Buscar

TEXTO DE FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEXTO DE FILOSOFIA
	ALUNO: SALOMÃO SANTOS
Filosofia e a sua importância 
A Filosofia é a disciplina mais dura que se pode estudar, ela: “... incita o pensamento a duvidar, questionar...”, em um mundo rodeado de dogmas, as palavras “...duvidar, questionar...” são as palavras que mais tiram o sono, amigos, a oportunidade de uma vida “padrão” e são elas que nos da o rótulo de “herege”, mas são essas palavras que nos mostram e nos dão a: realidade, verdade e principalmente a inquietude; ao olhar da maioria das pessoas isso é terrível, porém é um erro pois a verdade é muito melhor do que qualquer coisa que possamos ter ou conquistar. Aprender lidar com a verdade é fundamental para termos uma vida melhor, não tranquila e quieta mas uma vida resolvida; é notório a diferença, basta por uma semana fugir da verdade, logo na outra semana irmos de encontro a verdade e a aceita-la. 
A Filosofia não parte do preconceito( ideia formada antecipadamente que não tem fundamento crítico ou lógico), a filosofia veio como uma forma de pensamento lógico para situações humanas; ela também não tem partido ou lado, é uma disciplina totalmente neutra comprometida somente com a verdade sem nenhum preconceito.
O Filosofo é o oposto do sábio, o sábio é aquele que contém respostas e não se coloca em posição de debate, ao contrário do filósofo que esta totalmente pronto ao debate, pronto para ouvir até chegar a uma verdade; esse é o lado bom, ter a humildade para ouvir e questionar sobre determinado assunto não é para todos, realmente esta se em falta essa atitude nesses dias, dias onde estar do lado de algo é melhor do que o raciocinar.
O ensino da Filosofia nas escolas Brasileira é fundamental para construirmos uma sociedade capaz de lidar com certos tipos de situações sem ser ludibriada, como: a escolha de um determinado político, a escolha de quem queremos para nossa vida, de lidar com os problemas que temos em nosso cotidiano. Porém o Brasil de hoje é o reflexo da falta não apenas dessa disciplina mas também de várias outras, falta de referencia dentro dos lares. O Brasileiro é carente de conhecimento e a grande maioria não são aberto para debate, logo, isso reflete principalmente na situação política, que de 20 anos até os dias atuais, veem ferindo cidadãos. Essa disciplina tem sua importância principalmente nesses dias atuais, pois ela “...incita o pensamento, a duvidar, questionar...”.

Outros materiais