Buscar

Prova Descritiva de Anatomia / Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Os músculos representam cerca de 40 a 50% do peso corporal e são dotados de fibras musculares que apresentam coloração avermelhada graças a presença de mioglobina, proteína relacionada ao suprimento de oxigênio. Conceitue músculo e cite quatro funções desempenhadas por eles.
	Resposta Esperada:
Os músculos são estruturas contráteis capazes de produzir movimentos. Dentre as suas funções, podemos citar: produção de movimentos, estabilização do corpo, transporte de substâncias no corpo, produção de calor etc.
	2.
	As sinapses correspondem a pontos de união entre um terminal axonal e outra célula, servindo como um meio de comunicação entre elas. Elas podem ser químicas e elétricas. Explique como ocorre a sinapse química.
	Resposta Esperada:
As sinapses químicas ocorrem quando há a presença de um espaço denominado fenda sináptica. Assim, as membranas pré e pós-sinápticas são separadas por esse espaço. Para que o impulso possa ser transmitido de uma célula a outra, em virtude de o espaço entre elas ser grande, são requeridas substâncias denominadas neurotransmissores, que são armazenados sob a forma de vesículas sinápticas na membrana pré-sináptica. Na membrana pós-sináptica, há receptores que detectam os neurotransmissores na fenda. Quando esses se ligam aos receptores, ocorre a transmissão do impulso nervoso (sinal elétrico) que retorna a ser elétrico e segue o seu trajeto.

Outros materiais