Buscar

Movimentos Sociais - Avalição final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Movimentos Sociais (SES)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( peso.:4,00)
	
	
	
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Quando falamos em movimentos sociais, vamos lembrar que existem inúmeros movimentos sociais, seja em torno da questão urbana e que atuam especialmente na questão da moradia, contra a violência urbana (nas áreas periféricas e em zonas de favelas), na prestação de serviços públicos (educação, saúde e transporte público); movimentos em torno do meio ambiente em defesa de recursos naturais; movimentos identitários e culturais: gênero (mulheres e homoafetivos), étnico-raciais (afrodescendentes e indígenas) e gerações (jovens e idosos); entre outros diversos. Refletindo sobre a quantidade de movimentos, descreva sobre importância da existência dos mesmos na sociedade brasileira.
	Resposta Esperada:
Os movimentos sociais lutam por políticas sociais diversas, políticas necessárias para o bem comum coletivo que priorizam a igualdade social, a justiça social e a democracia. 
Como uma expressão de ações coletivas, de setores da sociedade ou organizações sociais, os movimentos sociais procuram defender ou promover, certos objetivos ou interesses, de transformação, de mudança com relação à ordem e às regras estabelecidas ou valores ideológicos e políticos na sociedade.
Algumas características dos movimentos sociais estão nos âmbitos da igualdade e liberdade social, garantia de direitos ou reconhecimento, inclusão social, participação, respeito, entre outros itens que dizem respeito à democracia e à justiça social.
	2.
	A Constituição de 1988 apresentou grandes avanços com relação aos direitos sociais, instituiu a democracia participativa e abriu a possibilidade de criação de mecanismos de controle social, como, por exemplo, os conselhos de direitos, de políticas e de gestão de políticas sociais específicas. Os conselhos como mecanismos de participação e de legitimidade social iniciam-se no Brasil, como fruto da organização e das lutas sociais. Dentre os tipos básicos de conselhos criados ao longo desse período, alguns aparecem na cena política a partir da iniciativa popular a exemplo dos conselhos comunitários, e outros foram criados por exigências constitucionais e legais, como os conselhos de políticas públicas e os de direitos. Conselhos de Direitos são órgãos colegiados, permanentes, paritários e deliberativos que formulam, supervisionam, avaliam, controlam e propõem políticas públicas. Por meio desses conselhos, a comunidade (com seus representantes) participa da gestão pública. Disserte sobre Conselhos de Direitos e o Controle Social na Saúde.
	Resposta Esperada:
Podemos destacar como característica fundamental dos conselhos o seu poder de controle sobre as ações públicas, ou seja, dos planos e dos orçamentos para realizá-los. Quando somamos as Conferências, as audiências públicas, a ação popular e a ação civil pública temos o chamado controle social, mas é preciso saber que as ações públicas também estão sujeitas ao chamado controle institucional. O controle institucional é formado por instituições internas e externas. As internas são as ouvidorias e os setores de controle interno; as externas são os Tribunais de Contas. A partir de então, a atuação da sociedade no sistema de saúde ganhou uma nova dimensão. A participação social foi ampliada, democratizada e passou a ser qualificada por ?controle social?. Controle da sociedade sobre a política de saúde. Com isso, a lógica tradicional do controle social exercido exclusivamente pelos governos era invertida. A sociedade começou, efetivamente, a participar da gestão do sistema de saúde. A população, por meio dos Conselhos de Saúde, passou a exercer o controle social, participando do planejamento das políticas públicas, fiscalizando as ações do governo, verificando o cumprimento das leis relacionadas ao SUS e analisando as aplicações financeiras realizadas pelo município ou pelo estado no gerenciamento da saúde.
Parte inferior do formulário

Continue navegando