Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) gestao pliticas publicas

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O objetivo central dos métodos de avaliação é preencher lacunas geradas durante e após a execução das políticas. Buscam-se respostas relacionadas ao alcance e aos impactos de projetos e programas. Logo, visa contribuir para ampliar e aperfeiçoar o alcance das políticas públicas. Sobre os métodos e técnicas de avaliação existentes, analise as seguintes sentenças:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A avaliação global antecederia a formulação da política pública, isto é, seus programas e projetos. Assim, converte-se no momento em que se sonda os possíveis critérios para uma tomada de decisão.
II- A avaliação processual acontece durante o período de implementação, ou seja, no momento de desenvolvimento das ações.
III- A avaliação de efetividade verifica, anteriormente à aplicação da política, se existe legitimidade nos órgãos responsáveis por aplicar os programas sociais.
IV- A avaliação precedente consiste na análise do processo final das políticas, isto é, após suas fases anteriores reconhecidas como processual e global, finalmente é possível fazer conjecturas.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Em relação as competências da União e sua representatividade via os Estados, é muito importante destacar, que estas esferas de poder, se traduzem em um espaço geográfico estratégico, responsável em potencializar e complementar programas públicos nacionais, bem como também criar, com certa autonomia, suas próprias políticas estaduais. Sobre as funções dos estados brasileiros, de acordo com a Carta Constituinte, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Cabe aos estados arbitrar sobre a instituição de regiões metropolitanas urbanas e microrregiões, a fim de integrar a organização até a execução de funções públicas de interesse comum.
( ) Os estados poderão, também, explorar diretamente ou mediante concessão os serviços locais de gás canalizado, por exemplo. Sem prejuízo à gestão de exploração nacional.
( ) Administrar reservas cambiais e fiscalizar operações de natureza financeira diversificadas no âmbito nacional, são atribuições dos Estados.
( ) Os estados também podem atuar livremente na exploração da navegação aérea e aeroespacial e na infraestrutura aeroportuária e exploração de hidroenergéticos.
a) V - F - F - V.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

A educação brasileira teve um fato importante com o estabelecimento da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica) que, com a Constituição Federal, formam as principais balizas legais da educação brasileira. É na LDB que estão previstos os três sistemas de ensino: federal, estadual e municipal. No que tange à LDB e suas premissas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Dentro dos três sistemas de ensino (federal, estadual e municipal), podemos classificar os públicos e privados (particulares, comunitários, filantrópicos).
( ) Compete aos municípios priorizar a Educação Infantil (creches e pré-escolas) e o Ensino Fundamental em parceria com o Estado, buscando erradicar o analfabetismo.
( ) O Ensino Federal compreende as instituições de ensino mantidas pela União, as instituições de Ensino Superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação.
( ) A LDB determina em três níveis a educação escolar: educação básica, educação fundamental e médio e Ensino Superior.
a) V - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

A implementação é a etapa do ciclo de políticas públicas que se refere à execução de trabalhos que permitam ações com o intuito de obter metas definidas no processo de instalação de determinada política pública.
Perante esta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Políticas públicas são efetuadas nos resultados dos efeitos do processo.
( ) Implementação é aquela em que as normas são convertidas em ações.
( ) É neste momento que o planejado passa a ser apenas mera rotina no processo.
( ) Um ponto alto da implementação diz respeito ao seu gerenciamento.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - V.

O planejamento urbano também está contemplado na Constituição Federal Brasileira. Sua regulamentação enquanto política urbana ocorreu em julho de 2001. A função dessa política pública é explicitamente relacionada à promoção do pleno desenvolvimento das funções sociais das cidades. Sobre as diretrizes gerais do planejamento urbano, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Gestão democrática limitada, isto é, a população poderá acompanhar os planos de desenvolvimento urbano via associações representativas de vários segmentos, porém sem participação na formulação ou execução destes.
II- Cooperação entre governos, promoção do investimento privado e dos demais setores da sociedade no processo de urbanização, desde que atendidos, primeiramente, os interesses da entidade federal.
III- Garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer.
IV- A oferta de equipamentos ou fatores urbanos e comunitários, transporte e serviços adequados aos interesses das comunidades locais.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

As políticas públicas devem ser desenvolvidas sempre voltadas para os anseios da sociedade, na busca de soluções aos problemas sociais da população, tais como habitação, saúde e educação. Dentre os diversos modelos existentes que definem o que vem a ser uma política pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O modelo racional preceitua que a melhor política pública é a mais racional, na qual os ganhos sociais devem superar os seus custos.
( ) No modelo incremental, as políticas públicas se tornam uma sequência das atividades desenvolvidas na gestão anterior, apenas com algumas alterações de incremento.
( ) No modelo de processo, ocorre a identificação de um problema, sua formulação, a implementação e a avaliação da política pública.
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - F - V.

Em sua função de promover o bem-estar da sociedade, o Estado deve aplicar o poder e a legitimidade de forma equilibrada. Entretanto, o poder instituído está fortemente relacionado a algum tipo ou razão de submissão, os quais variam quanto aos motivos, mas com o mesmo objetivo comum, o cumprimento de um mando. Sobre as classificações ou razões para submissão, analise sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A dominação carismática se dá quando existe a devoção afetiva à pessoa. Assim, o poder se origina de alguma característica que provoca reconhecimento e admiração.
II- O controle tradicional ocorre quando as ordens são cumpridas porque aquela pessoa é a certa, ou seja, dadas as qualificações e os resultados esperados.
III- A submissão burocrática é quando existe a possibilidade de encontrar obediência entre inúmeros dominantes e poucos submetidos.
IV- O mando civil é quando uma ordem de determinado conteúdo, ou seja, uma relação de mando eficiente ocorre entre cidadãos sem poder, mas influenciáveis.
a) Somente as sentenças I e II estão corretas.
b) Somente as sentenças IV está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente as sentenças II e IV estão corretas.

Política e poder são elementos que compõem o cotidiano da vida pública, pois assimilam e aglutinam os interesses de grupos para o exercício da organização da sociedade e alcance de objetivos comuns. Sobre essas definições e afins, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Apesar da complexidade entre os termos política e política pública, é dispensável a realização de qualquer distinção entre eles, pois ambos remetem ao exercício de poder individualmente.
( ) A política está vinculada ao exercício de poder e às etapas pelas quais percorrem e são tomadas as decisões em uma sociedade. Logo, política e poder são ações inter-relacionadas.
( ) A política pública está fortemente associada ao poder, na medida em que os representantes legais devem garantir a prática de decisões voltadas para o bem comum.
( ) O conceito de dominação dissocia-se dos conceitos de política e poder, na medida em que é incompatível com a administração pública, isto é, não se aplica à política pública.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - F.

Passeio público, a falta de calçadas ou de conservação compromete o direito de ir e vir do pedestre. Sugestão ao Prefeito para resolver a situação na cidade: caso o passeio público não esteja em estado regular de uso e de acordo com a Lei, não será analisado ou autorizado:
Sobre o ciclo da política pública, assinale a alternativa CORRETA:
a) A identificação de um problema não é atribuição dos agentes políticos, organizações não governamentais e partidos políticos. São os cidadãos comuns que realizam esta tarefa, isto é, a agenda. Os partidos políticos elaboram as alternativas de solução, de forma centralizada.
b) Sua estruturação passa pela elaboração de uma agenda, formulação, implementação e avaliação. Estas etapas, por sua vez, podem originar outras ramificações, que servirão de guia para sua idealização.
c) Abordar ou levantar as consequências e custos de possíveis soluções, é uma etapa do ciclo que é realizada fora da ação de planejamento, ou seja, somente no momento de implantação da política.
d) Após a identificação do problema, que sempre revela a deterioração de uma situação ou contexto, este não pode vir a ser redefinido no decorrer do processo, ao contrário, não conseguiríamos traçar propostas e estratégias de ação.

O artigo 9 da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), determina que, "na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos". Um município com 57.000 habitantes, situado na região Nordeste do Brasil e considerado área turística, desenvolveu, em 2014, com ampla participação da população, o Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. Em 2015, implantou a disposição ambientalmente adequada dos rejeitos, possibilitada pela ação consorciada com outros dois municípios. A coleta seletiva também já está em funcionamento, sendo os resíduos entregues em uma cooperativa. O município está à frente de muitos outros, que nem sequer desenvolveram seus planos municipais. Nas audiências públicas, ficou visível a importância dada à PNRS pela população do município, que acredita que a observância aos princípios da lei poderá valorizar ainda mais o potencial turístico da região. Muitas ações estão previstas para serem desenvolvidas e o prefeito do município terá de decidir a que será implantada primeiramente, considerando o que está previsto em lei. De acordo com o exposto e com os princípios da PNRS, o prefeito do município deve priorizar o desenvolvimento de um programa de:
a) Capacitação sobre riscos ambientais e ergonomia para os cooperados.
b) Esclarecimento à população acerca da separação correta dos resíduos para a reciclagem.
c) Conscientização sobre a importância do consumo consciente, visando à não geração e à redução dos resíduos.
d) Comunicação visual para divulgação das metas de redução, reutilização, coleta seletiva e reciclagem.

Para cumprir seu objetivo, o Estado precisa estar dotado de uma administração profissionalizada capaz de operar na fronteira entre a técnica e a política. Nesse sentido, o gestor está desafiado a desenvolver a vocação para a vivência de práticas democráticas, como a representação e a participação social, fundamentais em seu cotidiano de atuação.
O processo de tomada de decisão na gestão pública é complexo, por ser praticado em um cenário de relações conflituosas entre o Estado e a sociedade e entre os mais diversos agentes políticos. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A qualidade no processo de decisão política determina o desempenho da administração pública, e depende do comportamento de todos os participantes no cenário da decisão, no qual devem predominar, por parte do gestor público, responsabilidade fiscal e financeira dos recursos, e ampla comunicação dos atos administrativos à sociedade.
II- No processo de tomada de decisão, o gestor público deve avaliar as alternativas, sendo que muitas dessas envolvem acontecimentos futuros, difíceis de serem previstos. O tomador de decisão, na busca da eficácia e da efetividade, deve aprender a tomar decisões satisfatórias, sendo insuficiente apenas a perspectiva técnico-administrativa da gestão pública, considerando a questão da racionalidade limitada e a necessidade de interação constante com a sociedade.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O objetivo central dos métodos de avaliação é preencher lacunas geradas durante e após a execução das políticas. Buscam-se respostas relacionadas ao alcance e aos impactos de projetos e programas. Logo, visa contribuir para ampliar e aperfeiçoar o alcance das políticas públicas. Sobre os métodos e técnicas de avaliação existentes, analise as seguintes sentenças:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A avaliação global antecederia a formulação da política pública, isto é, seus programas e projetos. Assim, converte-se no momento em que se sonda os possíveis critérios para uma tomada de decisão.
II- A avaliação processual acontece durante o período de implementação, ou seja, no momento de desenvolvimento das ações.
III- A avaliação de efetividade verifica, anteriormente à aplicação da política, se existe legitimidade nos órgãos responsáveis por aplicar os programas sociais.
IV- A avaliação precedente consiste na análise do processo final das políticas, isto é, após suas fases anteriores reconhecidas como processual e global, finalmente é possível fazer conjecturas.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Em relação as competências da União e sua representatividade via os Estados, é muito importante destacar, que estas esferas de poder, se traduzem em um espaço geográfico estratégico, responsável em potencializar e complementar programas públicos nacionais, bem como também criar, com certa autonomia, suas próprias políticas estaduais. Sobre as funções dos estados brasileiros, de acordo com a Carta Constituinte, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Cabe aos estados arbitrar sobre a instituição de regiões metropolitanas urbanas e microrregiões, a fim de integrar a organização até a execução de funções públicas de interesse comum.
( ) Os estados poderão, também, explorar diretamente ou mediante concessão os serviços locais de gás canalizado, por exemplo. Sem prejuízo à gestão de exploração nacional.
( ) Administrar reservas cambiais e fiscalizar operações de natureza financeira diversificadas no âmbito nacional, são atribuições dos Estados.
( ) Os estados também podem atuar livremente na exploração da navegação aérea e aeroespacial e na infraestrutura aeroportuária e exploração de hidroenergéticos.
a) V - F - F - V.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

A educação brasileira teve um fato importante com o estabelecimento da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica) que, com a Constituição Federal, formam as principais balizas legais da educação brasileira. É na LDB que estão previstos os três sistemas de ensino: federal, estadual e municipal. No que tange à LDB e suas premissas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Dentro dos três sistemas de ensino (federal, estadual e municipal), podemos classificar os públicos e privados (particulares, comunitários, filantrópicos).
( ) Compete aos municípios priorizar a Educação Infantil (creches e pré-escolas) e o Ensino Fundamental em parceria com o Estado, buscando erradicar o analfabetismo.
( ) O Ensino Federal compreende as instituições de ensino mantidas pela União, as instituições de Ensino Superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação.
( ) A LDB determina em três níveis a educação escolar: educação básica, educação fundamental e médio e Ensino Superior.
a) V - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

A implementação é a etapa do ciclo de políticas públicas que se refere à execução de trabalhos que permitam ações com o intuito de obter metas definidas no processo de instalação de determinada política pública.
Perante esta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Políticas públicas são efetuadas nos resultados dos efeitos do processo.
( ) Implementação é aquela em que as normas são convertidas em ações.
( ) É neste momento que o planejado passa a ser apenas mera rotina no processo.
( ) Um ponto alto da implementação diz respeito ao seu gerenciamento.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - V.

O planejamento urbano também está contemplado na Constituição Federal Brasileira. Sua regulamentação enquanto política urbana ocorreu em julho de 2001. A função dessa política pública é explicitamente relacionada à promoção do pleno desenvolvimento das funções sociais das cidades. Sobre as diretrizes gerais do planejamento urbano, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Gestão democrática limitada, isto é, a população poderá acompanhar os planos de desenvolvimento urbano via associações representativas de vários segmentos, porém sem participação na formulação ou execução destes.
II- Cooperação entre governos, promoção do investimento privado e dos demais setores da sociedade no processo de urbanização, desde que atendidos, primeiramente, os interesses da entidade federal.
III- Garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer.
IV- A oferta de equipamentos ou fatores urbanos e comunitários, transporte e serviços adequados aos interesses das comunidades locais.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

As políticas públicas devem ser desenvolvidas sempre voltadas para os anseios da sociedade, na busca de soluções aos problemas sociais da população, tais como habitação, saúde e educação. Dentre os diversos modelos existentes que definem o que vem a ser uma política pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O modelo racional preceitua que a melhor política pública é a mais racional, na qual os ganhos sociais devem superar os seus custos.
( ) No modelo incremental, as políticas públicas se tornam uma sequência das atividades desenvolvidas na gestão anterior, apenas com algumas alterações de incremento.
( ) No modelo de processo, ocorre a identificação de um problema, sua formulação, a implementação e a avaliação da política pública.
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - F - V.

Em sua função de promover o bem-estar da sociedade, o Estado deve aplicar o poder e a legitimidade de forma equilibrada. Entretanto, o poder instituído está fortemente relacionado a algum tipo ou razão de submissão, os quais variam quanto aos motivos, mas com o mesmo objetivo comum, o cumprimento de um mando. Sobre as classificações ou razões para submissão, analise sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A dominação carismática se dá quando existe a devoção afetiva à pessoa. Assim, o poder se origina de alguma característica que provoca reconhecimento e admiração.
II- O controle tradicional ocorre quando as ordens são cumpridas porque aquela pessoa é a certa, ou seja, dadas as qualificações e os resultados esperados.
III- A submissão burocrática é quando existe a possibilidade de encontrar obediência entre inúmeros dominantes e poucos submetidos.
IV- O mando civil é quando uma ordem de determinado conteúdo, ou seja, uma relação de mando eficiente ocorre entre cidadãos sem poder, mas influenciáveis.
a) Somente as sentenças I e II estão corretas.
b) Somente as sentenças IV está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente as sentenças II e IV estão corretas.

Política e poder são elementos que compõem o cotidiano da vida pública, pois assimilam e aglutinam os interesses de grupos para o exercício da organização da sociedade e alcance de objetivos comuns. Sobre essas definições e afins, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Apesar da complexidade entre os termos política e política pública, é dispensável a realização de qualquer distinção entre eles, pois ambos remetem ao exercício de poder individualmente.
( ) A política está vinculada ao exercício de poder e às etapas pelas quais percorrem e são tomadas as decisões em uma sociedade. Logo, política e poder são ações inter-relacionadas.
( ) A política pública está fortemente associada ao poder, na medida em que os representantes legais devem garantir a prática de decisões voltadas para o bem comum.
( ) O conceito de dominação dissocia-se dos conceitos de política e poder, na medida em que é incompatível com a administração pública, isto é, não se aplica à política pública.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - F.

Passeio público, a falta de calçadas ou de conservação compromete o direito de ir e vir do pedestre. Sugestão ao Prefeito para resolver a situação na cidade: caso o passeio público não esteja em estado regular de uso e de acordo com a Lei, não será analisado ou autorizado:
Sobre o ciclo da política pública, assinale a alternativa CORRETA:
a) A identificação de um problema não é atribuição dos agentes políticos, organizações não governamentais e partidos políticos. São os cidadãos comuns que realizam esta tarefa, isto é, a agenda. Os partidos políticos elaboram as alternativas de solução, de forma centralizada.
b) Sua estruturação passa pela elaboração de uma agenda, formulação, implementação e avaliação. Estas etapas, por sua vez, podem originar outras ramificações, que servirão de guia para sua idealização.
c) Abordar ou levantar as consequências e custos de possíveis soluções, é uma etapa do ciclo que é realizada fora da ação de planejamento, ou seja, somente no momento de implantação da política.
d) Após a identificação do problema, que sempre revela a deterioração de uma situação ou contexto, este não pode vir a ser redefinido no decorrer do processo, ao contrário, não conseguiríamos traçar propostas e estratégias de ação.

O artigo 9 da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), determina que, "na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos". Um município com 57.000 habitantes, situado na região Nordeste do Brasil e considerado área turística, desenvolveu, em 2014, com ampla participação da população, o Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. Em 2015, implantou a disposição ambientalmente adequada dos rejeitos, possibilitada pela ação consorciada com outros dois municípios. A coleta seletiva também já está em funcionamento, sendo os resíduos entregues em uma cooperativa. O município está à frente de muitos outros, que nem sequer desenvolveram seus planos municipais. Nas audiências públicas, ficou visível a importância dada à PNRS pela população do município, que acredita que a observância aos princípios da lei poderá valorizar ainda mais o potencial turístico da região. Muitas ações estão previstas para serem desenvolvidas e o prefeito do município terá de decidir a que será implantada primeiramente, considerando o que está previsto em lei. De acordo com o exposto e com os princípios da PNRS, o prefeito do município deve priorizar o desenvolvimento de um programa de:
a) Capacitação sobre riscos ambientais e ergonomia para os cooperados.
b) Esclarecimento à população acerca da separação correta dos resíduos para a reciclagem.
c) Conscientização sobre a importância do consumo consciente, visando à não geração e à redução dos resíduos.
d) Comunicação visual para divulgação das metas de redução, reutilização, coleta seletiva e reciclagem.

Para cumprir seu objetivo, o Estado precisa estar dotado de uma administração profissionalizada capaz de operar na fronteira entre a técnica e a política. Nesse sentido, o gestor está desafiado a desenvolver a vocação para a vivência de práticas democráticas, como a representação e a participação social, fundamentais em seu cotidiano de atuação.
O processo de tomada de decisão na gestão pública é complexo, por ser praticado em um cenário de relações conflituosas entre o Estado e a sociedade e entre os mais diversos agentes políticos. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A qualidade no processo de decisão política determina o desempenho da administração pública, e depende do comportamento de todos os participantes no cenário da decisão, no qual devem predominar, por parte do gestor público, responsabilidade fiscal e financeira dos recursos, e ampla comunicação dos atos administrativos à sociedade.
II- No processo de tomada de decisão, o gestor público deve avaliar as alternativas, sendo que muitas dessas envolvem acontecimentos futuros, difíceis de serem previstos. O tomador de decisão, na busca da eficácia e da efetividade, deve aprender a tomar decisões satisfatórias, sendo insuficiente apenas a perspectiva técnico-administrativa da gestão pública, considerando a questão da racionalidade limitada e a necessidade de interação constante com a sociedade.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Gestão de Políticas Públicas (GPU08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O objetivo central dos métodos de avaliação é preencher lacunas geradas durante e após a execução das políticas. Buscam-se respostas relacionadas ao alcance e aos impactos de projetos e programas. Logo, visa contribuir para ampliar e aperfeiçoar o alcance das políticas públicas. Sobre os métodos e técnicas de avaliação existentes, analise as seguintes sentenças:
I- A avaliação global antecederia a formulação da política pública, isto é, seus programas e projetos. Assim, converte-se no momento em que se sonda os possíveis critérios para uma tomada de decisão.
II- A avaliação processual acontece durante o período de implementação, ou seja, no momento de desenvolvimento das ações. 
III- A avaliação de efetividade verifica, anteriormente à aplicação da política, se existe legitimidade nos órgãos responsáveis por aplicar os programas sociais.
IV- A avaliação precedente consiste na análise do processo final das políticas, isto é, após suas fases anteriores reconhecidas como processual e global, finalmente é possível fazer conjecturas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Em relação as competências da União e sua representatividade via os Estados, é muito importante destacar, que estas esferas de poder, se traduzem em um espaço geográfico estratégico, responsável em potencializar e complementar programas públicos nacionais, bem como também criar, com certa autonomia, suas próprias políticas estaduais. Sobre as funções dos estados brasileiros, de acordo com a Carta Constituinte, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Cabe aos estados arbitrar sobre a instituição de regiões metropolitanas urbanas e microrregiões, a fim de integrar a organização até a execução de funções públicas de interesse comum.
(    ) Os estados poderão, também, explorar diretamente ou mediante concessão os serviços locais de gás canalizado, por exemplo. Sem prejuízo à gestão de exploração nacional. 
(    ) Administrar reservas cambiais e fiscalizar operações de natureza financeira diversificadas no âmbito nacional, são atribuições dos Estados.
(    ) Os estados também podem atuar livremente na exploração da navegação aérea e aeroespacial e na infraestrutura aeroportuária e exploração de hidroenergéticos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	A educação brasileira teve um fato importante com o estabelecimento da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica) que, com a Constituição Federal, formam as principais balizas legais da educação brasileira. É na LDB que estão previstos os três sistemas de ensino: federal, estadual e municipal. No que tange à LDB e suas premissas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dentro dos três sistemas de ensino (federal, estadual e municipal), podemos classificar os públicos e privados (particulares, comunitários, filantrópicos).
(    ) Compete aos municípios priorizar a Educação Infantil (creches e pré-escolas) e o Ensino Fundamental em parceria com o Estado, buscando erradicar o analfabetismo.
(    ) O Ensino Federal compreende as instituições de ensino mantidas pela União, as instituições de Ensino Superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação.
(    ) A LDB determina em três níveis a educação escolar: educação básica, educação fundamental e médio e Ensino Superior.    
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	As políticas públicas são ações, programas e projetos executados em nível de governo. Desde a percepção de um problema até a implementação de uma política pública, esta passa por várias fases que compõem um ciclo. Este ciclo é formado por várias etapas, que seguem, respectivamente, uma ordem. Sobre este ciclo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Identificação do problema, formação da agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação e avaliação.
	 b)
	Participação popular, planejamento, controle e gerenciamento.
	 c)
	Avaliação, planejamento, implementação, solução e extinção.
	 d)
	Planejamento, definição dos objetivos, formulação de alternativas e solução.
	5.
	A implementação é a etapa do ciclo de políticas públicas que se refere à execução de trabalhos que permitam ações com o intuito de obter metas definidas no processo de instalação de determinada política pública. Perante esta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Políticas públicas são efetuadas nos resultados dos efeitos do processo.
(    ) Implementação é aquela em que as normas são convertidas em ações.
(    ) É neste momento que o planejado passa a ser apenas mera rotina no processo.
(    ) Um ponto alto da implementação diz respeito ao seu gerenciamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	O planejamento urbano também está contemplado na Constituição Federal Brasileira. Sua regulamentação enquanto política urbana ocorreu em julho de 2001. A função dessa política pública é explicitamente relacionada à promoção do pleno desenvolvimento das funções sociais das cidades. Sobre as diretrizes gerais do planejamento urbano, analise as sentenças a seguir:
I- Gestão democrática limitada, isto é, a população poderá acompanhar os planos de desenvolvimento urbano via associações representativas de vários segmentos, porém sem participação na formulação ou execução destes.
II- Cooperação entre governos, promoção do investimento privado e dos demais setores da sociedade no processo de urbanização, desde que atendidos, primeiramente, os interesses da entidade federal.
III- Garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer.
IV- A oferta de equipamentos ou fatores urbanos e comunitários, transporte e serviços adequados aos interesses das comunidades locais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	As políticas públicas devem ser desenvolvidas sempre voltadas para os anseios da sociedade, na busca de soluções aos problemas sociais da população, tais como habitação, saúde e educação. Dentre os diversos modelos existentes que definem o que vem a ser uma política pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O modelo racional preceitua que a melhor política pública é a mais racional, na qual os ganhos sociais devem superar os seus custos.
(    ) No modelo incremental, as políticas públicas se tornam uma sequência das atividades desenvolvidas na gestão anterior, apenas com algumas alterações de incremento.
(    ) No modelo de processo, ocorre a identificação de um problema, sua formulação, a implementação e a avaliação da política pública.
(    ) No modelo de elite, as políticas públicas ocorrem de baixo para cima, resultando em menos intensidade nos valores e preferências da elite.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Em sua função de promover o bem-estar da sociedade, o Estadodeve aplicar o poder e a legitimidade de forma equilibrada. Entretanto, o poder instituído está fortemente relacionado a algum tipo ou razão de submissão, os quais variam quanto aos motivos, mas com o mesmo objetivo comum, o cumprimento de um mando. Sobre as classificações ou razões para submissão, analise sentenças a seguir:
I- A dominação carismática se dá quando existe a devoção afetiva à pessoa. Assim, o poder se origina de alguma característica que provoca reconhecimento e admiração.
II- O controle tradicional ocorre quando as ordens são cumpridas porque aquela pessoa é a certa, ou seja, dadas as qualificações e os resultados esperados.
III- A submissão burocrática é quando existe a possibilidade de encontrar obediência entre inúmeros dominantes e poucos submetidos.
IV- O mando civil é quando uma ordem de determinado conteúdo, ou seja, uma relação de mando eficiente ocorre entre cidadãos sem poder, mas influenciáveis.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente as sentenças IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente as sentenças II e IV estão corretas.
	9.
	Política e poder são elementos que compõem o cotidiano da vida pública, pois assimilam e aglutinam os interesses de grupos para o exercício da organização da sociedade e alcance de objetivos comuns. Sobre essas definições e afins, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Apesar da complexidade entre os termos política e política pública, é dispensável a realização de qualquer distinção entre eles, pois ambos remetem ao exercício de poder individualmente.
(    ) A política está vinculada ao exercício de poder e às etapas pelas quais percorrem e são tomadas as decisões em uma sociedade. Logo, política e poder são ações inter-relacionadas.
(    ) A política pública está fortemente associada ao poder, na medida em que os representantes legais devem garantir a prática de decisões voltadas para o bem comum.
(    ) O conceito de dominação dissocia-se dos conceitos de política e poder, na medida em que é incompatível com a administração pública, isto é, não se aplica à política pública.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	Passeio público, a falta de calçadas ou de conservação compromete o direito de ir e vir do pedestre. Sugestão ao Prefeito para resolver a situação na cidade: caso o passeio público não esteja em estado regular de uso e de acordo com a Lei, não será analisado ou autorizado:
- Nenhum projeto de construção ou reforma. 
- A guia de ITBI.
- Alvará para qualquer atividade.
- Nenhum terreno com ou sem edificação poderá ser fechado com tapume, sem que o passeio público não esteja em estado regular de uso e de acordo com a Lei, bem como o projeto de construção aprovado.
Notificar e dar um prazo para os proprietários dos terrenos fazerem ou consertarem as calçadas no centro, se não cumprirem aplicar multa, ou acréscimo no IPTU ou a prefeitura fazer e debitar no IPTU.
O texto refere-se a uma proposta de um Partido Político, para um problema que aflige as populações de muitas cidades brasileiras: as condições das calcadas. Uma política pública nasce de um problema público. Sobre o ciclo da política pública, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A identificação de um problema não é atribuição dos agentes políticos, organizações não governamentais e partidos políticos. São os cidadãos comuns que realizam esta tarefa, isto é, a agenda. Os partidos políticos elaboram as alternativas de solução, de forma centralizada.
	 b)
	Sua estruturação passa pela elaboração de uma agenda, formulação, implementação e avaliação. Estas etapas, por sua vez, podem originar outras ramificações, que servirão de guia para sua idealização.
	 c)
	Abordar ou levantar as consequências e custos de possíveis soluções, é uma etapa do ciclo que é realizada fora da ação de planejamento, ou seja, somente no momento de implantação da política.
	 d)
	Após a identificação do problema, que sempre revela a deterioração de uma situação ou contexto, este não pode vir a ser redefinido no decorrer do processo, ao contrário, não conseguiríamos traçar propostas e estratégias de ação.
	11.
	(ENADE, 2015) O artigo 9 da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), determina que, "na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos". Um município com 57.000 habitantes, situado na região Nordeste do Brasil e considerado área turística, desenvolveu, em 2014, com ampla participação da população, o Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. Em 2015, implantou a disposição ambientalmente adequada dos rejeitos, possibilitada pela ação consorciada com outros dois municípios. A coleta seletiva também já está em funcionamento, sendo os resíduos entregues em uma cooperativa. O município está à frente de muitos outros, que nem sequer desenvolveram seus planos municipais. Nas audiências públicas, ficou visível a importância dada à PNRS pela população do município, que acredita que a observância aos princípios da lei poderá valorizar ainda mais o potencial turístico da região. Muitas ações estão previstas para serem desenvolvidas e o prefeito do município terá de decidir a que será implantada primeiramente, considerando o que está previsto em lei. De acordo com o exposto e com os princípios da PNRS, o prefeito do município deve priorizar o desenvolvimento de um programa de:
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 7 set. 2015. (adaptado)
	 a)
	Capacitação sobre riscos ambientais e ergonomia para os cooperados.
	 b)
	Esclarecimento à população acerca da separação correta dos resíduos para a reciclagem.
	 c)
	Conscientização sobre a importância do consumo consciente, visando à não geração e à redução dos resíduos.
	 d)
	Comunicação visual para divulgação das metas de redução, reutilização, coleta seletiva e reciclagem à população.
	12.
	(ENADE, 2015) Para cumprir seu objetivo, o Estado precisa estar dotado de uma administração profissionalizada capaz de operar na fronteira entre a técnica e a política. Nesse sentido, o gestor está desafiado a desenvolver a vocação para a vivência de práticas democráticas, como a representação e a participação social, fundamentais em seu cotidiano de atuação. O processo de tomada de decisão na gestão pública é complexo, por ser praticado em um cenário de relações conflituosas entre o Estado e a sociedade e entre os mais diversos agentes políticos. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A qualidade no processo de decisão política determina o desempenho da administração pública, e depende do comportamento de todos os participantes no cenário da decisão, no qual devem predominar, por parte do gestor público, responsabilidade fiscal e financeira dos recursos, e ampla comunicação dos atos administrativos à sociedade. 
PORQUE
II- No processo de tomada de decisão, o gestor público deve avaliar as alternativas, sendo que muitas dessas envolvem acontecimentos futuros, difíceis de serem previstos. O tomador de decisão, na busca da eficácia e da efetividade, deve aprender a tomar decisões satisfatórias, sendo insuficiente apenas a perspectiva técnico-administrativa da gestão pública, considerando a questão da racionalidade limitada e a necessidade de interação constante com a sociedade. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
FONTE: KANAASE, R.; FIEL FILHO, A.; FERREIRA, M. G. Gestão Pública: planejamento, processos, sistemas de informação e pessoas. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).
	 a)
	A asserção I  é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II sãoproposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina