Buscar

Trabalho de bioquímica e farmacologia - Copia

Prévia do material em texto

LUCAS LOUSADA LOPES
RA: 8110206
TRABALHO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
Batatais
2020
A importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano.
O conceito de pH foi introduzido por Sorensen em 1909, com o intuito de quantificar os valores de acidez e basicidade de uma solução. As biomoléculas pos​suem estruturas químicas e espaciais que determinam seu com​portamento, assim como as funções que tem dentro das células, entendendo isto tais biomoléculas precisam estar com um pH ótimo para o seu bom funcionamento. Os valores do pH refletem as propriedades ácido-básicas da água e a capacidade que suas moléculas têm de se dissociar, ou seja, de produzir os íons H+ e OH-, assim sendo a água com pH 7 é considerada neutra, acima de 7 é considerada alcalina ou básica, e abaixo deste valor é considerada ácida. 
O pH no organismo está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver e tornar o corpo podendo trazer doenças e complicações ao individuo. 
O equilíbrio ácido-básico é fundamental para a saúde. A hiperacidez é provocada principalmente pela alimentação incorreta e consumo de líquidos ácidos, estresse emocional, sobrecarga tóxica, e/ou reações imunológicas ou qualquer processo que prive as células de oxigênio e outros nutrientes. O corpo tenta compensar a hiperacidez utilizando minerais alcalinos, fazendo que haja diminuição destes minerais, gerando mais hiperacidez celular.
Se o pH do corpo não estiver alcalino, o individuo não conseguirá assimilar efetivamente as vitaminas, minerais e suplementos alimentares. O pH do corpo afeta tudo. O corpo tem que ter um pH equilibrado como a maioria dos seres vivos na terra ou não funcionará bem.
Quais valores de pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes valores de pHs são mantidos relativamente constantes, para que o corpo fique equilibrado.
O organismo tem que preservar a alcalinidade do sangue para poder manter-se saudável. O pH de uma pessoa saudável está na faixa de 7,1 a 7,5, portanto alcalino. A hiperacidez precede e provoca a doença.
Em pessoas saudáveis, o pH do sangue esta na faixa de 7,1 a 7,5, o pH do fluido espinhal é 7,4, o pH da saliva é 6,8 a 7,2, já o pH do sulco gástrico é altamente acido com valor de 2 em média . Pacientes com câncer apresentam um pH 4,5, especialmente quando em estado terminal. O câncer não sobrevive em um ambiente alcalino, é importante saber que em condições de saúde o líquido intracelular e extracelular apresentam um pH que oscila entre 7,35 a 7,45, ou seja, levemente alcalino. Nosso organismo tende a alcalinidade, sendo que água saudável deve ser água alcalina.
A capacidade tamponante de uma solução tampão é, qualitativamente, a habilidade desta solução de resistir a mudanças de pH frente a adições de um ácido ou de uma base. Quantitativamente, a capacidade tampão de uma solução é definida como a quantidade de matéria de um ácido forte ou uma base forte necessária para que 1,00 L de solução tampão apresente uma mudança de uma unidade no pH.
Existem mecanismos bioquímicos nos vários tipos de organis​mos que controlam as mudanças do pH do meio para que as bio​moléculas possam funcionar de forma adequada. Este controle é feito por soluções-tampão, formadas por um ácido fraco e sua base conjugada. Estas soluções tendem a resistir a mudanças de pH pe​rante a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases fortes. No organismo humano, por exemplo, os sistemas-tampão são ba​seados em diversos tipos de compostos conjugados, sendo um dos mais importantes o sistema-tampão fosfato, juntamente com o do carbonato. Ambos têm papel importante na manutenção do pH do sangue e dos líquidos intercelulares, em torno de 7,4 para se manter equilibrado e manter todo o funcionamento do corpo da melhor forma possível o que se da o nome de pH ótimo. 
Referências 
CHAGAS, A.P. O ensino de aspectos históricos e filosóficos da química e as teorias ácido-base do século XX.Química Nova, v.23, n. 1, p. 126-133, 2000.
FIORUCCI, A. R.; SOARES, M. H. F. B.; CAVALHEIRO, E. T. G. O conceito de solução tampão. Quím. Nova Esc., n. 13, maio 2001. Disponível em: <http://www.ufscar.br/labbes/ wp-content/uploads/buffer.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2016. 
SKOOG, WEST, HOLLER, CROUCH, Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 8ª Edição norte-americana, Editora Thomson, São Paulo-SP, 2006.
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para as atividades previstas na disciplina de: Bioquímica e Farmacologia ministrada pela Tutora Virgínia Campos Silvestrini

Continue navegando