do Islamismo disposto no texto A HERMENÊUTICA TEOLÓGICA E O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: CRISTIANISMO E ISLAMISMO (de Thiago Luiz Bernardo e Walter Ferreira Salles).
I - professar a fé em Alá como Deus único, e em Muhhammad, seu Profeta.
II - rezar obrigatoriamente todos os dias, 5 vezes, segundo a tradição .
III - pagar o imposto social ou a contribuição aos pobres, anualmente.
IV - guardar durante todo o mês do Ramadã, do nascer ao pôr do sol, o jejum completo.
A. 	I - Salat; II - Shahada;III - Zakat; IV - Siam.
B. 	I - Shahada; II - Salat; III - Zakat; IV - Siam.
C. 	I - Salat; II - Shahada;III - Siam; IV - Zakat.
D. 	I - Siam; II - Salat; III - Zakat; IV - Shahada.
3 - Assinale a alternativa que não corresponde aos tópicos acerca do Islamismo disposto no texto A HERMENÊUTICA TEOLÓGICA E O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: CRISTIANISMO E ISLAMISMO (de Thiago Luiz Bernardo e Walter Ferreira Salles).
A. 	Quando nos referimos ao Islamismo, muitas vezes por influência de um pensamento dominante em determinadas culturas, pode-se cair no risco da obscuridade desta característica tão importante do Islamismo: a luta pela paz.
B. 	Apesar do episódio de 11 de setembro de 2001, o mundo não olha para o Islamismo com uma lente de desconfiança, medo e terror. Mas se recorda que etimologicamente, a palavra Islam está intrinsecamente relacionada com a paz, Salam, e é o primeiro pressuposto que indica esta busca.
C. 	O Alcorão prega uma cultura de antiviolência e respeito, contra a guerra, a fim de salvaguardar a vida, arraigada na ética muçulmana : ". . . quem matar uma pessoa, sem que esta tenha cometido homicídio ou semeado a corrupção na terra, será considerado como se tivesse assassinado toda a humanidade. . ." (Sura 5,32). A esse respeito diz Karen Armstrong: "O Corão não santifica a guerra. Nele, desenvolve-se a noção de uma guerra justa, de autodefesa, que visa proteger os valores decentes, mas condena o ato de matar e a agressão."
D. 	Há que se considerar mais um ponto importante que aproxima o Cristianismo do Islamismo: a busca pela paz que deve ser muito maior que as características próprias de cada tradição, por vezes divergentes. Somente assim, como veremos adiante, seremos capazes de dialogar e lutar por uma ética mundial.
4 - Do texto de Haroldo Heimer (na unidade 25) há a seguinte informação sobre o judaismo:
O TaNaK, enquanto conjunto de textos sagrados do Judaísmo, quer testemunhar primeiramente sobre a existência de um Deus chamado pelo nome de Yahveh ou Jeová, o qual tem uma história de comunicação especial com o povo hebreu.
Assinale a alternativa que não corresponde à proposta reflexiva lançada.
A. 	Deus é testemunhado e afirmado como o criador do universo e da humanidade, conforme indicado no livro de Gênesis. Leis e preceitos morais, alimentares e sexuais estão contidos nos textos do TaNaK.
B. 	As mensagens dos profetas têm aí o seu lugar, ganhando relevância a dimensão ética da denúncia dos abusos e opressões dos mais fortes contra os mais pobres.
C. 	O Deus Yahveh é afirmado como tomando opção preferencial pelo empobrecidos. Há também outras indicações de ordem doutrinária, como por exemplo, o fato de que este Deus não deve ser representado em imagens.
D. 	Deus também é entendido como o Uno e trino, falando-se, por isso, de "monoteísmo trinitário". Os textos também falam da vontade divina de enviar um Messias para salvar a humanidade e criação no tempo oportuno.
5 - Qual informação sobre o cristianismo não corresponde ao disposto no texto de Haroldo Heimer (na unidade 25)
A. 	O Cristianismo é uma expressão religiosa que, historicamente, brotou do Judaísmo. Jesus de Nazaré era judeu. No entanto, os primeiros cristãos eram majoritariamente pagãos que buscavam inspiração nas Escrituras Sagradas judaicas.
B. 	Estas foram assumidas como próprias também deste novo movimento. A estes textos foram agregados os textos do Novo Testamento, os quais ensinam fundamentalmente que Jesus de Nazaré é o Messias prometido nas Escrituras judaicas.
C. 	Jesus é visto como o Salvador que Deus enviou "na plenitude do tempo" para a obra de redenção da humanidade no evento da cruz e da ressurreição. Isso é afirmado como um ato de amor e de gratuidade de Deus por toda a humanidade, ao qual a pessoa pode responder afirmativamente através da fé.
D. 	O Novo Testamento guarda também a memória das palavras do próprio Jesus, bem como as orientações dos primeiros missionários e apóstolos, tais como Paulo e Pedro, Lídia e Priscila. Sobressai o preceito do duplo mandamento do amor como a essência da vivência cristã: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
6 - Qual ponto histórico do texto de Rudolf Von Sinner intitulado "Hermenêutica ecumênica para um cristianismo plural Reflexões sobre contextualidade e catolicidade" (unidade 26) é falso?
A. 	A hermenêutica não é um tema novo no movimento ecumênico. Até agora, porém, o que estava em pauta eram principalmente a hermenêutica. Esse problema, constatado com toda a clareza na seqüência da palestra da professora coreana Hyun-Kyung Chung na Assembléia do CMI em Canberra, foi analisado acertadamente por Konrad RAISER,
B. 	O estudo está sendo continuado, aprofundando a questão de "chaves hermenêuticas confessionais" (consulta em Estrasburgo, 2002) e de "símbolos, ritos e práticas" (consulta em Viena, 2004), porém os resultados ainda não foram publicados.
C. 	Faz muito tempo que vem se falando cada vez mais de uma hermenêutica ecumênica, que enfoque a compreensão e o entendimento entre as igrejas da oikoumene. Conflitos que ocorrem nos diálogos ecumênicos fazem com que se pergunte pelo grau legítimo de unidade e diversidade, pelo valor relativo de textos de consenso ou convergência e por uma metodologia ecumênica.
D. 	O estudo sobre a hermenêutica ecumênica que a FO empreende desde 1993 retoma esses questionamentos. Já na década de 70, eles foram objeto de processos de estudo que se estenderam por vários anos. Eles estavam determinados pela abertura para o mundo e pelo reconhecimento do saeculum que haviam sido traçados pelo Concílio Vaticano II e pelo movimento ecumênico, sobre tudo pela Assembléia Geral do CMI realizada emUppsala, em 1968.
7 - Qual dos tópicos acerca da reflexão de Rudolf Von Sinner intitulado "Hermenêutica ecumênica para um cristianismo plural Reflexões sobre contextualidade e catolicidade" (unidade 27) é verdadeiro?
I - Não obstante, também as teologias que se assumem como contextuais têm a pretensão de elaborar aspectos da fé que sejam relevantes para além de seu próprio horizonte. Justamente o tema da libertação é, por sua vez, entendido de maneira universal pelos expoentes dessa teologia. O que é, pois, o elemento contextual? O que é o elemento comum? O que liga as teologias contextuais entre si? Como poderá ser criada uma coerência teológica no horizonte ecumênico sem se tornar suspeita de ajudar a impor os interesses de um determinado grupo?
II - A necessidade de um estudo sobre a hermenêutica ecumênica foi constatada com toda a clareza na conferência mundial da FO ocorrida em Santiago de Compostela, em 1993. Conforme a incumbência desta, foi criado um estudo sobre o tema. Após diversas consultas que tiveram lugar desde 1994, o processo de estudos foi concluído em 1998, e como seu produto surgiu um texto que visa subsidiar a reflexão de igrejas, centros de formação teológica e indivíduos. A questão básica do documento "Um tesouro em vasos de argila: instrumento para uma reflexão ecumênica sobre a hermenêutica" é a da transmissão da fé através dos tempos e na koinonia, na comunhão das igrejas, uma questão que tem de ser colocada sempre de maneira nova em face dos desafios cambiantes.
III -O uso da expressão "vasos de argila" (2 Co 4.7) quer dizer - numa interpretação livre, mas não incomum do texto de Paulo - que a palavra divina do Evangelho não nos é acessível de modo direto, numa forma pura, mas apenas em palavras humanas de proclamadores humanos.
IV - É admissível estender o arco logicamente um pouco mais e acrescentar a mediação através da interpretação humana. Disso resulta necessariamente uma multiplicidade de possibilidades de interpretação que, num primeiro momento, é avaliada positivamente.
A. 	Todas as alternativas pertencem de modo fiel a reflexão lançada pelo autor.
B. 	Somente as alternativas II e III correspondem as reflexões propostas no artigo.
C. 	Somente a reflexão I diz respeito ao conteúdo disposto.
D. 	Nenhuma das alternativas pertence às reflexões do autor.
8 - O documento promulgada pela Conferência Mundial da FO aponta a tarefa da hermenêutica ecumênica propiciar três pontos. Qual dos pontos abaixo é falso?
A. 	Ela deve "demonstrar maior coerência na interpretação da fé quando na comunidade de todos os fiéis suas vozes se unem numa única prece a Deus".
B. 	Deve "tornar possível uma re-apropriação mútua e reconhecível das fontes da fé cristã".-
C. 	Deve "preparar meios para uma profissão de fé comum e uma oração em espírito e em verdade" (§ 6).
D. 	Deve garantir a individualidade de cada grupo com margem para a tolerância entre as mesmas.
9 - Qual das visões acerca da hermenêutica ecumênica da Conferência da FO é falsa?
A. 	Trata-se de uma hermenêutica da coerência. Visto que a igreja (una) é, por sua vez, uma comunidade hermenêutica na qual as igrejas se encontram em diálogo mútuo, cada igreja individualmente tem de, no mínimo, contar com a possibilidade de que o Espírito também fale na outra igreja e, através desta, fale à gente mesmo.
B. 	Trata-se de uma hermenêutica da confiança, que é um conceito novo em comparação com estágios anteriores do texto do estudo e pressupõe no respectivo outro a "reta intenção da fé" (§ 30).
C. 	Trata-se de uma hermenêutica acrítica. Visto que o respeito deve ser mantido sem questionamento das particularidades dos grupos.
D. 	Trata-se de uma hermenêutica da suspeita que "perceba como o interesse próprio, o poder nacional, ou étnico, ou de classe, ou as perspectivas de gênero possam afetar a leitura de textos e a compreensão de símbolos e práticas" (§ 28).
10 - Assinale a alternativa que não corresponde à discussão acerca da busca do Islamismo disposto no texto A HERMENÊUTICA TEOLÓGICA E O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: CRISTIANISMO E ISLAMISMO (de Thiago Luiz Bernardo e Walter Ferreira Salles).
A. 	Se afirma a tentativa do Islamismo em buscar uma fé monoteísta pura, transmitida pelos que, são por eles considerados profetas: Adão, Abraão, Moisés e Jesus.
B. 	Se pode, numa tentativa de justificar o diálogo inter-religioso entre o Cristianismo e o Islamismo, dizer que o ponto de ligação de uma religião à outra é a crença monoteísta em Deus, uma vez que as concepções são diferentes.
C. 	Para o Cristianismo, Deus é Uno e Trino, já para o Islamismo, Ele é exclusivamente Uno, no sentido mais puro da palavra, não sendo Trino. Essa afirmação muçulmana abre prerrogativas para um novo ponto característico da Tradição islâmica que a diferencia radicalmente do Cristianismo, como Geffré apresenta: "Os muçulmanos, com efeito, não podem aceitar o monoteísmo cristão como monoteísmo trinitário e aí se acha uma consequência direta de sua negação da filiação divina de Jesus."
D. 	Observa-se que o Islamismo, a partir de seus escritos sagrados, tem conhecimento sobre a vida de Jesus, sua atividade e a de seus seguidores, referindo-se esporadicamente somente a isso, uma vez que até sua morte e ressurreição são interpretadas de uma maneira própria.

Outros materiais