Buscar

vivencias educativas de projetos

Prévia do material em texto

Vivencias educativas de projetos: possibilidades educacionais.
Nomes dx autorx
Resumo
Este trabalho trata das vivencias educativas de projetos; Elaboramos alguns aspectos das vivencias educativas possibilitadas nas práticas da pedagogia por projetos; A questão central é: de que modo as vivencias educativas são uma possibilidade pedagógica? 
Nosso objetivo foi compreender o papel dessas experiencias no processo de ensino e aprendizagem; Fizemos uma revisão bibliográfica, investigando autores como: Libâneo, Martins, Barbosa e Horn, que tem sido referencias nessa área. 
introdução
Tratando das vivencias educativas de projetos, desenvolvemos alguns aspectos das vivencias educativas de projetos e suas possibilidades no campo das práticas pedagógicas. 
Escolhemos essa abordagem pois ela trabalha centrada nos projetos, não apenas como ferramentas pedagógicas auxiliares, mas como elementos centrais da metodologia. 
Buscando compreender de que maneira as vivencias educativas são uma possibilidade pedagógica dentro da pedagogia de projetos. 
Pedagogia de projetos e o campo educativo
A Pedagogia de projetos é uma estratégia metodológica. Isto é, uma estratégia metodológica, que pode ser inserida em todas as etapas do ensino. Porém, é necessário que os educadores saibam que há diferenças específicas entre os níveis de ensino, que devem ser observadas minuciosamente. 
O campo educativo é o espaço físico e intelectual em que ocorrem as vivencias. Na sociedade existem muitos espaços educativos, no entanto, é no ambiente pedagógico que os elementos do processo de ensino e aprendizagem, são elaborados com planejamento.
Vivencias educativas de projetos
Com o auxilio da pedagogia de projetos ocorre no campo educativo as vivencias educativas de projetos. 
As vivencias educativas são aquelas vivencias experienciadas no âmbito das atividades pedagógicas. Toda a transformação subjetiva que os estudantes vivenciam. 
Ou seja, as vivencias educativas são toda a experiência de nossa identidade, são espontâneas, subjetivas, com intensidade variável, de temporalidade passageira. Frequentemente é originária de emoções mas envolve todo organismo.
Considerações finais
Mostramos a importância das vivencias educativas de projetos, como uma possibilidade pedagógica e salientamos que quando elas são centrais podem fazer emergir uma serie de dinâmicas. 
Além disso, descrevemos alguns elementos das vivencias educativas de projetos, e a relevância delas na educação. Na convergência do pedagógico com o educativo, essas vivencias proporcionam o ambiente da experiencia do conhecimento.
Referencias
BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, M. das Graças. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. -Porto Alegre: Artmed,2008.
FONTE, Paty. Projetos Pedagógicos Dinâmicos. A paixão de educar e o desafio de inovar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
HERNÁNDEZ, Fernando. Ensino com diálogo e investigação. Diário do Grande ABC. Santo André (SP), 25 jun. 2004. Disponível em: http://www.diarionaescola.com.br/Escola_25_06.pdf. Acesso em: 03 mar. 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. A pedagogia crítico social dos conteúdos. 14ª Edição. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
MARTINS, Jorge Santos. Projetos de pesquisa: Estratégias de ensino em sala de aula. 2ed. Campinas: Armazém do Ipê (autores Associados), 2007. 184p.
NOGUEIRA, N. Pedagogia de Projetos. Etapas, papéis e atores. 4ªedição, São Paulo. Érica, 2008.

Continue navegando