Buscar

Avaliação Online

Prévia do material em texto

Prova de "Projetos de Preservação Ambiental: Estudos"	
1 - Hilda Pon Young tratando sobre as relações entre preservação ambiental e capitalismo expõe alguns dados para estudo (conforme conteúdo unidade 15). Qual dos dados abaixo NÃO corresponde ao conteúdo lançado pela pesquisadora? (Valor: 1)
A) 	A eclosão da discussão ambiental no plano mundial tornou-se mais evidente à medida que graves acidentes ecológicos, principalmente a partir de 1940, ganhavam crescente destaque na mídia, causando grandes repercussões na sociedade e levando ao surgimento de um maior número de adeptos na luta pela preservação ambiental.
B) 	Na discussão ambiental (dada a partir dos anos de 1940) se incluíam estudiosos, especialistas, estudantes, empresários, políticos, entidades de classe, cada qual articulado segundo a sua percepção e interesse pela causa ambiental.
C) 	O modelo de desenvolvimento econômico vigente, baseado na exploração dos recursos naturais, uma singularidade da lógica capitalista industrial do século XX, vem cumprindo a sua função de materialização das necessidades e das expectativas de consumo da sociedade.
D) 	Desde o advento do capitalismo, a te os nossos dias, houve uma preocupação por parte do empresariado em poluir menos e explorar sustentavelmente o meio ambiente - apesar de que esta concepção muito clara teoricamente não se fazia presente na prática.
2 - O texto abaixo trata de qual conceito? Assinale a alternativa correta:
Trata-se de um conceito de conservação que surge na década de 1990 com base na constatação de que proteger pequenas áreas descontínuas, rodeadas por outras nas quais as atividades econômicas são exercidas sem nenhum controle, é insuficiente para garantir a preservação de espécies animais e vegetais. Esses fragmentos se tornam cada vez mais frágeis, por causa da perda progressiva das relações ecológicas e da diminuição das trocas genéticas. (Valor: 1)
A) 	Reserva ecológica.
B) 	Corredor ecológico.
C) 	Santuário ecológico.
D) 	Parque ecológico.
3 - O que NÃO é características do comércio justo? Assinale a alternativa correta: (Valor: 1)
A) 	Conscientização dos produtores para uma atividade transparente e co-responsável na cadeia produtiva e comercial.
B) 	Criação de condições de capacitação e acesso dos pequenos produtores a informações sobre os mercados.
C) 	Disseminação de formas de produção dentro das exigências produtivas do mercado e a divulgação ampla da necessidade de propaganda para o consumo do que é produzido.
D) 	Pagamento de preço justo no recebimento do produto, além de bônus que beneficie toda a comunidade.
4 - Qual das informações sobre o Comércio Justo, abaixo, é FALSA? (Valor: 1)
A) 	O comércio justo pode ser compreendido tanto como uma prática econômica alternativa ao modelo de organização da sociedade capitalista, quanto como um movimento de reorganização e aprimoramento ético do sistema capitalista.
B) 	A primeira concepção perdeu viabilidade histórica com o fracasso das economias socialistas.
C) 	As práticas do comércio justo buscam estabelecer relações entre produtores e consumidores baseadas na parceria que busca obter um lucro que não seja tão excludente.
D) 	A segunda concepção identifica no próprio desenvolvimento contemporâneo da sociedade capitalista uma tendência para a articulação entre lucratividade e responsabilidade social. Este processo estaria sendo impulsionado pela terceira revolução industrial, que vem gerando uma economia baseada em serviços, informação, conhecimento e redes, e pelo crescimento da pressão da sociedade civil organizada por uma sociedade mais justa e sustentável. Segundo Srour, nesta nova fase o capitalismo assume caráter associativista e passa a depender não apenas do retorno econômico mas, igualmente, do retorno social.
5 - Assinale a alternativa correta:
Lei de Crimes Ambientais - A lei nº 9.605, sancionada em fevereiro de 1998 e regulamentada em setembro de 1999, estabelece as penas para as infrações e agressões cometidas contra o meio ambiente no Brasil. Prevê: (Valor: 1)
A) 	Cassação do patrimônio para uma variedade de infrações: pesca em locais proibidos, crimes contra o patrimônio, soltura de balões, pichações, caça ilegal, obras poluidoras, queimadas e desmatamento.
B) 	Prisão de até 10 anos para uma variedade de infrações: pesca em locais proibidos, crimes contra o patrimônio, soltura de balões, pichações, caça ilegal, obras poluidoras, queimadas e desmatamento.
C) 	Advertência e prisão temporária por até 15 dias para uma variedade de infrações: pesca em locais proibidos, crimes contra o patrimônio, soltura de balões, pichações, caça ilegal, obras poluidoras, queimadas e desmatamento.
D) 	Multas que chegam a 50 milhões de reais para uma variedade de infrações: pesca em locais proibidos, crimes contra o patrimônio, soltura de balões, pichações, caça ilegal, obras poluidoras, queimadas e desmatamento.
6 - A questão ambiental pode ser abordada sob três perspectivas (segundo Hilda Pon Young) que irão vincular a problemática ambiental ao crescimento econômico. Dos itens abaixo qual NÃO pertence a trilogia da pesquisadora: (Valor: 1)
A) 	A ótica do desenvolvimento.
B) 	A abordagem neoclássica.
C) 	A economia ecológica.
D) 	A ótica do lucro a qualquer preço.
7 - Complete a lacuna da elaboração histórica sobre a relação preservação ambiental e capitalismo desenvolvida por Hilda Pon Young que diz:
Ao se defrontar com a possibilidade da insustentabilidade desse complexo vital, o ecossistema chamado Terra, torna-se fundamental __________________________________________________________. (Valor: 1)
A) 	O cumprimento dos compromissos ambientais pensados desde o advento do capitalismo.
B) 	Pela elite capitalista a incorporação da questão da preservação ambiental em sua retórica.
C) 	Pelas classes mais empobrecidas a incorporação da questão da preservação ambiental ao seu processo educacional.
D) 	Pela elite capitalista a busca por frear o crescimento econômico.
8 - Na abordagem de Edite T. de Lemos sobre a relação trabalho e doença nos é apresentado alguns dados históricos. Abaixo alguns dos dados são levantados - aponte aquele que NÃO corresponde a verdade segundo o dinamizado no texto da autora: (Valor: 1)
A) 	Se no século XVIII, com a revolução industrial, as condições de trabalho não eram as melhores: exploração de mulheres e crianças, ausência de higiene, intoxicações graves, horas de trabalho excessivas...
B) 	No século XIX e início do século XX a situação melhorou consideravelmente, graças a uma série de medidas médicas, sociais e legislativas destinadas a proteger os trabalhadores.
C) 	Atualmente, embora haja uma melhoria nas medidas de prevenção técnica, o risco de intoxicação pelas substâncias químicas persiste.
D) 	Tem-se verificado, na atualidade, um aumento das cargas físicas e um aumento da carga psíquica, mais concretamente uma sobrecarga nervosa. Começamos a dar-nos conta que as doenças profissionais são muito mais frequentes do que o que aparece nas estatísticas oficiais e de que as estratégias utilizadas para compreender e dominar o risco de acidentes possa também ser aplicado às doenças.
9 - A unidade 03 divulgou uma pesquisa da CNT/Sensus tratando sobre quem os cidadãos brasileiros lançam a responsabilidade quanto a preservação ambiental. Assinale a resposta que corresponde ao levantado pela pesquisa: (Valor: 1)
A) 	A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (26), mostrou que 70,5% dos entrevistados atribuem a maior responsabilidade na preservação do meio ambiente e combate ao aquecimento global à população em geral.
B) 	A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (26), mostrou que 25,8% dos entrevistados atribuem a maior responsabilidade na preservação do meio ambiente e combate ao aquecimento global cabe aos governos.
C) 	A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (26), mostrou que 70,5% dos entrevistados atribuem a maior responsabilidade na preservação do meio ambiente e combate ao aquecimento global cabe aos governos.
D) 	A pesquisa CNT/Sensusdivulgada nesta terça-feira (26), mostrou que 3,7% dos entrevistados atribuem a maior responsabilidade na preservação do meio ambiente e combate ao aquecimento global à população em geral.
10 - Complete a Lacuna:
O documento _______________ cita um estudo feito com base em imagens de satélites que mostram o total das grandes aglomerações urbanas, que cobrem apenas 2,8% da superfície terrestre. A lógica da ideia da vantagem da concentração em centros urbanos é a seguinte: se a população estivesse mais dispersa, mais terras valiosas - do ponto de vista de riqueza ambiental - estariam ocupadas e mais ecossistemas seriam prejudicados pela invasão humana. (Valor: 1)
A) 	Da Agência Humanitária para os Refugiados.
B) 	Do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
C) 	Da Secretaria de Estado do Vaticano.
D) 	Da Agenda 21 para projetos de urbanização.

Continue navegando