Buscar

prova pericia

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Daniele Schutz Mentiacca (1008421)
	
	Disciplina:
	Perícia Contábil (CON40)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513177) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16540465
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A perícia é uma atividade de profundo cunho técnico e pode ser entendida como um trabalho específico, com profundo rigor na sua execução, que tem por objetivo elucidar os fatos que não se apresentam de forma verdadeira entre as partes envolvidas no problema, ou seja, deve apresentar os pontos que necessitam ser esclarecidos e resolvidos entre as partes envolvidas. Sobre a atividade da perícia, analise as seguintes sentenças:
I- Em função do extremo cunho técnico, a perícia pode ser realizada em qualquer área de atuação das empresas (desde a produção até a área administrativa) pautadas em normas e procedimentos, ou, até mesmo, em situações empíricas, como as atividades rotineiras da emissão de notas fiscais com baixas de estoques.
II- Os procedimentos periciais são realizados através de intuição, apoio, visitas técnicas, camaradagem, negociação, proatividade e determinação. 
III- No que se refere à natureza dos fatos que se deparam, a perícia pode ser classificada como criminal (levantamento de dados e provas para algum processo crime), contábil (levantamento de evidências de possíveis fraudes ou erros contábeis), médica (junta médica especial para conceder benefícios previdenciários), trabalhista (em caso de levantamento de provas para um processo trabalhista), entre outras.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	O exercício da função de perito exige do profissional, além do conhecimento técnico, que ele tenha moral ilibada. O reconhecimento e a distinção da capacidade e honorabilidade do contador, para o exercício da função pericial, são realizados em alguns casos, através de: 
I- Nomeação. 
II- Exclusão. 
III- Contratação. 
IV- Impedimento. 
V- Indicação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, III e V estão corretas.
	 d)
	As opções II, IV e V estão corretas.
	3.
	O Código de Processo Civil ainda não contemplou o conceito de perícia contábil, apesar de estabelecer normas e procedimentos e tratar também da habilitação do profissional. Para conceituar perícia contábil, é necessário que o profissional tenha razões de raciocínio de forma qualitativa e quantitativa sobre determinada realidade patrimonial. Qual a exigência para a formação do conceito de perícia?
	 a)
	A formação do conceito de perícia contábil não exige razões do raciocínio.
	 b)
	A formação do conceito de perícia contábil exige o conhecimento de uma opinião de profissional contábil.
	 c)
	A formação do conceito de perícia deve ser aprovada por um advogado.
	 d)
	A formação do conceito de perícia não exige conhecimento técnico.
	4.
	No caso de uma empresa que realiza procedimentos fraudulentos nas suas operações, ocasionados por um dos sócios que deseja obter vantagens ilícitas, o outro sócio pode requerer dissolução da sociedade e retirar-se desta, mas antes disso esse sócio solicitará uma perícia para investigar o que ocorreu de fato e cobrar as devidas indenizações e restituições que lhe são cabíveis por direito. Neste tipo de situação, o que conduz a atividade da perícia?
	 a)
	Um dos objetivos da perícia é o de auxiliar e coordenar as operações na contabilização de todos os atos e fatos ocorridos na empresa. O perito conduz a atividade da perícia à condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial, conforme o seu nível de influência nas atividades operacionais da empresa.
	 b)
	A necessidade da investigação e verificação dos atos e fatos ocorridos na empresa constatada é o que conduz a atividade da perícia, como condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial.
	 c)
	Essa situação ocorre quando os gestores da empresa deverão atender às necessidades para a investigação e verificação dos atos e fatos ocorridos apenas na contabilidade (que é o centro das informações para a sua gestão) e é isto que conduz a atividade da perícia à condição de instrumento para auxiliar na instauração decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial.
	 d)
	O que conduz a atividade da perícia é quando a empresa disponibiliza seus registros para atender à necessidade da investigação e verificação dos atos e fatos ocorridos na empresa e conduzir a atividade do levantamento de dados para a sua venda, pois esta é condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial à sua liquidação para a imediata dissolução da sociedade.
	5.
	Ao discutir em litígio os interesses das partes, o perito se depara com algumas complexidades, como a variedade dos patrimônios individualizados, e, como consequência, a complexidade de cada conjunto patrimonial. Para tanto, os inúmeros aspectos das transformações dos componentes agregados na riqueza tornam necessário seu desdobramento para facilitar a classificação e a execução do trabalho. Sobre a classificação da função geral em subfunções fundamentais, analise as seguintes opções:
I- Escritural ou de registro.
II- Expositiva ou esclarecedora.
III- Interpretativa ou de análise.
IV- Normativa e de condução ética.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e III estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a opção III está correta.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	6.
	No exercício da perícia contábil, o profissional da área faz jus à cobrança de honorários, cujos valores devem ser estabelecidos previamente, mediante avaliação dos serviços a serem prestados. Neste contexto, sobre a quem cabe o recebimento dos honorários, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Perito contador judicial.                       
II- Perito contador assistente.                    
III- Perito contador arbitral.                       
IV- Perito contador extrajudicial. 
(    ) Às partes.
(    ) Ao contratante.
(    ) Às partes, conforme indicação.
(    ) Ao autor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - IV - II.
	 b)
	III - IV - II - I.
	 c)
	II - IV - I - III.
	 d)
	I - IV - II - III.
	7.
	Existem empresas que possuem unidades produtivas ou comerciais em diversas unidades da federação. Em caso da necessidade da realização de uma perícia realizada fora do Estado, esta não é submetível a outra pessoa encarregada de arbitrar a matéria conflituosa, inclusive fora do juízo arbitral. Qual é esta espécie de perícia?
	 a)
	Perícia semijudicial.
	 b)
	Perícia arbitral.
	 c)
	Perícia judicial.
	 d)
	Perícia extrajudicial.
	8.
	A origem da perícia é muito antiga e nos leva a conhecer a cultura de diversos povos e praticamente complementa os dados históricos da humanidade. Com base nesta afirmação, é possível constatar que a necessidade de verificação dos fatos conduziu a perícia à condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial, mesmo nos mais remotos tempos. Com relação à origem da perícia, analise as seguintes sentenças:
I- A partir do século XV, com o advento do (segundo) Código de Processo Civil, as perícias judiciais contábeis tiveram ampliadas a sua legislação, no sentido de atender a todas as esferas profissionais (medicina, engenharias, entre outras).
II- No Direito Romano, a adequação do direito civil não era devido ao conteúdo material de sua legislação, mas, sim, à estrutura uniforme e racional apenas baseada na aplicação das leis escritas, previamente estabelecidas por tribunais compostos por técnicos.
III-Somente na década de 1940 foi regulamentada a profissão de contador e, na mesma época, oficializado que a perícia é função privativa do contador.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Controles internos falhos nas empresas podem acarretar determinados prejuízos de ordem econômica ou financeira. Para investigar essas imperfeições, há a necessidade de se realizar uma perícia quando o fato está sendo discutido judicialmente. Desta forma, a necessidade de se realizar uma perícia se manifesta nas imperfeições e inadequações dos controles e atividades da empresa. As irregularidades podem ser classificadas em irregularidades administrativas. Sobre sua subclassificação, analise as seguintes opções:
I- Imperfeições. 
II- Negligências. 
III- Erros. 
IV- Infrações. 
V- Registros efetivos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e V estão corretas.
	 b)
	As opções II, III e V estão corretas.
	 c)
	As opções I, III e V estão corretas.
	 d)
	As opções I, II, III e IV estão corretas.
	10.
	Não se pode confundir perícia com informe. O informe serve à perícia na geração dos documentos que são elaborados para atender às necessidades do juiz. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Informe é utilizado para suprir as necessidades da arbitragem. 
(    ) Perícia é o conhecimento e a experiência das coisas. 
(    ) Função pericial é aquela em que uma pessoa com conhecimento profundo de determinada matéria examina as coisas e os fatos.  
(    ) Função pericial é aquela em que uma pessoa opina sobre as causas, a essência e os efeitos da matéria examinada. 
(    ) Informe e perícia são a mesma coisa.
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando