Buscar

avaliação final intrudoção à engenharia

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	
	
	
	Disciplina:
	Introdução à Engenharia (ECP02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) 
	
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A linguagem técnica deve apresentar clareza, objetividade e impessoalidade de modo que qualquer pessoa possa ser capaz de ler e compreender o que está escrito. Portanto, cada palavra deve ser empregada no seu sentido direto, sem dar margens para segundas interpretações. Sobre a linguagem técnica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Frase objetiva: A sala é linda e enorme.
(    ) Frase objetiva: A sala possui 10 metros de comprimento e 5 metros de largura. 
(    ) Frase subjetiva: A sala é grande e espaçosa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - F - F.
	2.
	Segundo Cremasco (2010), existe o conceito de profissional sistêmico, que realiza uma síntese das habilidades que são esperadas em um bom engenheiro, certamente estas habilidades quando desenvolvidas de forma interconectada fazem a diferença no ambiente de trabalho. Sobre as habilidades requeridas para o profissional sistêmico, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: CREMASCO, M. A. Vale a pena estudar engenharia química. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010.
	 a)
	Humana.
	 b)
	Conceitual.
	 c)
	Técnica.
	 d)
	Imprevisível.
	3.
	A medida de 180° equivale a pi radianos. Determine qual valor em radianos corresponde a 1° e também qual valor em graus é correspondente ao valor de 1 radiano (considerando o valor de pi = 3,1415). Após os cálculos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Utilizando a regra de três simples para fazer a transformação de 1° em radianos, o resultado é de 0,01745. 
(    ) Empregando novamente a regra de três, a medida em graus que corresponde ao valor de 1 rad é de 57,29°.
(    ) Aplicando a regra de três simples para fazer o cálculo da transformação de 10° em radianos, o resultado é de 1,745. 
(    ) Utilizando mais uma vez a regra de três, a medida em graus que corresponde ao valor de 10 rad é de 73,21.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-conversao-medidas-angulos.htm#questao-1>. Acesso em: 27 abr. 2020.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	O Sistema Internacional de Unidades (SI) é caracterizado por um conjunto de unidades e regras, que tem a finalidade de executar medidas de forma padronizada, adquirindo uma unidade para cada grandeza física. Vale destacar que grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, podendo esta ser dividida em grandezas escalares e vetoriais. Com relação ao SI, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três tipos de unidades:
	 a)
	Fundamentais, relativas e complementares.
	 b)
	Fundamentais, derivadas e complementares.
	 c)
	Fundamentais, radianos e complementares.
	 d)
	Fundamentais, esteradiano e complementares.
	5.
	Quando um problema de engenharia apresenta diferentes unidades de medida, a conversão é necessária para solucionar a questão. Os elementos de conversão são desenvolvidos por meio de identificações definidas de forma experimental. Sobre a conversão de unidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) 1 ft equivale a 0,3048 m.
(    ) 3 ft equivale a 1,5975 m. 
(    ) 2 m equivale a 6,56168 ft.
(    ) 3 km equivale a 5.633,7 ft.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Existem diversas associações e conselhos de classe que representam os profissionais engenheiros nas várias esferas: municipal, estadual e federal. O sistema CONFEA-CREA, são entidades pertencentes à esfera federal-estadual, respectivamente, que regulam e fiscalizam as atividades profissionais, verificando e valorizando o exercício legal e ético. Sobre as entidades de classe e organizações que representam os profissionais engenheiros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) foi desenvolvido por meio da iniciativa do CDEN (Colégio de Entidades Nacionais). 
(    ) O CONFEA/CREA apresenta 38 entidades nacionais e, além disso, opera como fórum consultivo do CDEN.
(    ) Uma das entidades que compõem o CDEN é a entidade nacional associativa, composta por profissionais do Sistema CONFEA/CREA. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - F - V.
	7.
	Segundo Bazzo (2006, p. 235), "a engenharia de produção é uma habilitação específica associada às engenharias tradicionais. Existem, portanto, cursos de engenharia de produção elétrica, de produção civil, de produção mecânica". Assim, em uma empresa, o engenheiro de produção aplica um conjunto amplo de conhecimentos e habilidades de forma a verificar e solucionar os problemas de forma geral. Sobre as principais competências pessoais do engenheiro de produção, de acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Capacidade de projetar, executar e otimizar sistemas, sem levar em consideração as características das comunidades envolvidas.
(    ) Capacidade de avaliação econômico-financeira de projetos da empresa.
(    ) Capacidade de utilizar ferramentas matemáticas e estatísticas para modelar sistemas de produção, facilitando a tomada de decisões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à Engenharia - conceitos, ferramentas e comportamentos. 4. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	8.
	Os textos técnicos devem sempre ser escritos de forma que a pessoa a quem se destina compreenda com facilidade o objetivo do texto. Para isso, os textos técnicos precisam ser escritos sempre em linguagem clara, objetiva e impessoal, de modo que não gere dúvidas. Com relação à forma de expressão, analise as sentenças a seguir:
I- Quando se fala que o texto deve ser escrito de forma clara, quer dizer que a pessoa que vai ler deve compreender de forma rápida e precisa a mensagem que está sendo transmitida.
II- Com relação à objetividade, sempre devemos nos expressar de forma objetiva, sem complicar as frases, pois isso pode dificultar o entendimento da mensagem final.
III- A impessoalidade diz respeito à forma como devemos nos comportar quando escrevemos um relatório ou quando falamos, sempre deixando claro quem fez o trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	A criatividade é uma das características mais requeridas na descrição de um engenheiro, pois esta é uma qualidade essencial para o desenvolvimento de atividades de engenharia. A criatividade pode ser criada e aplicada com o intuito de obter um nível em que estaremos aptos a utilizá-la nos períodos que precisamos dela. Sobre os fatores que influenciam a criatividade, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Conhecimento.
	 b)
	Aptidão.
	 c)
	Dedicação.
	 d)
	Pessimismo.
	10.
	Quando os profissionais projetam e executam serviços, eles ficam sujeitos à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Este registro é fundamental para o cliente, pois formaliza a participação efetiva do profissional e garante serviços de melhor qualidade e, além disso, servecomo instrumento para defesa do consumidor. Sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ART é um mecanismo de registro das atividades técnicas solicitadas apenas por meio de contratos escritos.
(    ) A ART é um documento composto por formulário padrão que deve ser preenchido no sistema CREANet Profissional.
(    ) As ARTs não necessitam de procedimentos diferenciados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - F.
	11.
	(ENADE, 2017) Equipamento de proteção individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual que se destina a proteger o trabalhador de possíveis riscos que ameaçam sua saúde e segurança no trabalho. Com relação aos equipamentos de proteção individual (EPI), avalie as afirmações a seguir:
I- O EPI não previne a ocorrência de acidentes de trabalho, apenas evita ou atenua a gravidade das lesões.
II- O EPI só poderá ser posto à venda com a indicação do certificado de aprovação, expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
III- O certificado de aprovação do EPI indica que ele foi submetido a testes laboratoriais que comprovaram a satisfação de requisitos e de características para as quais se destina.
IV- É dever dos empregados adquirir EPI com certificado de aprovação, assim como guardar e conservar os equipamentos.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: Disponível em: <http://www.blog.inbep.com.br>. Acesso em: 28 jul. 2017.
	 a)
	I, II e III.
	 b)
	III e IV.
	 c)
	II e IV.
	 d)
	I e IV.
	12.
	(ENADE, 2014) Projetos de produtos/serviços são, muitas vezes, realizados separadamente do projeto dos processos. Os gerentes de operação e sua equipe não são envolvidos nas atividades relativas desde o conceito de produto/serviço até a sua produção. São combinados ao projeto dos processos, aumentando sua vantagem competitiva. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções: 
I- As empresas que adotam o projeto interativo para lançamento de novos produtos/serviços têm os custos de desenvolvimento minimizados.
II- Quando as empresas utilizam o método de projeto interativo, o desenvolvimento do trabalho tem um tendência a ter um resultado positivo com relação às metas estabelecidas.
III- Com o projeto interativo para lançamento de novos produtos/ serviços, o tempo até o lançamento do produto/serviço será reduzido, gerando menores custos com projetistas , fornecedores e técnicos especializados.
IV- Através da aplicação da metodologia de projeto interativo para lançamento de novos produtos/ serviços, o tempo até o lançamento do produto/serviço tende a ser aumentado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2014/42_tecnologia_gestao_producao_industrial.pdf>. Acesso em: 8 fev. 2017.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
Prova finalizada com 9 acertos e 3 questões erradas.
Parte inferior do formulário
Pressione o

Continue navegando

Outros materiais