Buscar

nota_ensino_n1

Prévia do material em texto

NOTA DE ENSINO – C3N1 
	Linguagens
	Matemática
	Ciências Humanas
	Ciências Naturais
 
	ensino fundamental II (9º ano)
	ensino médio 
(1ª série)
	ensino médio 
(2ª série)
	ensino médio 
(3ª série)
 
Nome da atividade: Ataque de força bruta
 
Tópicos da BNCC atendidos:
efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários (EF09MA03). 
Temas de Direitos Humanos Digitais:
Segurança Digital: senhas fortes e ameaças na internet.
 
Tempo e tamanho do grupo: 50 minutos. A atividade ocorre em duas partes. A primeira é individual, e a segunda, em grupos de cinco.
	Objetivos
 
	entender como funciona a tecnologia do ataque de força bruta;
explorar o universo das ameaças à segurança digital, como phishing, vírus, etc.;
entender a realidade da capacidade de processamento de dados atuais dos computadores e
explorar as habilidades matemáticas de construção da lógica entre as informações disponibilizadas no enunciado a fim de construir uma equação ou relação matemática para descobrir o que se pede.
	Gerando engajamento
 
Início: ______
 
Fim: ______
 
(tempo sugerido: 10min)
 
	Instruções para a atividade inicial:
Disponibilize o site https://testedesenha.com.br/ na lousa ou no Power Point e peça aos alunos que o acessem.
Peça a eles que testem as suas próprias senhas no site para verificar se estas são consideradas fortes. Podem ser as senhas que eles já utilizam ou alguma inventada na hora.
Como o tema da atividade é centralizado na ideia de senhas fortes, utilize o site https://testedesenha.com.br/ para brincar um pouco com os alunos e com as suas próprias senhas, se for possível na estrutura da escola. Se não for, pule a etapa 2 e inicie a etapa 3.
Peça aos estudantes que levantem as mãos para responder às perguntas a seguir:
Quem acredita que tem senhas fortes na internet?
Quem acredita que tem senhas fracas?
Mostre a lista das 25 senhas mais usadas em todo o mundo segundo relatório da SplashData de 2019 e pergunte se os alunos utilizam senhas semelhantes ou conhecem quem usa. Os dados podem ser acessados no site: https://meiobit.com/415518/senhas-mais-vazadas-2019-splashdata/
Faça a última pergunta, realizando um pequeno debate: “Como vocês acreditam que é possível construir uma senha forte?”
Faça uma introdução ao tema das senhas fortes, deixando claro esse é o assunto da aula e mostrando como isso afeta a vida dos alunos, já que o tempo todo eles cadastram senhas para criação dos seus perfis nos aplicativos e nas redes sociais, por exemplo. 
	Dinâmica
 
Início: ______
 
Fim: ______
 
(tempo sugerido: 40min)
 
	A atividade é composta de duas partes. A primeira é a resolução individual de um problema matemático, e a outra é a verificação dos conceitos usados no enunciado.
Entregue uma folha com o enunciado a seguir ou disponibilize o enunciado no projetor da sala de aula.
 “Em ciência da computação, busca por força bruta ou busca exaustiva, também conhecido como gerar e testar, é uma técnica de solução de problemas trivial, porém muito geral que consiste em enumerar todos os possíveis candidatos da solução e checar cada candidato para saber se ele satisfaz o enunciado do problema. Por exemplo, [...] considere o popular problema das oito damas, no qual é preciso colocar 8 damas em um tabuleiro de xadrez de maneira que nenhuma rainha ataque outra. Uma abordagem por força bruta examinaria todas as possíveis combinações das 8 peças nos 64 quadrados, e, para cada arranjo, checar se alguma rainha está atacando outra. Busca por força bruta é de simples implementação, e sempre vai achar a solução se esta existir.” (Fonte: Wikipedia. Disponível em: https://
pt.wikipedia.org/wiki/Busca_por_for%C3%A7a_bruta)
João, um hacker, é contratado para invadir o dispositivo de uma empresária de muito sucesso no ramo de cosméticos. Ao se deparar com uma senha de oito dígitos que João sabe que é alfanumérica, ele utiliza um supercomputador para testar todas as possíveis combinações, com capacidade de processamento de 1×109 tentativas por segundo. Quanto tempo João levará para conseguir testar todas as combinações possíveis?
Em um primeiro momento, você deve trabalhar a resolução do enunciado. Veja o gabarito a seguir:
Existem 26 letras no alfabeto. Duplique-os para os casos tanto de maiúsculas quanto de minúsculas, e a contagem se estabelece em 26 + 26 = 52.
Em seguida, adicionamos os dígitos numéricos: 52 + 10 = 62
Então, temos 62 caracteres no total.
Para senha de oito caracteres, serão 628 caracteres, o que fará 2.1834011×1014 combinações possíveis. 
De acordo com a capacidade de processamento de 1×109 tentativas por segundo em apenas 22 segundos, todas as 218 trilhões de tentativas serão testadas.
(20min)
2. Segunda parte: 
Após a atividade, neste segundo momento, você deve instigar os alunos a pesquisarem os conceitos por trás da atividade.
Para isso, entregue aos alunos um questionário, que deve ser respondido em 20min como complementação da atividade, em grupos de cinco, e disponibilize acesso à internet, se possível, para que os estudantes pesquisem as respostas. As perguntas devem ser:
Qual a importância das senhas fortes?
Dê cinco dicas para a construção de uma senha forte, que seja quase impossível de ser descoberta.
Pesquise se há computadores com a capacidade de processamento indicada na questão.
Quais são os outros tipos de ameaças à nossa segurança digital a que estamos expostos na internet?
	Momento final
 
Início: ______
 
Fim: ______
 
(tempo sugerido: 10min)
	Use o tempo restante (10min) para fazer uma exposição das respostas, comentando-as e repassando os conceitos estudados por você no curso “Segurança Digital”.
 
Preste atenção ao aplicar a atividade!
Esse tema pode parecer difícil de entender para os alunos, por ser muito diferente do que estamos acostumados a conversar sobre internet. Não entre em detalhes nas explicações e nos comentários, mas deixe clara a importância do tema Segurança Digital ao final da aula.
Materiais necessários para a aplicação da atividade:
Para a segunda dinâmica, tenha em quantidade suficiente para cada aluno:
folhas com o enunciado da questão matemática ou slide com o enunciado para que seja projetado em sala de aula e
folhas com as perguntas que serão respondidas em grupo.
 
Anotações (faça as anotações que julgar necessárias para a aplicação da atividade na sua sala de aula):
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Autoria:
Stephane H. B. Lima
Pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP. Doutoranda em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). 
Tatiane Guimarães
Pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP. Graduada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
	
	1
4
3

Continue navegando