Buscar

Noções de Direito (CTB09)

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Noções de Direito (CTB09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512513) ( peso.:3,00)
	Prova:
	21455592
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece em seu artigo 5º direitos e garantias fundamentais assegurados aos seus cidadãos brasileiros e também aos estrangeiros residentes no Brasil.  Estão presentes no artigo 5º da Constituição diversos princípios de direitos que fundamentam o nosso Estado democrático, tais como o direito à vida, à liberdade e a igualdade, entre outros. Sobre esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O princípio da igualdade assegura a todos os cidadãos tratamento idêntico perante à lei, sem distinção de qualquer natureza.
(    ) O direito à liberdade é o principal direito previsto na constituição, por ser pré-requisito à existência de todos os outros direitos.
(    ) O direito à vida garante aos cidadãos, além da existência em si, também o direito à uma vida digna.
(    ) Com base no princípio da igualdade, a Constituição garante a todos igualmente o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	Os relativamente incapazes podem praticar atos sem a presença de seu representante legal. Este ato é válido no momento em que é praticado, mas que pode ser anulado através de uma sentença judicial. Desta forma, os relativamente incapazes possuem algum discernimento e podem expressar sua vontade. Para a qualificação dos relativamente incapazes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os relativamente incapazes serão assistidos.
(    ) Os relativamente incapazes serão representados.
(    ) Os relativamente incapazes são os excepcionais sem desenvolvimento mental completo.
(    ) Os relativamente incapazes são os pródigos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	3.
	A Constituição Federal de 1988, atualmente em vigência no Brasil, institui um rol de ações constitucionais voltadas a garantir os direitos fundamentais nela previstos. Além do habeas corpus, habeas data e mandado de segurança, completam o rol de ações constitucionais o mandado de injunção e a ação popular. Sobre estes institutos, analise as afirmativas a seguir:
I- O mandado de injunção é cabível quando o exercício de direitos e liberdades constitucionais seja inviabilizado por uma norma jurídica contrária à Constituição.
II- O mandado de injunção tem como objetivo possibilitar o exercício de um direito previsto na Constituição.
III- Ação popular é o instrumento disponibilizado ao cidadão que esteja no gozo de seus direitos políticos contra ato ou omissão do poder público lesivo ao patrimônio público.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	4.
	Dentre as fontes do Direito, encontra-se a Lei que ocupa lugar de destaque enquanto originadora nas normas jurídicas. Sobre as leis, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As leis são o conjunto de normas jurídicas não escritas emanadas pelo Estado.
	 b)
	As leis podem ser de várias espécies, tais como, complementares, ordinárias e delegadas.
	 c)
	O Código Civil e o Código de Processo Civil são exemplos de leis complementares.
	 d)
	As leis complementares são elaboradas privativamente pelo presidente da república.
	5.
	O Código Civil é um instrumento importante quando se trata das normas que regulam as relações jurídicas entre os particulares. Diante da importância de tal documento, analise as partes que compõem a estrutura do Código Civil, classificando V para as opções verdadeiras e F para as falsas, avaliando as partes que integram a ?parte especial? do Código Civil:
(    ) Direito empresarial.
(    ) Direito das obrigações.
(    ) Direito dos bens reais.
(    ) Direito das sucessões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	Os bens são as coisas materiais ou imateriais que têm valor econômico e que podem servir de objeto a uma relação jurídica. Para que o bem seja objeto de uma relação jurídica é preciso que ele apresente os seguintes caracteres, idoneidade para satisfazer um interesse econômico, gestão econômica autônoma e subordinação jurídica ao seu titular. O Código Civil enumerou as diversas classes de bens, sendo que no seu art. 85 definiu o que são os bens fungíveis. Desta forma, analise as sentenças a seguir:
I- São os bens que podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. Ex.: o dinheiro, ao pegar um valor emprestado, ao devolvê-lo, não é necessário que sejam as mesmas cédulas, e sim o valor correspondente ao empréstimo.
II- São os imóveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
III- São os móveis que não podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
IV- São os imóveis que não podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	7.
	A norma jurídica, enquanto regulamentadora da vida social, é imposta pelo Direito como expressão do poder do Estado. Sobre as relações e as estruturações entre Estado, norma jurídica e Direito, avalie as asserções a seguir:
I- Cabe ao direito revelar à sociedade o padrão de conduta e o modelo de organização social definidos pelo Estado. 
PORQUE
II- A norma jurídica é o instrumento utilizado pelo Direito para regular as relações sociais.
	 a)
	Somente a asserção I é verdadeira.
	 b)
	Somente a asserção II é verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As duas asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	8.
	De acordo com o Direito Civil brasileiro, os bens podem ser classificados de diferentes formas, de acordo com diferentes critérios. Alguns critérios utilizados para classificar os bens baseiam-se em sua possibilidade de substituição por outros, ou ainda nas consequências do seu uso ou do seu fracionamento. Sobre a classificação dos bens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(    ) Os bens podem ser infungíveis ou fungíveis, sendo estes os que não podem ser substituídos e aqueles os que se pode substituir por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
(    ) Uma classificação possível dos bens é aquela que os separa entre consumíveis e inconsumíveis, sendo o critério que os distingue o uso com ou sem a destruição de sua substância.
(    ) Os bens são classificados ainda em divisíveis e indivisíveis, conforme a possibilidade de fracioná-los com ou sem a alteração de sua substância, diminuição considerável do seu valor ou prejuízo do seu uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2006. Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/l10406.htm>. Acesso em: 1 jun. 2018.
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	9.
	As leissão a principal fonte do Direito e dentre elas encontra-se a Constituição, definida como a Lei maior do ordenamento jurídico. A Constituição estabelece a base normativa sobre a qual devem ser erigidas as normas que regulamentam o Estado democrático de Direito. Sobre a Constituição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Constituição é a lei fundamental e suprema de um Estado, responsável por sua estruturação política e definição dos direitos fundamentais.
(    ) A Constituição deve dispor sobre os poderes públicos e seu funcionamento, assim como sobre os direitos, garantias e deveres dos cidadãos.
(    ) A Constituição conterá todo o conjunto normativo do sistema jurídico brasileiro, responsável por regular as relações de Direito Público e Direito Privado. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - F - F.
	 d)
	V - V - F.
	10.
	Segundo Reale (2004), o Direito objetivo constitui, no seu todo, um sistema global que se denomina ordenamento jurídico. Nas palavras do autor, "há um ordenamento jurídico em cada país, formado pelas diversas fontes de direito, sob a proteção do Estado" (p. 190-260). Para ele, o direito subjetivo é a possibilidade de exigir-se, de maneira garantida, aquilo que as normas de direito atribuem a alguém como próprio. Sobre o direito objetivo e o direito subjetivo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. pp. 190; 260
	 a)
	Os direitos ao casamento e à adoção são exemplos de direito objetivo.
	 b)
	O conjunto de permissões dadas aos indivíduos, assim como a possibilidade de exigir, junto ao poder público, a reparação da violação das normas que integram o que se chama Direito subjetivo.
	 c)
	O direito subjetivo tem caráter coativo, obrigando os indivíduos ao cumprimento de suas normas.
	 d)
	As normas de trânsito são um exemplo de direito subjetivo.
	11.
	(ENADE, 2004) A administração pública pratica suas ações através de atos administrativos, que podem ser unilaterais ou bilaterais, através do poder discricionário e vinculado. Contudo, para cuidar da coisa pública, conta com braços importantes para cumprir aquilo que lhe foi determinado na Constituição Federal vigente, permitindo às Autarquias e Entidades Estatais prestar serviços públicos. Essa inovação visa a:
	 a)
	Desconcentrar o poder decisório da União para as Autarquias.
	 b)
	Descentralizar o poder historicamente concentrado na esfera federal.
	 c)
	Fortalecer o poder do governo central.
	 d)
	Transferir para a Entidade Estatal responsabilidades definidas pela esfera federal.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina