Buscar

Orientação e Terminologia Anatômica

Prévia do material em texto

Orientação e Terminologia Anatômica 
A anatomia se caracteriza por estudar a estrutura física do corpo humano; células, tecidos, órgãos, sistemas, organismos. Também seus funcionamentos, estruturas, suas interações e suas localizações. O estudo anatômico do organismo se dá por orientações e por termos, que se baseiam através de sua forma, sua posição, seu trajeto, suas conexões, funções e a relação com o esqueleto. Essas orientações e termos têm como objetivo facilitar o entendimento da linguagem anatômica. 
Temos o posicionamento do corpo, em três principais: Decúbito ventral onde o corpo se encontra deitado, com face direcionada para baixo (pronação), decúbito dorsal onde o corpo se encontra deitado, com face voltada para cima (supinação) e a posição anatômica onde o corpo esta em uma posição ereta (em pé) com os membros superiores e tronco voltado para frente.
Existem também os planos que passam através do corpo em posição anatômica, entre eles, plano sagital, corte imaginário na vertical de orientação paralela a sutura sagital do crânio, ele divide o corpo em direita e esquerda, o plano frontal que é paralelo à sutura coronal do crânio, divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior e por fim plano transversal que corta horizontalmente o corpo, dividindo o corpo em superior e inferior.
Ao se aprofunda sobre o mundo dos termos anatômicos, iremos conhecer também os termos de direção que ajuda a nos orientar sobre o corpo, que em sua singularidade pode ser anterior ventral e posterior dorsal, superior cranial e inferior caudal, medial e lateral, proximal e distal e por ultimo superficial externo e profundo interno.
 Os termos regionais complementam essa orientação, os quais são; braço um seguimento entre cotovelo e ombro, o antebraço seguimento entre pulso cotovelo, cervical que é a região do pescoço, região torácica entre pescoço e abdômen, a lombar, região entre o tórax e a pélvis, região sacral localizada na região inferior do corpo, acima da região glútea, a região plantar que é a sola do pé, a palmar face anterior da mão, axila depressão na face interior do braço, encontro do mesmo e o tronco, a região da virilha é encontro entre coxa e tronco, coxa seguimento entre joelho e quadril e por fim a perna um seguimento entre tornozelo e joelho.
Dentro do corpo humano existem espaços que fazem mais do que separar os órgãos. Esses espaços também tem a função de proteger e promover sustentação. A estes espaços chamamos de cavidades do corpo. Cavidade dorsal divide-se em cavidade cranial que aloja o encéfalo e em cavidade espinal que aloja a medula espinal, e ainda existe a cavidade ventral, divide-se em cavidade torácica que se subdivide em pericárdica que aloja o coração; e pleural que aloja os pulmões, cavidade abdomnopelvica que também se subdivide em cavidade abdominal e pélvica.

Continue navegando