Buscar

Prova Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Silvia Silva de Souza (1389469)
	
	Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:592236) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20205180
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
	1.
	A Catalogação Cooperativa, contextualizada nos estudos e esforços de Charles Coffin Jewett, tem sido um dos temas com relevância no contexto atual da atuação do bibliotecário, em especial, potencializada com o advento das TICs e da internet. Disserte sobre as implicações das TICs e da internet na Catalogação Cooperativa.
	Resposta Esperada:
O advento tecnológico impactou de maneira expressiva as várias esferas da sociedade e, em especial, as formas de lidar com o fluxo informacional. Desde então, as tecnologias e a internet passaram a estar presentes em todos os contextos de vida de milhares de pessoas e demais rotinas organizacionais, empresariais e culturais. Atualmente, não se é possível viver sem a praticidade e agilidade inerentes da tecnologia e tudo está conectado o tempo todo e a qualquer lugar do mundo.
As Tecnologias de Informação e Comunicação, TICs, implicaram e continuam a influenciar nas formas de pensar e fazer a Representação Descritiva da informação, em especial, no final do século XXI e no decorrer do século XX. Atualmente, está cada vez mais contundente os esforços para que as bibliotecas se unam e façam a integração das atividades relativas ao processamento técnico da informação para potencializar a disseminação da informação e do registro bibliográfico, afim de evitar esforços na atividade de catalogação de uma obra quando ela já tenha sido catalogada por outro profissional em outra biblioteca. Ainda motivados pelas ideias de Jewett, as ferramentas e padrões elaborados para o tratamento técnico da informação têm como um de seus objetivos principais o de evitar o retrabalho, valorizando o tempo dos profissionais envolvidos na catalogação, aliado a redução de custos e insumos.
Desse modo, estudos para as melhorias nas práticas e o desenvolvimento de tecnologias e novos modelos conceituais para a redefinição das regras e conceitos relativos à catalogação, de maneira direta e indireta, potencializam cada vez mais a efetividade da Catalogação Cooperativa. 
Evidencia-se a importância de se participar de maneira ativa dos estudos e readequações dos pressupostos que direcionam as normativas e regras de catalogação para que se possa atribuir a estes uma aceitação, por exemplo, em contexto brasileiro, dessas novas realidades.
A Catalogação Coorporativa disponibiliza e compartilha informações que auxiliam no atendimento da unidade de informação, diminuindo os custos e o tempo no processo de catalogação.
As Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs, implicaram na forma de pensar e fazer a Representação Descritiva da informação. Com a diversificação dos recursos e ambientes informacionais, antes disponibilizadas e restritas ao suporte impresso,transformando-se em meios digitais/virtuais, exigiu-se uma reformulação e adequação do bibliotecário em suas atividades. Com a automatização das bibliotecas, houve uma maior interação entre o bibliotecário e o usuário e também entre as bibliotecas nacionais e internacionais.
Atividades como catalogação, indexação e recuperação da informação, vêm sofrendo modificações. Houve uma uniformização ou padronização da catalogação para o contexto virtual, foram necessários formatos específicos como o MARC 21, para possibilitar a catalogação de um recurso informacional apenas uma única vez, evitando desperdício de tempo.
Além disso, tem-se a possibilidade de se elaborar um catálogo coletivo, reunindo as descrições fornecidas por cada biblioteca de um país — daí a cooperação internacional para a formação de uma bibliografia universal, funções estas, no Brasil, realizada por instituições como a Biblioteca Nacional. 
Ao considerar a catalogação cooperativa no contexto das TICs e o acelerado crescimento do fluxo informacional que precisa ser organizado, armazenado e recuperado pelo usuário no âmbito da internet, surgem discussões e delimitações teóricas para o desenvolvimento da Web Semântica.
Apesar de a ideia central da Web Semântica categorizar a informação de maneira padronizada facilitando seu acesso, o foco do projeto é o de facilitar as tarefas efetivadas pelas pessoas no cotidiano.
	2.
	A Representação Descritiva - Catalogação evoluiu com a contribuição de diversificadas instituições e ações para melhorias práticas de diversas personalidades espalhadas pelo mundo. No Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional tem atuado para abranger as práticas da Catalogação no país. Diante disto, disserte sobre a atuação deste agente na evolução da área no contexto brasileiro.
	Resposta Esperada:
A Fundação Biblioteca Nacional desenvolveu ações como o extinto Serviço de Intercâmbio de Catalogação, o SIC, passando pela rede Bibliodata/Calco até culminar atualmente nas diversas redes, organizadas de acordo com critérios que variam desde o software usado para a automação da biblioteca até a especialidade dos acervos (como a Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional - RVBI), impactaram e ainda influenciam a Representação Descritiva - Catalogação no contexto atual brasileiro.
A BN é responsável por organizar e gerenciar o maior número de registro de controle bibliográfico de que se tem notícia em contexto brasileiro. Diante disso, ela oportuniza as demais bibliotecas a possibilidade de manter seu registro bibliográfico, permitindo a permuta de informações entre bibliotecas. Exemplo disso foi a criação do Consórcio Eletrônico de Bibliotecas que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento e a manutenção dos acervos automatizados no Brasil, permitindo às bibliotecas conveniadas o compartilhamento dos recursos de catalogação da BN. 
Disponibiliza diversificados catálogos que abrangem uma série de obras, tais quais: Acervo Digital, Acervo Geral; Acervo de Obras Raras; Acervo de Cartografia; Acervo de Iconografia; Acervo de Música; Acervo de Periódicos, Periódicos Correntes; Periódicos Digitalizados; Controle de Autoridades e Outros Catálogos. Na lista disponibilizada pelo site da BN, são um total de 21 catálogos diferenciados.
A Biblioteca Nacional organizou os catálogos técnicos de Autoridades de nomes/entidades e Terminologia de assuntos, para auxiliar o profissional nas referidas informações (de autoria e assunto) relativas ao processo da catalogação. Vale destacar que o catálogo de terminologia de assuntos, a partir do mês de janeiro de 2020, foi desativado, estando disponíveis apenas catálogos relativos à escolha de nomes de autoridades.
A Biblioteca Nacional do Brasil está entre as dez maiores bibliotecas do mundo, sendo a maior da América Latina, é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País. 
Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira. Possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo. 
Ela chegou no Brasil em 1811, com diversas coleções da família Real, denominada Real Biblioteca, passou por diversas localidades até chegar em seu endereço atual, no Rio de Janeiro. 
A BN responsável pelo Depósito Legal, lançou em 1883 seu primeiro catálogo com base no Sistema Brunet, atualmente conhecido como catálago Antigo. 
Em 1915 foi inaugurado o primeiro curso de Biblioteconomia no Brasil, em 1945 tivemos o primeiro diretor bibliotecário, Rubens Borba de Moraes, que adotou o modelo de catálogo chamado dicionário, e em 1946, ele criou a divisão de obras raras, onde foi usado como padrão de catalogação, as regras e critérios estabelecidos pelo Código da American Library Association (ALA). Aliado a isso, a BN criou ainda, o catálogo de autoridades de nomes para que este pudesse servir como um instrumento para auxiliar na definição da entrada de autores pessoais e coletivos das obras cadastradasno seu acervo.
Em 1978, a BN teve a implatação do Sistema Catalogação Legível por computador e Sistema ISBN; Em 1982 a BN implantou o Sistema de Automatização Marc; Em 1984 incorporou o banco de teses da CAPES;
 Em 1990 junto com a Biblioteca Euclides da Cunha, o Instituto Nacional do Livro e a Biblioteca Demonstrativa de Brasília, formaram a Fundação Biblioteca Nacional; Em 1998 todos os catálagos foram colocados on-line; 
Em 1999 a BN criou o Consórcio Eletrônico de Bibliotecas, também chamado de Rede BN Marc que tem como objetivo ampliar o compartilhamento de informações e a cooperação na catalogação em nível nacional.
E em 2016 começou o projeto da BN Digital, além de ter todos os seus catálagos online, tem todas suas coleções digitalizadas. Sua importância para o Brasil não se restringe em apenas salvaguardar e manter os documentos relativos à história do país, ela é responsável por organizar e gerenciar o maior número de registro de controle bibliográfico de que se tem notícia em contexto brasileiro. Diante disso, a BN oportuniza às demais bibliotecas a possibilidade de manter seu registro bibliográfico, permitindo a permuta de informações entre bibliotecas.

Outros materiais