Buscar

TEMPERATURA, SATURACAO E PRESSÃO ARTERIAL

Prévia do material em texto

Sinais Vitais (1ª parte): Temperatura, Saturação e Pressão Arterial.
A. Como se realiza a verificação de cada sinal vital?
Temperatura: Pode ser verificada com o auxílio do termômetro de diversos modelos e tipos (plástico ou vidro, de mercúrio, digital ou eletrônico. Sendo possível medir a temperatura em vários locais do corpo:
Oral: coloca-se o termômetro sob a língua e, com os lábios, mantém-se o termômetro fixo, que deve ser mantido nessa posição durante três minutos.
Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal. Esse é recomendado para bebês, pois não são capazes de segurar o termômetro na boca de forma segura.
Axilar: é o método mais utilizado. Coloque o termômetro sob a axila, com o braço pressionado contra o corpo, durante cinco minutos antes da leitura.
Testa ou Ouvido: é o método utilizado para medir a temperatura à distância, posicionando o infravermelho na direção da testa ou ouvidos.
Saturação: Pode ser verificada usando um pequeno dispositivo chamado oxímetro, o oxímetro tem um sensor de luz que capta a quantidade de oxigênio que passa no sangue por baixo do local onde está a ser feito o exame e, em poucos segundos, indica o valor. Estes sensores fazem medidas imediatas e regulares, e são desenvolvidos para uso nos dedos da mão, do pé ou orelha, o nível de oxigênio mensurado é chamado de nível de saturação de oxigênio.
Pressão Arterial: Para ser verificada podemos utilizar o esfigmomanômetro ou monitor digital.
Esfigmomanômetro: Utilizado por profissionais da saúde aptos, é orientado ao paciente que se posicione corretamente, coloque a braçadeira, logo após devem ser realizados os seguintes passos:
· Encontre a pulsação na região do cotovelo, que deve estar levemente flexionado com a palma da mão virada para cima assim que sentir, coloque o estetoscópio em cima;
· A válvula do esfigmomanômetro deve estar fechada e o estetoscópio já deve estar no ouvido de quem verificará a medida;
· Encha a braçadeira até que o ponteiro chegue a 180 mmHg nesse momento, abra a válvula lentamente;
· Enquanto isso, preste atenção no som que chega ao estetoscópio e no ponteiro do medidor: a batida mais forte (normalmente a primeira) é a pressão máxima e a última batida é a mínima.
Monitor de pressão: Podendo ser utilizado no dia a dia para monitorar a pressão arterial, devem ser realizados os seguintes passos:
· Descansar no mínimo cinco a dez minutos antes de realizar a medição;
· Fazer a medição sentado, de preferência no braço esquerdo. Com os pés encostados no piso e as costas na cadeira, ajustando a braçadeira confortavelmente;
· Durante a medição, recomenda-se estar com as pernas descruzadas, não falar, não movimentar o medidor, pois isto pode influenciar no resultado;
· A parte superior do medidor de pressão deve estar aproximadamente um centímetro abaixo da palma da mão (modelo de pulso), colocar o cotovelo sobre a mesa;
· Utilizar o estojo, que vem normalmente junto dos medidores, como apoio para o braço na hora da medição ajuda para que a braçadeira esteja na mesma altura do coração;
· Ter em mente que a pressão arterial varia naturalmente de tempos em tempos e também é afetada por diversos fatores, como cigarro, consumo de álcool, uso de medicamentos e atividades físicas;
B. De que forma este sinal vital pesquisado afeta o organismo de cada pessoa, dentro de uma visão fisiológica do corpo humano?
Temperatura: Pode afetar o organismo causando à hipertermia (está associada a perda da capacidade de controlar a temperatura corporal, resultando em um aumento descontrolado da temperatura do organismo) ou hipotermia (está associada a perda de calor corporal, causando uma redução da temperatura média do organismo).
Saturação: Pode afetar o organismo quando se encontra a baixo do normal, causando a hipóxia (é a ausência de oxigênio suficiente nos tecidos para manter as funções corporais).
Pressão Arterial: Pode afetar o organismo através da hipertensão ou hipotensão:
Hipertensão: conhecida como pressão alta, trata-se de uma doença de carácter crônico e degenerativo, que se caracteriza pelos altos níveis de pressão sanguínea as artérias. Pode ser associada por alguns fatores de risco: genética, obesidade, tabagismo, estrese e alcoolismo.
Hipotensão: conhecida como pressão baixa, consiste na queda abrupta da pressão arterial. Podendo ser causada por diversas condições: levantar muito rápido, calor intenso, gravidez, problemas hormonais, medicamentos, dor, desidratação, falta de vitamina B2, infecções generalizadas, hipoglicemia, hemorragia, entre outras causas.
C. Que patologias importantes a alteração deste sinal vital pesquisado causará ao organismo humano?
D. Quais os parâmetros normais para cada faixa etária?
Temperatura: Os níveis normais de temperatura corporal podem variar de 36,0 a 37,5 graus Celsius, com média de 36,5°C.
Saturação: O nível normal de saturação é de 95% a 99%, podendo variar em cada indivíduo.
Níveis de saturação / altitude:
	METROS
	0 - 95
	3000
	4000
	5000
	6000
	SATURAÇÃO
	100%
	88 – 93 %
	83 – 88 %
	75 – 80 %
	70 – 75 %
Pressão Arterial: 
Níveis de pressão e suas faixas etárias:
	IDADE
	PRESSÃO (mmHG)
	Crianças
	105 / 65
	Adultos médio
	120 / 80
	Idosos
	140 / 90

Continue navegando