Buscar

Atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Sabe-se hoje, diante da diversidade de campos de estudo, que a Psicologia Social das Organizações é resultado de uma mescla de campos de saber, e que o comportamento organizacional tem sido alvo de estudo de distintas áreas acadêmicas. Considerando este fato, uma das afirmativas abaixo está INCORRETA. Assinale-a:
A. 	É possível reduzir todas as áreas específicas da Psicologia à Psicologia Social das Organizações
B. 	Se considerarmos a Psicologia Social e a Sociologia, por exemplo, podemos ver que o que essas ciências têm em comum é o estudo das atitudes e comportamento grupal.
C. 	Enquanto na Psicologia o foco se dá acerca de questões mais interindividuais, tais como relações interpessoais, interdependência, etc, na Sociologia, o estudo se dá a partir das instituições propriamente ditas.
D. 	Na Psicologia Social, o foco é o indivíduo em suas interações sociais, e não nas instituições puramente.
2 - Acerca do conceito de Psicologia Social, marque a única alternativa INCORRETA:
A. 	A área se define como o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação
B. 	Os primeiros esboços surgiram do estudo científico dos processos grupais e dos movimentos de massa
C. 	Estão inclusas as atitudes de aperto de mão, elogio, sorriso, olhar, etc, comportamentos que suscitam em sujeitos em interação comportamentos ditos sociais.
D. 	Trata-se de uma área totalmente diferenciada da Psicologia, pois o objeto de estudo é comportamento das sociedades e não dos indivíduos.
3 - O termo Psicologia Institucional foi criado por Bleger. Analise as afirmativas a seguir e marque V-Verdadeiro e F-Falso para, em seguida, definir a opção que corresponde a sua marcação:
( ) Ao se analisar uma instituição, segundo Bleger, a atenção deve ser centrada no cotidiano institucional, nas relações interpessoais que nela se tecem e no efeito nos que dela participam.
( ) O objeto de estudo e de intervenção para Bleger é a instituição como um todo.
( ) O objetivo do profissional de psicologia, na análise institucional, é a psicohigiene, que vê o ser humano na sua saúde, integração e plenitude com o ambiente que o cerca.
A. 	V-F-F
B. 	F-F-F
C. 	F-V-F
D. 	V-V-V
4 - Há dois objetivos ou tipos básicos das organizações: (1) as instrumentais e (2) as institucionalizadas. Classifique-as, segundo as características a seguir, numerando-as para, em seguida, marcar a sequência final obtida:
( ) geralmente com decisões voltadas para a divisão racional e econômica do trabalho;
( ) caracterizadas por relações impessoais, com cooperação consciente, deliberada e dirigida para os fins propostos;
( ) geralmente produto de necessidades e pressões sócias valorizadas pelos seus membros, preocupados não somente com os lucros, mas principalmente em evitar sua extinção;
( ) guiadas pelo senso de missão;
A. 	1-1-2-2
B. 	1-2-1-2
C. 	2-1-2-1
D. 	2-2-1-2
5 - As organizações têm sido estudadas em diversos contextos, considerando as áreas da biologia, sociologia, administração, dentre outros. Muitos autores, portanto, tem se dedicado à construção e definição do termo, de diversos modos. Assinale a opção que contém a associação CORRETA entre autor e sua teoria:
A. 	Hall traz a ideia de organizações a partir da biologia, e afirma serem essas unidades sociais que procuram atingir objetivos específicos, caracterizadas por adaptações contínuas.
B. 	Robbins vê a organização como distinta da organização social, estando a diferenciação no lócus. Para ele, a organização social é mais ampla, e as organizações são parte dela.
C. 	Soto traz à análise do comportamento organizacional o estudo do impacto das emoções. Em seus escritos, pode-se perceber que o foco está na inteligência emocional, na personalidade, na percepção, na aprendizagem e suas relações nos processos grupais de motivação, liderança, poder e influência organizacional.
D. 	Etzioni prioriza o estudo sistemático de ações e atitudes de pessoas dentro das organizações.
6 - Os seres humanos, em suas condutas, são guiados por valores. Os valores representam convicções, ou concepções acerca de condutas socialmente preferíveis. Existem valores terminais e instrumentais. São exemplos de valores terminais:
A. 	Competência e habilidade
B. 	Vida confortável e próspera e sentido de realização
C. 	Imaginação e lógica
D. 	Responsabilidade e confiabilidade
7 - Existe em nós, seres humanos, segundo a teoria da percepção social, a tendência de, ao analisarmos atitudes dos outros, subestimarmos a influência dos fatores externos. A esse fenômeno dá-se o nome de:
A. 	erro fundamental de atribuição
B. 	seletividade
C. 	preconceito
D. 	seletividade perceptiva
8 - Aprender significa adquirir capacidades, conhecimentos, habilidades ou atitudes. É CORRETO afirmar sobre a aprendizagem, segundo o conteúdo apresentado:
A. 	Os seres humanos aprendem seus movimentos, instintos e a própria predisposição a aprender – isso não é inato.
B. 	Todo o comportamento humano é inato.
C. 	O processo de aprendizagem se dá por meio de amadurecimento ou desenvolvimento físico ou ainda por experiência.
D. 	O repertório humano, ao nascer, já inclui tudo o que o homem necessita para seus relacionamentos interpessoais.
9 - Por que optou-se por trabalhar com intervenções grupais? Assinale a única alternativa que NÃO responde a essa questão.
A. 	Trabalhando com grupos é possível se atingir um número maior de pessoas ao mesmo tempo, realizando o que se chama de atendimento “por pacotes”, já que a demanda é grande;
B. 	O lugar ocupado, hoje, pela psicologia social e o profissional de psicologia, está diretamente associado à trajetória histórica dessa profissão, apontando para uma origem vinculada à Medicina, que tem como principal objetivo a cura de doenças e como método o atendimento ambulatorial em nível individual. Muitos profissionais têm dificuldades em trabalhar com grupos por conta deste histórico.
C. 	As práticas já institucionalizadas veem a atuação do psicólogo como muitas vezes atuante somente no individual, no intrapsíquico, perdendo de vista que a subjetividade se vincula ao campo político e, portanto, há necessidade de se trabalhar com grupos.
D. 	importante que o profissional não desvincule sua prática do cunho político-social que são intrínsecos a sua atuação.
10 - Existe um fenômeno que acontece com o ser humano, quando sentimentos ou comportamentos não são correspondentes. Estudos comprovam que o ser humano busca a consistência. Dois sentimentos ou comportamentos que demonstrem atitudes inconsistentes ou incoerentes são evitados, a fim de reduzir o desconforto que esta situação causa. No entanto, o tempo todo lidamos com isso. O conceito em questão é o de:
A. 	dissonância cognitiva
B. 	percepção
C. 	consistência
D. 	associação

Outros materiais