Buscar

Edificio Eficiente e Cidade Sustentável

Prévia do material em texto

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO - FAESF
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
MOISÉS CABÊDO RODRIGUES
É POSSÍVEL CONSTRUIR CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS? E EDIFÍCIOS EFICIENTES?
FLORIANO - PI
 2020
MOISÉS CABÊDO RODRIGUES
É POSSÍVEL CONSTRUIR CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS? E EDIFÍCIOS EFICIENTES?
Trabalho apresentado à Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF como requisito de aprovação na disciplina de Práticas Interdisciplinares VII.
Orientador (a) Prof. (a) Esp. Luanna de Carvalho Santos.
FLORIANO - PI
2020
1. INTRODUÇÃO
	Os termos a serem apresentados são de bastante valia, sendo apresentado pontos que estão em alta atualmente mediante as necessidades globais que estão girando em torno deles: Social, Econômico e Ambiental. E com os temos abordados será possível fazer uma conexão visto que estão bem entrelaçados.
2. DESENVOLVIMENTO
As construções para serem eficientes são reflexos da sociedade em diversos âmbitos, girando em torno de três pilares: Planejamento e Gestão, Infraestrutura e Humano.
Se pensarmos no plano mundial é facilmente observado em grandes cidades com alto desempenho em construções civis e que possuem fatores chaves para tal desenvolvimento. 
Cada um tem seus pontos de influência que podem até colidir dentro dos pilares, desta forma é necessário um estudo a longo prazo para que esse desenvolvimento ocorra em maior escala e com mais facilidade. Entretanto os envolvidos com a construção (Engenheiros e Arquitetos) necessitam de maiores conhecimentos e prática de tais ações para dar o pontapé inicial e que servirão de exemplos para a comunidade, proporcionando a sensação de como é ter nas proximidades uma obra deste porte e mostrar que é possível executá-la sem maiores problemas.
Atualmente encontra-se obras com esse perfil, algumas mais recentes e outra com uma visão futurística se comparamos com o tempo de execução. Sabe-se que alguns conceitos sobre a eficiência estão bem estabelecidos e que há outros a serem explorados.
Por exemplo:
· Eficiência Energética
· Reaproveitamento de Recursos
· Integração com Tecnologias
· Construção Sustentável
· Metodologias de Construção e de Materiais
Todos acima como tópicos centrais que ao aprofundar novas ramificações irão aparecendo.
Fazendo um comparativo isolado entre as cidades sustentáveis e as cidades inteligentes percebe-se que no ranking boa parte delas estão presentes no Top 20, mas com posições diferentes, o que realça a necessidade de mais empenho por diversas partes que compõem os fatores chaves. 
Tratando do Brasil é totalmente possível, começando com a ideia que primeiramente parece ser algo fora da realidade de muitas regiões, porém aos poucos vai sendo posto em prática, observado, analisado, executado e desejado por apresentar tantos benefícios presentes em construções dessa magnitude. Com certeza temos pontos que precisam ser melhor trabalhados como política, economia, planejamento urbano, mobilidade e transporte, que vão sendo formatados para um ponto futuro que irá tornar-se comum tal prática. 
E adicionando os selos de sustentabilidade a essa questão temos uma vertente com facilidade de execução, com retornos excelentes, desde o investidor, ao comprador e ao meio ambiente, são diretrizes que se encaixam e representam um olhar mais crítico ao nosso mundo, tentando torná-lo mais habitável com investimentos simples. Temos recursos humanos e materiais de sobra para obras desse nível e com certeza será possível.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
	É mais do que possível conseguirmos desenvolver todas essas qualidades e pontos chaves necessários para que uma cidade se torne sustentável e com edifícios eficientes, porém as políticas limitam pela sua burocracia e interesses de certa forma individualistas. 
	Com uma boa equipe e com o investimento certo a sociedade pode começar a abrir os olhos para novos tipos de construção, para novas opções de sustentabilidade e infraestrutura. Lembrando que conhecimento e técnicas são necessários para que toda essas possibilidades se concretizem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Vídeos do módulo 01

Continue navegando