Buscar

AVALIACAO 3 FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

27/05/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
 
 
 
 
1.
A Filosofia é resultado da tradição grega, conhecida também como "Milagre Grego". Com relação aos fatores que contribuíram para a criação, a consolidação e a expansão da Filos
segundo os historiadores do helenismo, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
A invenção da bússola, da moeda e do relógio.
 b)
A criação da política e a invenção do calendário, da moeda e do alfabeto.
 c)
A invenção da matemática, do processo de codificação e da democracia na pólis.
 d)
O descobrimento da Oceania através das viagens marítimas.

2. De modo geral, o saber filosófico se estende por campos que colocam questões e problemáticas que as ciências da natureza, tais como matemática, física, biologia e química não c responder, pois dizem respeito ao permanente "problema das escolhas". Entretanto, pode-se afirmar que o cotidiano pode ser explicado e compreendido por outros "saberes". Sobre
saberes, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
O senso comum, a religião e a ciência.
 b)
As regras jurídicas e normas de convivência social.
 c)
As práticas sociais aliadas a um conjunto de regras jurídicas.
 d)
A moral e os bons costumes.
3. Platão foi um importante filósofo do período clássico da Grécia Antiga, fundador da Academia em Atenas, conhecida como a primeira instituição de educação superior do mundo oci relação ao pensamento platônico, analise as sentenças a seguir:
I- Expõe um importante sistema de reflexão sobre o Direito e a Política, pela qual o Direito existe vinculado à convivência e à interação na polis.
II- O mito da Caverna é um dos núcleos centrais de suas ideias.
III- A partir do entendimento da política como ciência, o pensamento platônico busca estabelecer princípios teóricos para o bem governar.
IV- Para o pensamento platônico, a justiça é o que cada um deve exercer na e para a cidade, entretanto não há uma hierarquia. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças III e IV estão corretas.
 b)
As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c)
As sentenças II e IV estão corretas.
 d)
As sentenças I, II e III estão corretas.
4. O pensamento de Hans Kelsen (1881-1873) representa o auge do juspositivismo moderno. Na busca por conferir ao Direito caráter científico, reduz a norma jurídica exclusivamente natureza estatal. De origem judia, perseguido pelo nazismo, foi obrigado a abandonar a cátedra acadêmica e migrar para os EUA. Sua principal obra é "Teoria Pura do Direito" publi 1934. Acerca da perspectiva kelseniana de aplicação do direito, assinale a alternativa CORRETA:
a) Na aplicação do direito, Kelsen propõe a inovação da normatividade dos princípios.
b) Segundo a lógica kelseniana, a aplicação do direito é sempre indeterminada, uma vez que a "Norma Hipotética Fundamental" é variável de acordo com a ordem constitucional de
c) O paradigma da ponderação é uma forma de raciocínio hermenêutico lógico e silogístico no qual o resultado é a subsunção do caso concreto à norma positivada.
d) Considerando o direito um sistema lógico, coerente e autossuficiente à decisão judicial, seguindo um raciocínio lógico dedutivo, é a conclusão necessária.
5. Considerando o pensamento kelseniano estudado acerca dos pressupostos do controle da constitucionalidade, é possível concluir que há no sistema normativo uma dinâmica que p validade de uma norma jurídica ter como fundamento outra norma jurídica hierarquicamente superior. Para tal relação, que corresponde a um autêntico escalonamento normativo, h hierárquico definido pela Constituição. Desde esta concepção, há pressupostos para o controle da constitucionalidade. Sobre esses pressupostos, assinale a alternativa CORRETA: a) Exigência de constituição promulgada sob a égide de um estado democrático de direito. b)
Não exigência de uma constituição rígida.
 c)
A existência de um órgão/tribunal que garanta a supremacia constitucional.
 d)
Existência do controle difuso para regulamentar os direitos e garantias fundamentais.
6. Para o pensamento platônico, a ação de governar deve resultar de virtudes adquiridas pelo filósofo, isto porque a educação (Paideia) da alma - bem supremo e absoluto - deve ser l pelo governante que monopoliza a vida do cidadão. Para tanto, o governante deve aliar capacidades específicas. Sobre as capacidades e as virtudes próprias do governante no ent platônico, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Aptidão de comandar com sabedoria e justiça.
 b)
Inteligência e capacidade de governar priorizando as classes dominantes para garantir a soberania.
 c)
Capacitar os cidadãos para excluir os estrangeiros e garantir a hegemonia interna.
 d)
Incentivar a justiça com as próprias mãos.
7. Na década de 1930, um grupo de pensadores se reuniu no Instituto de Pesquisa Social, vinculado à Universidade de Frankfurt, dando origem à Teoria Crítica. Especificamente no ca direito, a criticidade permitiu o questionamento da pretensa neutralidade e imparcialidade defendida pelo juspositivismo. Além das correntes críticas do direito brasileiro, destacam-s correntes de pensamento que vão encontrar no ambiente político da década de 1980 um fértil terreno. Acerca das contribuições do pensamento crítico no direito brasileiro, assinale 
CORRETA:
a) A formação do Estado Brasileiro de Exceção em 1964, com a promulgação do Ato Institucional nº 5.
b) A dissolução da Assembleia Nacional Constituinte com a outorga da Constituição Federal de 1988 pelo Congresso da República.
c) A afirmação do chamado novo constitucionalismo quando então se consolida o Estado Democrático de Direito, que tem como fundamento os Direitos Fundamentais. d) A reafirmação do legalismo como instrumento de segurança jurídica e fundamento da ordem democrática.
8. A Filosofia medieval (entre os séculos V ao XIV/XV) é a etapa histórica em que a Filosofia se torna "serva da Teologia", uma vez que ocorre uma indissociável relação entre Filosofia com o advento do cristianismo que buscou aproximar conceitos de "criação, redenção, fé e pecado" dos conceitos da filosofia grega. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta cristãos deste momento histórico, que buscaram harmonizar a relação entre a fé e a razão:
 a)
Plotino e Agostinho.
 b)
Agostinho e Sócrates.
 c)
Agostinho e Tomás de Aquino.
 d)
Aristóteles e Platão.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php	1/2 27/05/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
9. É na antiga Grécia desde os "tempos homéricos" - por volta do século IX a.C. - que se inicia o confronto da razão humana com os mitos. Nos séculos seguintes, de maneira clara, h paulatino rompimento com as velhas formas de explicar o mundo. Pensadores como Tales de Mileto, Anaximandro, Heráclito e Parmênides já não se limitam às velhas tradições, bu compreender e explicar a realidade desde novas categorias. Essa transição marca a passagem do mito para o logos. Sobre o que caracteriza essa etapa, assinale a alternativa COR
a) Foi a substituição da ideia de deuses controlando o mistério do ser para uma concepção baseada na lógica dos oráculos, que se apresentavam personificados a quem os buscav
b) É a coerência dogmática entre o espírito prático romanista e seu legado técnico de direito - um dos pilares da cultura ocidental - e a sofisticação da cultura grega.
c) Trata-se da transição entre a mitologia grega para a lógica romana de polis, o que representou um fator importante na fundação de uma nova concepção de cidadania e política.
d) Foi o processo mental que deu lugar à filosofia enquanto conhecimento racional rigoroso, em uma transição na tarefa de explicar o mistério do ser pela mitologia para a explicaçã
10.A Filosofia contemporânea do Direito tem como uma de suas vertentes o juspositivismo culturalista de Miguel Reale. Em sua proposta filosófica, Reale propõe uma visão tridimensio dinâmica de direito - fato, valor e norma - esclarecendo que o direito não pode ser analisado e compreendidoapenas como norma positivada, mas como interação desses três eleme mutuamente se complementam. Acerca da teoria de Miguel Reale, assinale a alternativa CORRETA:
a) A visão tridimensional do direito se constitui pela "vontade do Legislador" expressa na norma.
b) O direito é considerado como o conjunto de valores, ideais e estáticos que se constituem a partir da norma positivada. c) A proposta filosófica de Miguel Reale não é jurídica e sim política.
 d) Não é somente a norma jurídica que se pode identificar como direito, mas a realidade social é considerada fundamento e elemento constituidor do fenômeno jurídico.
11. (ENADE, 2015) A sujeição do juiz à lei já não é, como no velho paradigma positivista, sujeição à letra da lei qualquer que fosse seu significado, é apenas a sujeição à lei enquanto v seja, coerente com a Constituição. Considerando o paralelo entre a concepção juspositivista e a concepção pós-positivista (neoconstitucionalismo) do Direito, apresentado no texto, afirmações a seguir:
I- As regras, no positivismo jurídico, são preponderantes, enquanto, no neoconstitucionalismo, preponderam os princípios. 
II- O magistrado tem maior destaque no positivismo jurídico, ao passo que o legislador possui maior destaque no neoconstitucionalismo.
III- A subsunção é o principal processo de interpretação da lei, característico do positivismo jurídico, ao passo que a ponderação de princípios é característica relevante doneoconstitucionalismo. 
IV- A figura do juiz como "a boca da lei" remete à concepção normativista, típica do positivismo jurídico, em que cabia aos juízes interpretarem e adaptarem as leis aos casos concreÉ correto o que se afirma em:
FONTE: PIETRO S. L. Neoconstitucionalismo y ponderación judicial. In: Neoconstitucionalismo(s). Madrid: Editorial Trotta, 2003.
 a)
I, II e IV.
 b)
II, III e IV.
 c)
I e III.
 d)
I e IV.
Prova finalizada com 
10
 acertos
 e 
1
 questões erradas
.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php	2/2

Continue navegando